• Curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica

Mecânico de Manutenção Aeronáutica (Wings Sorocaba)

O curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica – MMA, também conhecido como Mecânico de Aeronaves, forma Mecânicos para a aviação civil, e tem como objetivo capacitar profissionais para realizar todos os processos de manutenção preventiva e corretiva em aeronaves de pequeno e grande portes, aviões e helicópteros. O curso também prepara você para atuar em qualquer empresa do ramo.

Aqui você vai encontrar tudo o que precisa para ser bem sucedido na profissão. Oficinas para aulas práticas, professores com nível superior, empresas parceiras e muito mais. Embarque conosco e faça parte deste seleto grupo apaixonado pelo que faz e altamente preparado!

Sobre o curso

A cidade de Sorocaba se destaca como um polo referencial em Manutenção Aeronáutica na América Latina. Neste polo aeronáutico de Sorocaba, estão centros de serviços de grandes companhias da aviação mundial, como Embraer, Pratt&Witney, Bombardier e Dassault-Breguet. Temos diversos alunos já atuando neste mercado de trabalho.

O curso é dividido em módulos de especializações, porém antes de iniciar uma especialização, o aluno iniciará pelo módulo Básico (BAS) e após concluí-lo com aprovação, seguirá por uma das três especializações de acordo a escolha em seu contrato, sendo elas: Grupo Motopropulsor (GMP), Célula (CEL) ou Aviônicos (AVI), veja em detalhes abaixo o que são cada um destes módulos e o que você vai estudar.

São mais de vinte anos de tradição na formação de mecânicos de aeronaves (mecânico de avião / mecânico de helicóptero) na Wings e ainda existe muito espaço na área, pois faltam profissionais no mercado. O salário do mecânico de aeronaves é o mais alto dentro da área técnica segundo pesquisa recente, mais alto que os tradicionais mecatrônica, química e mecânica industrial entre outros.

A performance do mecânico influencia significativamente na qualidade do transporte aéreo, considerado o mais seguro do mundo. Apesar de se concentrar em empresas de transporte regular de passageiros (40% dos profissionais estão empregados nelas), a atividade também é marcante em empresas de manutenção e reparação de aeronaves e nos setores de apoio à agricultura, transporte de carga, indústria e comércio de peças e acessórios. Por ser uma formação relativamente rápida, a ascensão profissional pode acontecer bem cedo, por volta dos 30 anos, e abrir caminho para trajetórias de sucesso e valorização dentro e fora do Brasil.

Conforme apuração do mais recente Anuário da Aviação Civil, a profissão é a terceira que mais emprega no setor, ficando atrás apenas de Agentes de Aeroporto e Comissários de Voo. O piso salarial é de R$3,3 mil, mas muitas empresas aumentam os salários para reter bons profissionais.

Módulo Básico (BAS)

Esse é o princípio do curso de Mecânico de Aeronaves, esse módulo é destinado aos alunos que ainda não o cursaram com aprovação. Para os alunos já aprovados no Básico, estes poderão ingressar direto em uma das três especializações explicadas adiante.

Motores, sistemas elétricos, hidráulicos, engrenagens e avançados componentes tecnológicos fazem parte da rotina de um mecânico de aeronaves, profissional habilitado para atuar em companhias aéreas e empresas ou corporações que operem no ramo da aeronáutica. A carreira é umas mais valorizadas na aviação, e tende a seguir em crescimento com as boas perspectivas do setor.

Grupo Motopropulsor (GMP)

Com esta especialidade o Mecânico de Manutenção Aeronáutica estará habilitado a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores.

Célula (CEL)

Esta é a especialidade que trabalha com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que você vai poder trabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a conhecida fuselagem da aeronave.

Aviônicos (AVI)

Esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos das aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e radiocomunicação, sistemas elétricos e de radar.

Duração e horário do curso

Na parte básica, o curso é ministrado de segunda à sexta-feira, dessa forma você têm as sextas-feiras livres para estudos ou mesmo para resolver questões particulares sem ter que faltar no curso! Para as especializações, o curso é ministrado de segunda à sexta-feira.

Básico

O Módulo Básico é ministrado no período da noite, das 19:00 às 22:00 com duração aproximada de 7 meses, devendo o aluno após a aprovação seguir pela Especialização oferecida.

Especializações

Os módulos Grupo Motopropulsor (GMP), Célula (CEL) e Aviônicos (AVI) são ministrados no período da noite, das 19:00 às 22:00 com duração aproximada de 8 meses.

Depois do curso

Ao término do curso, o aluno fará uma prova na ANAC, aprovado obterá o CCT – Certificado de Conhecimentos Teóricos e dessa forma poderá se candidatar à vaga de Mecânico de Manutenção de avião ou helicóptero em qualquer empresa aérea ou similares.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

• Cópia da cédula de identidade (RG), CPF e Título de Eleitor;
    • Cópia Autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio;
    • Cópia do Certificado de Reservista (para homens);
    • Cópia do Comprovante de Residência;
    • 01 Foto 3×4;

QUEM PODE?

• Homens e Mulheres
    • Idade mínima: 18 anos (ou à completar até o término do curso)
    • Escolaridade: Ensino Médio Completo (ou a completar até o término do curso)

Curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica

(Oferecido na Wings Unidade Sorocaba)

Módulo Período Início
Básico + CEL Noite Aguardando
Aviônicos Noite Aguardando

Interessado no curso ou ainda com dúvidas? Entre em contato clicando aqui.

Dê o primeiro passo para a realização do seu sonho agora mesmo!