Wings Escola de Aviação

Comissária(o) de Voo Curiosidades

Olá, hoje falamos da sonhada profissão de Comissária(o) de Voo e algumas curiosidades, pelos olhos de quem já foi comissário e chefe de cabine nacional e internacional.

A profissão de Comissária(o) de Voo, surgiu em 1930 por reivindicação de uma mulher, Ellen Church, pois apaixonada por aviação e não poder pilotar uma aeronave por ser mulher, a enfermeira sugeriu à Boeing Air Transport que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros durante o voo. A ideia fez muito sucesso, pois as mulheres a bordo passavam segurança aos passageiros, já que a mulher era considerada uma figura de fragilidade, e tendo mulheres trabalhando a bordo passava a ideia aos viajantes de que o avião não era tão perigoso quanto pensavam.


Você sabia?
Nas companhias aéreas, à pesar da tripulação ser considerada como equipe única, temos a divisão de Tripulação Técnica (Comandante e Co-piloto) e Tripulação Comercial (Comissários de Voo). A autoridade maior é o Comandante porém dentro da tripulação comercial existe o(a) Chefe de Cabine, o tripulante mais antigo e experiente que possui atribuições de gestão de cabine e responde por todos.

Saiba também, que os Comissários de Voo fazem muito mais do que atendimento ao cliente. São Agentes de Segurança de Voo, e são os responsáveis, por exemplo, por identificar pessoas com comportamento suspeito, garantir a fluidez do embarque e desembarque de passageiros, tanto em situações normais, quanto em caso de acidente ou incidentes aeronáuticos. Eles seguem uma hierarquia de comando rigorosa, são disciplinados e educados, verdadeiros diplomatas do céu. É uma profissão linda e exige muito comprometimento.


E mais…

Comissárias(os) são muito bem treinados para agir em situações que exigem etiqueta mas também em caso de emergência. Todos recebem durante meses vários tipos de treinamentos práticos em Primeiros Socorros, Sobrevivência na selva e no mar, Gerenciamento de Crise, Combate ao Fogo, Conduta em caso de Sequestro e ainda possuem Nível de inglês avançado ou fluente. De fato, a exigência legal do Comissário de voo à bordo de uma aeronave é restrita à segurança de voo, regulamentada pela ANAC e órgãos internacionais.

A importância da Tripulação Comercial é tamanha, que uma aeronave é proibida de decolar de qualquer aeroporto, se a equipe de comissários não estiver toda à bordo, afinal, em caso de emergência só eles sabem realmente o que fazer.
As aeronaves inclusive já saem da fábrica com um laudo que especifica a quantidade mínima de comissários exigida para evacuar uma aeronave independente do tamanho dela, em menos de 90 segundos. Normalmente o cálculo é de um comissário por porta da aeronave, em média.

                                                                    Combate ao Fogo

Sobrevivência na Selva

Sobrevivência no Mar

Evacuação/Mock-up

Teste de Evacuação do A380 – Evacuar 873 pessoas em 90 segundos, incrível!

Sem a equipe de Comissárias(os) de Voo seria possível?


Aeromoça… será que está certo!?
A denominação deste profissional, no entanto, varia com o idioma local, a cultura, etc. O fato é que o termo utilizado logo no começo era Aeromoça, no Brasil, pois, como falamos, no início eram apenas mulheres e ainda eram aos olhos da sociedade da época o “sexo frágil”.
Históricamente esta denominação não é mais utilizada desde a década de 1970 e o mais importante, um número enorme de mulheres se sentem ofendidas pela conotação machista que a designação de cargo carrega por ela mesma.

Ainda temos o seguinte ponto, …e os homens? Muitos homens seguem esta profissão, assim como eu, que fui Comissário durante quatro anos e conheci minha esposa voando. Sendo assim, para “equilibrar” esta questão, as próprias companhias aereas não utilizam a denominação “Aeromoça” em seus crachás de identificação como dito, desde 1970. Quando você for contratada(o) não será chamada por nenhum colega de Aeromoça, não vai ouvir equipe de aeromoças e muito menos de “Aeromoço”!
Então vamos convencionar, assim como, as empresas que um dia vão contratar VOCÊ, futura(o) Comissária(o) de Voo.

Denominações da Tripulação por Hierarquia de comando, no Brasil.
Abaixo você verá um exemplo, pois isso também muda de acordo com o padrão adotado pela empresa aérea, exceto o “tempo de casa” que é sagrado, e é decisivo em situações variadas como, quem embarca e quem espera o próximo voo, mesmo em seus dias de folga e sem uniforme, a prioridade de embarque para passear com a família, ou ir para casa é sempre do tripulante mais antigo da empresa.

COMTE ……………………………………………………………………………………………………………………………………….. Comandante
Primeiro Oficial ………………………………………………………………………………………………………………………………… Co-Piloto
Chefe de Cabine ………………………………………………………………………………………………… 1ª Comissária(o) mais antiga(o)
Auxiliar 1 …………………………………………………………………………………………………………. 2ª Comissária(o) mais antiga(o)
Auxiliar 2 ………………………………………………………………………………………………………… 3ª Comissária(o) mais antiga(o)
Auxiliar 3 ………………………………………………………………………………………………………… 4ª Comissária(o) mais antiga(o)

Curtiu? Então comente, adoraria conversar mais sobre este tema com você e esclarecer todas as suas dúvidas.


Dicas de Inglês Aerotécnico e algumas coisinhas mais…

Gyrodyne – Giródino; Tipo intermediário ou combinação de aeronave rotativa, na qual parte da potência é dirigida à uma hélice para propulsão, como no auto-giro e parte para o rotor, como em um helicóptero.

Half – Roll – Meio Tonneau; Manobra de treinamento e acrobacia, consistindo de meio rolamento (rotação de 180º) de uma aeronave em torno de seu eixo longitudinal. Tanto pode ser iniciado à partir de voo nivelado para uma posição invertida como de um voo de dorso para posição nivelada.

Halo – Halo; Nome genérico para um grande grupo de fenômenos óticos, causados pela presença de cristais de gelo na atmosfera. O mais comum desses fenômenos é o halo de 22º, envolvendo o sol ou a lua. O Halo de 46º e o Halo de 90º ou halos de Hevelius também envolvem aqueles astros. Outras formas de Halo são os arcos tangentes, parélio, círculo parélio, etc.

Deixe seus comentários e até amanhã!