Wings Escola de Aviação

Explosivos – Procedimentos a Bordo

Olá, você conhece as classes de Explosivos e os Procedimentos a bordo?

Hoje veremos suas classes e o que fazer. Vamos lá?

A IATA dividiu os Produtos Perigosos em 9 classes distintas, levando em consideração apenas o tipo do risco envolvido. A sua ordem de apresentação não significa ordem de grandeza ou importância.
Algumas classes apresentam divisões que são expressas por um segundo algarismo separado por um ponto, sendo que o primeiro dígito sempre indicará a classe a que se refere. Exemplo: 4. 1 – Classe 4, divisão 1.

CLASSE 1 – EXPLOSIVOS
Divisões: 1.1 – Risco explosão em massa
1.2 – Risco projeção, sem risco explosão em massa.
1.3 – Risco de fogo e projeção, sem risco explosão em massa.
1.4 – Nenhum risco considerável
1.5 – Substâncias muito sensíveis.
1.6 – Substâncias extremamente sensíveis
RISCOS: explosão, incêndio, projeção de fragmentos, deslocamento de ar, etc.
EXEMPLOS: pólvora, explosivos em geral, munições de qualquer calibre ou finalidade, fogos de artifício, etc.

CLASSE 2 – GASES


Divisões: 2.1 Gases Inflamáveis
2.2 Gases Não Inflamáveis e Não tóxicos
2.3 Gases Tóxicos
RISCOS: rompimento do corpo e válvula do cilindro, explosão, incêndio, congelamento, asfixia, envenenamento, etc.
EXEMPLOS: GLP, GNV, butano, propano, spray em geral, freon, C02, nitrogênio líquido, 02, etc.

CLASSE 3 – LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS
RISCOS: ignição, fogo e incêndio.
EXEMPLOS: gasolina, álcool (líquido ou gel), diesel, thinner, removedores em geral, tintas (líquidas ou spray) e etc.
CLASSIFICAÇÃO PACKING GROUP: Qualquer líquido com Flash Point (ponto de inflamação) menor/igual a 60ºC

CLASSE 4 – SÓLIDOS INFLAMÁVEIS


Divisões: 4.1 Sólidos inflamáveis
4.2 Sólidos de Combustão Espontânea
4.3 Sólidos Perigosos quando molhados
RISCOS: ignição, fogo, incêndio, combustão espontânea; sensível ao calor e fricção; quando molhados emitem gases inflamáveis.
EXEMPLOS: cal virgem, solda submarina, fósforo branco, fósforo amarelo, carbureto e outros produtos industrializados com estas características.

CLASSES 5 – OXIDANTES E PERÓXIDO$ ORGÂNICOS
Divisões: 5.1 Oxidantes ou Comburentes
5.2 Peróxidos Orgânicos
RISCOS: Sensíveis ao impacto, calor e fricção. Reage com outras substâncias; acelera a potência de incêndios; danos aos olhos.
EXEMPLOS: nitrato de amônia, geradores químicos de oxigênio, permanganato de potássio, água oxigenada e outros produtos industrializados com estas características

CLASSE 6 – SUBSTÂNCIAS TÓXICAS
Divisões: 6.1 Substâncias Tóxicas
6.2 Substâncias Infecciosas
RISCOS: Danos à saúde humana e animal. Intoxicação por contato, ingestão e inalação. Infecção, doença e morte.
EXEMPLOS (tóxicos): venenos para qualquer finalidade, agrotóxicos, etc.
EXEMPLOS (infecciosos): vírus, fungos, animais de laboratório contaminados, exames laboratoriais (fluídos ou secreções humanas ou animais), sangue contaminado, etc.
CLASSIFICAÇÃO PACKING GROUP: Através dos graus de toxidade oral, dermal ou inalatória.

CLASSE 7 – RADIOATIVOS
RISCOS: Danos à saúde humana e animal. Radiação ionizante não perceptível pelos sentidos humanos, apenas por aparelhos especiais. Desprendem grande quantidade de energia de modo contínuo e espontâneo.
EXEMPLOS: radioativos de aplicações gerais tais como raios-X, quimioterapia e radioterapia, entre outros, com esta identificação. Dentre o universo dos radioativos citamos o Plutônio, Urânio, Césio entre outros.

CLASSE 8 – CORROSIVOS
RISCOS: Danos à saúde humana e animal. Reage ao tecido humano e animal (pele e mucosas) e provoca danos aos metais.
EXEMPLOS: ácidos em geral, inclusive os líquidos para baterias automotivas e o mercúrio (prata ou vermelho).
CLASSIFICAÇÃO PACKING GROUP: Através do tempo de exposição, tempo de observação e grau de corrosão em metal/alumínio.

CLASSE 9 – DIVERSOS
RISCOS: Conforme a característica do artigo ou substância
EXEMPLOS: material magnetizado, baterias e equipamentos movidos à bateria, gelo seco, motores em geral, veículos e motos, alguns óleos e fluídos hidráulicos, equipamentos contendo Produtos Perigosos, etc.

