Wings Escola de Aviação

Documentações Gerais de uma Aeronave

Documentações Gerais Aeronave

Olá, você sabe quais são as Documentações Gerais de uma Aeronave?

Um Agente de Aeroporto precisa saber quais são e para o que elas servem.

Vamos lá?

* Lembre-se que ao final de todos os nossos post´s você poderá enriquecer ainda mais seu vocabulário Aeronáutico. Aproveite!

Documentações Gerais – Aeronaves

São os documentos exigidos pelas autoridades governamentais para a operação de aeronaves em todas as escalas servidas pela (Nome da Empresa Aérea). Estas exigências e procedimentos são determinados pelas leis e regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Logbook

Documentação da Aeronave:
São os documentos necessários em cada aeronave, para realização de cada voo. Alguns deles, como por exemplo, os Certificados e os “Log Book”, são específicos para cada avião, ou seja, servem apenas para a matrícula (prefixo) especificada no documento. Outros, como alguns Manuais, apresentam uma flexibilidade maior, podendo ser utilizados em aeronaves distintas.

Plano de voo:
O plano de voo é um conjunto de documentos exigidos conforme o [RBHA 121.135(b)(4)] que deverá ser entregue ao Comandante do voo antes do início deste. Os seguintes documentos fazem parte do Plano de voo, produzidos pelo DOV (Despachante Operacional de voo):

Navegação

• Flight Release – Resumo de Pesos e Tempos de voo.
• Navigation Log – Descrição de Rota (origem/destino e alternativo).
• Fueling Order – Distribuição do Combustível nos Tanques da Aeronave.
• ICAO Flight Plan – Informações necessárias ao Controle de voo.

ICAO flight plan

• WT/BAL – Informações para Balanceamento da Aeronave.
• NOTAM – Informações sobre Condições Adversas / Anormais em Aeroportos ou Aerovias.
• METAR – Display Meteorológico.

Metar

• TAFS – Informações Meteorológicas.

Documentos Diversos:
Durante o atendimento à aeronave alguns documentos podem ser solicitados por parte da tripulação, como por exemplo:


Dicas de Inglês Aerotécnico – Vocabulário

Combustor – Combustor; sistema de queima de um motor a jato, particularmente de um motor estato-reator, que consiste de uma câmara de combustão, sistema de injeção, protetor da chama, ignitor, etc.

Combustion Chamber – Câmara de Combustão; em motor a explosão; é o volume restante acima do pistão, quando este se encontra no ponto morto alto; no motor a jato, é o recipiente metálico da câmara de empuxo, que se estende da face do injetor até o exato plano onde o bocal exaustor começa a convergir; mo motor foguete, é o espaço limitado pelas paredes internas da câmara de empuxo, pela face do injetor e por um plano imaginário que atravessa a garganta do bocal de exaustão; local onde se processa a queima ou combustão, tanto num motor a jato como em um motor-foguete.

Commutator – Comutador; peça de maquinário rotativo, de corrente contínua, que faz contato elétrico com as escovas e liga os condutores do induzido ao circuito externo.

Deixe seus comentários e até a próxima!

Sair da versão mobile