Wings Escola de Aviação

Como Está a Aviação Comercial Atualmente?

Olá, hoje veremos como está a aviação comercial atualmente.

Vamos lá?

Nos últimos anos, por conta de conjunturas internas e externas o transporte aéreo no Brasil sofreu grandes perdas e inversões de papéis entre as empresas do setor. No início dos anos 90, o mercado era dominado pela Varig, como a empresa-símbolo da aviação nacional. Ainda atuavam Vasp e Transbrasil como empresas de importância tanto no mercado doméstico quanto internacional.

Entretanto,nos últimos anos, a LATAM (anteriormente TAM), antes um táxi aéreo sediado em Marília, São Paulo, ganhou súbita importância na ligação Rio-São Paulo, especialmente pelo emprego de aeronaves a jato (Fokker 100) nessa rota, antes servida apenas pelos Lockheed Electra. Somado a isso surgiu pela primeira vez no país o conceito de empresa Low Fare com a Gol, que empregando aeronaves mais modernas que a média das outras empresas, alcança hoje seu posto como segunda empresa do país. Outras empresas que surgiram recentemente e seguem um conceito similar são a BRA (falida), a Azul e a WebJet (comprada pela Gol).

Vasp e Transbrasil tiveram o triste fim da falência no início do século XXI. A Varig, ainda que ostente a importância simbólica de principal empresa aérea nas linhas internacionais, vem perdendo linhas e aeronaves em leasing, e encontra-se em situação financeira extremamente delicada. Atualmente, a LATAM é principal empresa do mercado doméstico. No âmbito das linhas nacionais, especialmente nas ligações entre as capitais, as operações são feitas majoritariamente pela Latam, pela Gol, pela Azul e pela Avianca Brasil.

 Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão, o segundo aeroporto internacional mais movimentado do Brasil.

A aviação brasileira cresceu muito nos últimos anos. Com o surgimento de novas companhias aéreas e a modernização das já existentes, foi possível aumentar o número de assentos disponíveis na malha aérea. A Gol lidera o ranking das empresas de baixo custo, podendo assim, repassar tarifas atraentes a todos os brasileiros. Com a competição entre as companhias foi possível melhorar o serviço e reduzir tarifas.

Grandes companhias internacionais também operam no Brasil: American Airlines, United Airlines, Delta Air Lines, British Airways, Air France, Lufthansa, TAP Portugal, Iberia, Alitalia, Swiss, Emirates, Etihad Airways, Qatar Airways, Aerolíneas Argentinas, Copa Airlines, Aeroméxico, Japan Airlines Korean Air, Air China, South African Airways, Air Canada, entre outras.

A partir da II Guerra Mundial a aviação comercial assistiu a um grande desenvolvimento, transformando o avião num dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto mundial.

O transporte aéreo foi o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo, ao percorrer rapidamente distâncias longas. Rápido, cômodo e seguro o avião suplantou outros meios de transporte de passageiros a médias a longas distâncias.

Este meio de transporte implica construção de estruturas muito especiais. Os aeroportos requerem enormes espaços e complicadas instalações de saída e entrada dos voos. Por outro lado, os custos e a manutenção de cada avião são bastante elevados. Tudo isto contribui para encarecer este meio de transporte.

FONTE: Wikipedia


Dicas de Inglês Aerotécnico – Vocabulário

Climb Indicator – Indicador de subida; instrumento (barômetro) de pressão sensível diferencial, que indica a subida ou descida do avião em pés ou metros por minuto. Consiste de um diafragma operado por pressão barométrica, em que um dos lados é diretamente exposto ao ar por somente uma pequena abertura; quando o avião muda de altitude, provoca um diferencial de pressão mo diafragma, e o movimento resultante é calibrado para a razão de subida ou descida; variômetro; indicador de razão de subida e descida.

Climbing Turn – Manobra de voo que consiste em se fazer uma curva enquanto o avião está subindo; cura ascendente.

Closed Runway – Pista desativada; uma pista que não é mais utilizada para operações de aeronaves. A desativação de uma pista só pode ser determinada pelo administrador de aeródromo ou pela autoridade militar competente.