Nº Procedimento – Classes Risco Intrínseco Risco Aeronave Risco ocupantes Procedimento – Perda/Vazamento Procedimento – Extinção Incêndio Outras Considerações
1 Explosão, pode ter falhas estruturais Incêndio ou explosão O que indica a chave alfabética Usar 100% do oxigênio da máscara – não fumar Todos os agentes de acordo com a viabilidade. Padrão combate à incêndios Possível perda abrupta de pressurização
2  Gás não inflamável – a pressão pode provocar risco em caso de incêndio  Mínimo  O que indica a chave alfabética  Usar 100% do oxigênio da máscara; estabelecer e manter uma ventilação máxima das chaves alfabéticas A, E ou P  Todos os agentes de acordo com a viabilidade. Padrão combate à incêndios  Possível perda abrupta de pressurização
3  Líquidos ou Sólidos Inflamáveis  Incêndio ou Explosão  Fumaça, vapores, calor e como indicado na chave alfabética  Usar 100% do oxigênio da máscara; estabelecer e manter uma ventilação máximo, não fumar e mínimo de eletricidade  Todos os agentes de acordo com a viabilidade. Padrão combate à incêndios – Sem água em caso da chave “W”  Possível perda abrupta de pressurização
4  Combustão Espontânea; perigoso quando molhados   Incêndio ou Explosão   Fumaça, vapores, calor e como indicado na chave alfabética   Usar 100% do oxigênio da máscara; estabelecer e manter uma ventilação máxima  Todos os agentes de acordo com a viabilidade. Padrão combate à incêndios – Sem água em caso da chave “W”   Possível perda abrupta de pressurização; mínimo de eletricidade no caso de chaves “F” ou “H”
5  Oxidante, pode inflamar outros materiais; pode explodir no calor de um incêndio  Incêndio e/ou explosão; possível dano de corrosão  Irritação dos olhos, nariz e garganta; lesões em contato com a pele   Usar 100% do oxigênio da máscara; estabelecer e manter uma ventilação máxima  Todos os agentes de acordo com a viabilidade. Padrão combate à incêndios – Sem água em caso da chave “W”   Possível perda abrupta de pressurização
6  Tóxico; pode ser fatal se inalado, ingerido ou absorvido pela pele  Contaminação com sólidos e/ou líquidos tóxicos  Toxicidade aguda; os efeitos podem ser tardios    Usar 100% do oxigênio da máscara; estabelecer e manter uma ventilação máxima; não tocar sem luvas  Todos os agentes de acordo com a viabilidade. Padrão combate à incêndios – Sem água em caso da chave “W”    Possível perda abrupta de pressurização; mínimo de eletricidade no caso de chaves “F” ou “H”
7  Radiação, procedente de quebra ou avarias  Contaminação por vazamento de material radioativo  Exposição à radiação e contaminação  Não mover as embalagens; evitar contato  Todos os agentes de acordo com a viabilidade.   Chamar por uma pessoa qualificada na aeronave
8  Corrosivos; vapores incapacitantes se inalados e/ou em contato com a pele  Possível risco de Corrosão   Irritação dos olhos, nariz e boca   Usar 100% do oxigênio da máscara; estabelecer e manter uma ventilação máxima; não tocar sem luvas   Todos os agentes de acordo com a viabilidade. Padrão combate à incêndios – Sem água em caso da chave “W”     Possível perda abrupta de pressurização; mínimo de eletricidade no caso de chaves “F” ou “H”
9  Nenhum risco geral inerente  Como indicado pela chave alfabética   Como indicado pela chave alfabética   Usar 100% do oxigênio da máscara; estabelecer e manter uma ventilação máxima   Todos os agentes de acordo com a viabilidade. Padrão combate à incêndios – Sem água em caso da chave “W”  Nenhum
Chave Alfabética Risco Adicional Chave Alfabética Risco Adicional
A Anestésico M Material Magnetizado
C Corrosico N Nocivo
E Explosivo P Tóxico
F Inflamável S Combustão Espontânea
H Alta Combustão W Se molhado, emitem gases tóxicos e inflamáveis
I Irritante – Produz Lágrimas X Oxidante
L Outro risco menor ou nenhum Y Dependendo da Substância Infecciosa a Autoridade Nacional Apropriada deverá ser acionada e iniciar a quarentena individual de humanos, animais, cargas e aeronaves

Dicas de Inglês Aerotécnico – Vocabulário

Club Propeller – Hélice que tem pás curtas, em forma de tocos; a hélice tem duas ou quatro pás (geralmente quatro), ajustadas a um ângulo de passo alto. Tal hélice é usada para tese de motores em bancos de prova.

Coastal Fix – Fixo costeiro; um auxílio à navegação ou uma intersecção de marcações ou radiais, para estabelecer o fixo situado na costa, o qual determina o limite entre a estrutura das rotas domésticas e as rotas oceânicas (USA).

Code Beacon – Farol codificado; farol código; farol de luz intermitente, que tem uma característica identificadora de traços e pontos, pela qual sua identidade pode ser estabelecida.

Deixe seus comentários e até a próxima!