FASES DE COMBATE AO FOGO
O combate ao fogo pode ser comparado a uma batalha na qual deve-se ter em mente três fases fundamentais:
– Preparação;
– Tática;
– Técnica.
Preparação
É levada a efeito antes do fogo se manifestar. Compreende os meios e disposições preventivas contra incêndios. É, enfim, a prevenção contra incêndios.
Tática
Compreende o estudo do emprego adequado, no momento do fogo, de todos os meios providenciados na preparação, conjugando-os de modo a se obter o máximo da eficiência, e seu emprego no mais curto tempo possível.
Técnica
Compreende a maneira como são usados corretamente todos os meios disponíveis. Este sistema deverá estar dividido em fases ou etapas, que obedecem a um critério lógico de desenvolvimento.
Poderão, porém, ocorrer ou não, as diversas etapas, dependendo das circunstâncias e fatores peculiares a cada caso. Tal critério deverá, visando atuar de modo eficiente, seguir ordenadamente.
Análise da Situação – Análise feita por um líder frente a um incêndio ou qualquer outra situação de emergência que o habilite a determinar as ações a serem postas em prática no cumprimento de sua missão.
Salvamento – Conjunto de operações necessárias a remoção de pessoas em perigo, seja do local envolvido por incêndio ou de qualquer outra situação de perigo.
Isolamento – Conjunto de operações necessárias para impedir a propagação de um incêndio.
Confinamento – Conjunto de operações necessárias para impedir a propagação de um incêndio, às partes não atingidas, dentro de uma estrutura.
Extinção – Conjunto de operações necessárias ao ataque e extinção do foco ou focos principais de um incêndio.
Rescaldo – Conjunto de operações necessárias para completar a extinção, impedir seu reinicio e colocar o local em condições de segurança.
Ventilação – Conjunto de operações necessárias para substituir, mediante precauções adequadas, a atmosfera excessivamente quente e com gases tóxicos, de ambientes confinados, por ar fresco.
Proteção – Conjunto de operações necessárias para proteger o local sinistrado e seus conteúdos contra os prejuízos causados pelo fogo, calor irradiado, fumaça, água, etc.
Dicas de Inglês Aerotécnico:
EYEBOLT – Cavilha com olhal; rebite com ilhó.
EYE RELIEF – Folga ou distância olho – instrumento; a melhor distância para manter entre olho e o instrumento ótico, tal como um telescópio.
FINENESS RATIO – Razão entre o comprimento e o diâmetro de um corpo aerodinâmico; relação de finesa.
Deixe seus comentários e até amanhã!