Olá Pessoal,
Hoje vocês saberão um pouquinho sobre esta profissão tão importante para o setor aéreo, Agente de Aeroporto – Objetivo e Perfil.
Um Agente de Aeroporto, tem como objetivo geral proporcionar a atuação dos egressos nas companhias aéreas e de serviços de apoio às aeronaves em solo, estando estes, capazes de realizar os procedimentos de embarque e desembarque de passageiros em voos nacionais e internacionais, atendendo-os com rapidez, segurança e cordialidade, observando as normas de segurança e legislação vigentes e procedimentos específicos das companhias aéreas.
O profissional precisa compreender a dinâmica aeroportuária, bem como utilizar-se dos fundamentos da qualidade para aplicar no ambiente de trabalho.
Conhecer e aplicar os normativos de Segurança do Trabalho é muito importante.
Um Agente de Aeroporto deve estar qualificado para atuar nas atividades relativas à área para que possa desempenhar, com autonomia todo o seu papel perante as pessoas.
Dessa forma, todo Agente de Aeroporto deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite:
• atuar observando as normas estabelecidas pelos órgãos de segurança de voo e de procedimentos específicos das companhias aéreas;
• prezar pela excelência no atendimento aos clientes;
• desenvolver a pró atividade e capacidade de resolução de situações conflituosas;
• desempenhar as atividades de check-in, embarque e desembarque de passageiros, serviços de atendimento especial, busca de bagagem extraviada, reservas, informações e vendas de passagens aéreas nacionais e internacionais, entre outras áreas.
Devem estar aptos a adotar atitude ética no trabalho e no convívio social, compreendendo os processos de socialização humana em âmbito coletivo e percebendo-se como agente social que intervém na realidade.
Fundamental, saber trabalhar em equipe e ter iniciativa, criatividade e responsabilidade.
Se você quer aprender e dedicar-se a essa profissão tão importante em todos os aeroportos do mundo, deixe seus comentários e até amanhã!
Dicas de Inglês Aerotécnico – Vocabulário
BlowDown Turbine – Turbina afixada a um motor alternativo e que recebe gases de escapamento de cada cilindro, utilizando a energia cinética nesses gases.
Blower – Fundidor de estanho; tubo de ferro de soprar; ventoinha; ventilador; fole; soprador; insuflador; um mecanismo semelhante a um supercompressor do tipo centrífugo interno, de baixa capaciadade de saída e usado principalmente em motores do tipo radial, mais para contornar dificuldades na distribuição de cargas do que para aumentar o volume de ar ou densidade de carga, como no caso da supercarga para aumentar a potência; compressor.
BlowOut – Extinção de chama (do reator), estouro, sopro, sopro explosivo; extinção de chama do motor a jato; extinção de chama causada pela excessiva velocidade do ar; o mesmo que FLAMEOUT.