COMUNICAÇÃO E SEUS EQUIPAMENTOS
COMUNICAÇÃO
A comunicação contribui de maneira decisiva para se atuar de forma adequada numa situação de emergência. A comunicação com a cabine de comando deve ser constante, bem como, sempre que possível, manter os passageiros sempre bem informados.
COMUNICAÇÃO INTER-TRIPULAÇÃO
É função do Chefe de Equipe obter junto a cabine de comando informações sobre o andamento do voo.
Sempre que houver necessidade de informar a equipe sobre alguma ocorrência ou anormalidade, o Chefe de Equipe a comunicará a todos os Comissários ou aos Supervisores de Cabine, e estes por sua vez aos demais Comissários. O atendimento à cabine de comando poderá ser feito através do interfone ou pessoalmente. Este atendimento deve ser imediato, permanecendo-se na cabine de comando o mínimo de tempo necessário.
COMUNICAÇÃO TRIPULAÇÃO/PASSAGEIROS
Quando for necessário algum comunicado aos passageiros, o Comissário deve:
-
Fazer uso do P.A. (passenger address), ou na falha do sistema, utilizar o megafone;
-
Identificar-se ao falar;
-
Fazer o anúncio em voz clara e compassadamente.
Todas as recomendações acima devem ser seguidas com rigor, pois o anúncio de bordo reflete, aos olhos do passageiro, o estado emocional; não só de quem faz, mas de toda a tripulação da aeronave. É através dele que são transmitidas, dentre outras informações, os procedimentos de segurança.
Imagens por vezes falam mais do que palavras. Portanto, independentemente da situação, é de vital importância não deixar transparecer preocupação, para que os passageiros não tirem conclusões errôneas sobre o que está acontecendo. É importante informar ao passageiro quaisquer mudanças que ocorram (atraso, turbulência, suspensão de serviço de bordo, mudança de itinerário, etc.)
Deve-se lembrar que uma satisfação ao passageiro virá acalmá-lo, evitando tumultos e possível clima de apreensão Uma comunicação ao passageiro, sempre que for feita, deverá ter o objetivo de orientá-lo, esclarecendo de maneira calma, pausada e acima de tudo profissional, o que estiver acontecendo.
O Comissário deverá estar atento tanto as chamadas de tripulantes, como as de passageiros, É importante atendê-las de imediato, pois apesar de não ser o mais frequente, naquele momento o passageiro poderá necessitar de atendimento de urgência (passando mal), ou ter detectado fumaça, fogo, ou, ainda, por qualquer outra situação. Um passageiro satisfeito passa a ser um componente a mais, que poderá vir a auxiliar o grupo de Comissários numa eventual situação de emergência. As chamadas provenientes dos toaletes servem como alerta aos Comissários caso algum usuário necessite de atendimento, por razões diversas. Se a porta do toalete estiver trancada, deve-se questionar o ocupante sobre o que está acontecendo. Caso não haja resposta, o Comissário deverá abrir a porta pelo lado externo.
EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÃO
Passenger Address (P.A.) – Normalmente utilizado para os Anúncios de Bordo (Speech). Deverá ser utilizado em casos de emergência para a comunicação aos passageiros, ou o preparo da cabine para pousos de emergência, desde que não falte corrente elétrica. É constituído de microfones localizados na cabine de comando, um em cada estação de Comissários, e alto-falantes distribuído por toda a cabine de passageiros e toaletes. Os microfones geralmente são do tipo “aperte para falar” (push to talk), sendo que os microfones dos Comissários sobrepõem o sistema de música e o da cabine de comando sobrepõe o do Comissário. Existe um sistema de comunicação interna entre os tripulantes, constituído por interfones, onde igualmente devemos apertar um botão que existe no corpo do mesmo para falar ou ouvir.
Em caso de falha no sistema P.A., contamos a bordo com megafones, que deverão ainda ser usados, para organizar trabalhos, para comunicação e orientação em pouso na selva, para comunicação entre um bote e outro em pouso no mar, e para alertar a posição de um grupo durante caminhada. Geralmente estão colocados próximos as saídas de emergência, e funcionam a pilha.
CHAMADA DE COMISSÁRIO PARA COMISSÁRIO
Uma chamada de Comissário para Comissário é feita apertando-se o switch “ATTENDANT” em qualquer painel de Comissários. Acenderá no teto dianteiro e traseiro uma luz rosa e se ouvirão dois toques de campainha através do P.A., As lâmpadas permanecem acesas até que o switch “RESET” seja pressionado em qualquer dos painéis de Comissários. Estes podem conversar entre si pelo interfone, pressionando o switch “aperte para falar”.
SISTEMA DE CHAMADA DOS PASSAGEIROS
Um switch de chamada de Comissários está localizado em cada P.S.U (passenger service unit). Para chamar o Comissário, o passageiro aperta o switch de chamada, deste modo, a lâmpada azul no teto dianteiro ou traseiro que estiver mais próxima da chamada acenderá junto com o toque de uma campainha no sistema P.A. As chamadas são canceladas apertando-se o switch do P.S.U. de onde se originou a chamada.
SISTEMA DE CHAMADA DOS LAVATÓRIOS
Uma chamada de passageiro proveniente do lavatório acenderá uma luz âmbar no rebaixamento do teto mais próximo lavatório. Um toque de campainha será ouvido. A luz permanecerá acesa até que seja resetada no lavatório de onde se originou a chamada.
No final de todos os nossos post você também aprende e enriquece seu Vocabulário de Inglês diário e Aeronáutico! Aproveite também nossas dicas!
DICAS de Inglês:
Prepositions of Time
Há três preposições de tempo bastante usadas na Língua Inglesa: IN, ON e AT
- IN = usa-se quando nos referimos a ANO e MÊS. Ex: in 1999; in January
- ON = usa-se quando nos referimos a dias da semana e datas. Ex: on Monday; on Sunday; on April 3; on August 23
- AT = Usa-se quando nos referimos a hora. Ex: at 3:00P.M; at 9:00 o´clock
LOOK!
- In the mornig
- in the afternoon
- in the evening
- at night
OBS: estas mesmas preposiçõe (IN, ON, AT) também são usadas como preposições de espaço. EX: at home (em casa), In São Paulo (em São Paulo), on the street (na rua).
* Vocabulary
- a ham sandwich = um sanduíche de presunto
- a cup of coffee = uma xícara de café
- a cup of tea = uma xícara de chá
- an orange juice = um suco de laranja
* Inglês Aerotécnico
Cycle Efficciency – Eficiência de ciclo; relação entre a quantidade de trabalho útil obtida do ciclo verdadeiro do motor de turbina a gás e a quantidade de trabalho que seria obtida do mesmo ciclo ideal.
Cycle Weld – Processo de unir metais, plásticos, borracha vulcanizada, madeira, vidro, etc. Há materiais semelhantes ou diferentes, por meio de cimentos especiais, próprios para os diversos tipos de materiais empregados.
Cyclogiro – Helicoplano; tipo de rotoplano, cuja sustentação no ar, é normalmente derivada de aerofólios mecanicamente girados em torno de um eixo perpendicular ao plano de simetria da aeronave
Faça parte da nossa turma: https://wingsescola.com.br/
Esteja preparado! https://wingsescola.com.br/pre-selecao/
https://wingsescola.com.br/coaching-em-grupo/
https://wingsescola.com.br/curso-preparatorio/
Venha nos conhecer! https://wingsescola.com.br/wings-escola-de-aviacao/
Deixe seus comentários e até a próxima!