LIBRAS – Você pode ser um diferencial!
A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa.
As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional.
Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.
Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, ela é composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas orais auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais. Assim sendo, para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo a comunicação de forma correta.
Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos e de pontos de articulação — locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos também de expressões faciais e corporais que transmitem os sentimentos que para os ouvintes são transmitidos pela entonação da voz, os quais juntos compõem as unidades básicas dessa língua. Assim, a Libras se apresenta como um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Em 2005, através do decreto 5.626 a língua brasileira de sinais foi regulamentada como disciplina curricular. Já em 2007, a estrutura de língua foi aplicada a Libras, já que ela é uma língua natural e possui complexidades próprias e comunicação eficaz. Em 2010 foi regulamentada a profissão de Tradutor/ Interprete de Libras através da Lei 12.319 de 1° de Setembro de 2010, simbolizando mais uma grande conquista.
Todos os anos, todos os dias desembarcam e embarcam nos aeroportos Brasileiros milhares de surdos e conhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um excelente diferencial para o profissional nessa área.
As informações sobre voos exibidas em monitores no Aeroporto Santos Dumont (RJ) localizados próximos aos portões de embarque e esteiras de restituição de bagagens foram adaptadas para a linguagem de Libras.
Na prática, as mensagens operacionais veiculadas nos monitores – como troca de portão e situação dos voos (última chamada, embarque imediato) – são traduzidas automaticamente para Libras, o que propicia acessibilidade aos passageiros com deficiência auditiva, além de atender aos requisitos legais.
A Infraero tem como objetivo atender às expectativas da comunidade de passageiros com deficiência auditiva. O Santos Dumont foi o primeiro aeroporto a receber a novidade, depois seguiu-se para o Aeroporto de Congonhas e Guarulhos (SP).
No final de todos os nossos post você também aprende e enriquece seu Vocabulário de Inglês diário e Aeronáutico! Aproveite também nossas dicas!
DICAS de Inglês:
Na hora de pronunciar os números de 13 a 19 você deve enfatizar bastante a última sílaba para não confundi-lo com outros números. Assim, estes números devem ser pronunciados thirteen, fourteen, fifteen, sixteen, seventeen, eighteen, nineteen.
* Vocabulary
- again = de novo, novamente
- alone = sozinho(a), só
- anybody = alguém
- beautiful = bonito(a)
- biscuit = biscoito ou bolacha
- boyfriend = namorado
* Inglês Aerotécnico
Crankshaft – Eixo de manivela; eixo de manivelas; virabrequim; cambota; eixo com uma série de manivelas formando uma peça integral, usada para transformar o movimento alternado dos pistões de um motor a explosão, em movimento rotativo. Por meio do eixo de manivelas a potência liberada pela queima do combustível fica disponível em forma de potência ao freio, para ser transformada em outros tipos de potência.
Creep Failure – Falha por efeito de força de distensão, aplicada em metal por um espaço de tempo relativamente longo.
Crew – Tripulação; tripulação de uma aeronave; considerando-se tripulante ou componentes de uma tripulação; as pessoas devidamente habilitadas, que exercem função a bordo de aeronaves.
Faça parte da nossa turma: https://wingsescola.com.br/
Esteja preparado! https://wingsescola.com.br/pre-selecao/
https://wingsescola.com.br/coaching-em-grupo/
https://wingsescola.com.br/curso-preparatorio/
Venha nos conhecer! https://wingsescola.com.br/wings-escola-de-aviacao/
Deixe seus comentários e até a próxima!