Olá, você sabe quais são as Documentações Gerais de uma Aeronave?
Um Agente de Aeroporto precisa saber quais são e para o que elas servem.
Vamos lá?
* Lembre-se que ao final de todos os nossos post´s você poderá enriquecer ainda mais seu vocabulário Aeronáutico. Aproveite!
Documentações Gerais – Aeronaves
São os documentos exigidos pelas autoridades governamentais para a operação de aeronaves em todas as escalas servidas pela (Nome da Empresa Aérea). Estas exigências e procedimentos são determinados pelas leis e regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Documentação da Aeronave:
São os documentos necessários em cada aeronave, para realização de cada voo. Alguns deles, como por exemplo, os Certificados e os “Log Book”, são específicos para cada avião, ou seja, servem apenas para a matrícula (prefixo) especificada no documento. Outros, como alguns Manuais, apresentam uma flexibilidade maior, podendo ser utilizados em aeronaves distintas.
Plano de voo:
O plano de voo é um conjunto de documentos exigidos conforme o [RBHA 121.135(b)(4)] que deverá ser entregue ao Comandante do voo antes do início deste. Os seguintes documentos fazem parte do Plano de voo, produzidos pelo DOV (Despachante Operacional de voo):
• Flight Release – Resumo de Pesos e Tempos de voo.
• Navigation Log – Descrição de Rota (origem/destino e alternativo).
• Fueling Order – Distribuição do Combustível nos Tanques da Aeronave.
• ICAO Flight Plan – Informações necessárias ao Controle de voo.
• WT/BAL – Informações para Balanceamento da Aeronave.
• NOTAM – Informações sobre Condições Adversas / Anormais em Aeroportos ou Aerovias.
• METAR – Display Meteorológico.
• TAFS – Informações Meteorológicas.
Documentos Diversos:
Durante o atendimento à aeronave alguns documentos podem ser solicitados por parte da tripulação, como por exemplo:
- SSR: Documento com informações relevantes sobre clientes, principalmente aqueles que demandam atenção especial. Deve ser impresso e entregue ao Comissário Líder após o encerramento do embarque.
- Loadsheet: É o manifesto de peso e distribuição de peso da aeronave que efetuará aquele determinado voo. Contêm dados importantes, tais como, peso da aeronave, dos clientes aceitos e suas respectivas bagagens, carga, material da Empresa Aérea, combustível, enfim, informações importantes para a tripulação técnica finalizar o planejamento do voo e executá-lo dentro dos padrões de segurança da Empresa Aérea.
Dicas de Inglês Aerotécnico – Vocabulário
Combustor – Combustor; sistema de queima de um motor a jato, particularmente de um motor estato-reator, que consiste de uma câmara de combustão, sistema de injeção, protetor da chama, ignitor, etc.
Combustion Chamber – Câmara de Combustão; em motor a explosão; é o volume restante acima do pistão, quando este se encontra no ponto morto alto; no motor a jato, é o recipiente metálico da câmara de empuxo, que se estende da face do injetor até o exato plano onde o bocal exaustor começa a convergir; mo motor foguete, é o espaço limitado pelas paredes internas da câmara de empuxo, pela face do injetor e por um plano imaginário que atravessa a garganta do bocal de exaustão; local onde se processa a queima ou combustão, tanto num motor a jato como em um motor-foguete.
Commutator – Comutador; peça de maquinário rotativo, de corrente contínua, que faz contato elétrico com as escovas e liga os condutores do induzido ao circuito externo.
Deixe seus comentários e até a próxima!