O que fazer em caso de Fumaça, Vapores e Gases Tóxicos na cabine?
Você sabe? Aprenda como proceder.
* Lembre-se que ao final de todos os nossos post´s você poderá enriquecer ainda mais seu vocabulário Aeronáutico. Aproveite!
FUMAÇA, VAPORES E GASES TÓXICOS NA CABINE
O aparecimento destas condições à bordo de aeronaves em voo será sempre grave, diante das limitações de nossas POSSÍVEIS ações.
A fumaça densa prejudica não só os órgãos da respiração, que ficará seriamente comprometida, como praticamente impedirá a visualização da área onde ocorrer.
Os gases de uma maneira geral, como sabemos, tem a característica de ocuparem uniformemente todo o compartimento no qual se encerram. A nocividade dos gases depende daquilo que cada um individualmente poderá ocasionar, e estas consequências vão desde a impossibilidade de respirar até lesões cutâneas, da indução a mal estar e vômitos, ao risco de explosão da cabine.
No caso de fumaça e vapores tóxicos, sabemos que estas substâncias tendem a ocupar as camadas mais altas dentro da cabine (o ar frio fica embaixo), e portanto até que possamos lançar mão das garrafas de Oxigênio, deveremos nos abaixar, se possível nos deslocarmos rente ao chão, cobrindo nariz e boca com panos umedecidos. Para os gases a situação é mais perigosa, visto que ocupam integralmente o ambiente.
Diante do acima exposto é fácil deduzir a importância de se efetuar a abertura das saídas de ar antes do início do voo, assim como manter os painéis de renovação de ar absolutamente desobstruídos.
As ações na cabine de comando, para a remoção de fumaça, vapores e gases, serão as seguintes:
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Elevar a altitude da cabine para 10.000 pés, de forma a provocar a rápida renovação do ar e diminuir a concentração de oxigênio da cabine.
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Se persistir o problema, prosseguir despressurizando e iniciar descida de emergência (Ex.: 10.000 pés)
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Paralelamente se houver indício de fogo ou fumaça gerada por equipamento elétrico, efetuar pesquisa e desativação sistemática das barras do sistema elétrico até localizar a origem do problema.
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Se a fumaça for proveniente do sistema de ar-condicionado, será feita a desativação/isolamento sistemático dos componentes dos sistemas pneumáticos e de ar-condicionado da aeronave.
Se instruído para tal pelo comandante, deveremos abrir as portas, para proporcionar ventilação ao ambiente.
É importante frisar que no caso de executar a ventilação, seja pela abertura das saídas de ar da pressurização, seja pela abertura da porta da cabine, cuidado especial deverá ser tomado se o problema for proveniente de fumaça de incêndio, pois a rápida entrada de Oxigênio poderá levar a explosão do recinto.
Quanto a utilização das garrafas portáteis de Oxigênio, as equipadas com máscaras oronasais, bem como as máscaras do sistema fixo, que são também oronasais, misturam o oxigênio ao ar ambiente, não sendo portanto adequadas para estas ocasiões.
Em linhas gerais, nossa conduta diz respeito mais a prevenção, para que não surjam situações deste tipo.
Na situação já instalada, procurar proteção aos órgãos de visão e respiração, executando paralelamente as orientações prescritas pela cabine de comando.
Dicas de Inglês Aerotécnico – Vocabulário
Compressible Flow – Fluxo compressível; fluxo de ar ao redor de um corpo em movimento, especialmente em velocidades transônicas, variando acentualmente em pressão e densidade, a partir de seu estado de ar livre.
Compression Ignition Engine – Tipo de motor no qual o combustível é borrifado no interior do cilindro e inflamado pelo calor da compressão da carga de ar.
Compression Ratio – Razão de compressão; em um motor a explosão, é a relação entre o volume da mistura gasosa em um cilindro no começo do ciclo de compressão e o seu volume ao final desse ciclo.
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