O Funcionamento do Rádio Beacon, Localização, posicionamento, sinais de emergência ect.
Para o funcionamento do Rádio farol de emergência (Emergency Radio Beacon), o mesmo deve ser acionado imediatamente após a evacuação e afastamento dos ocupantes de uma aeronave acidentada, para fornecer as equipes de busca e salvamento as coordenadas do local do acidente. Normalmente são encontrados os modelos:
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RESCUE 99
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LOCATOR
MODELO RESCUE 99
É uma unidade compacta, operada por uma bateria de reação química ativada a base de água. Acima do compartimento da bateria há uma tira de aproximadamente 18 metros de comprimento, cuja finalidade é manter o equipamento preso ao bote ou escorregadeira-bote, ou a margem de algum curso de água.
O rádio tem, fixada em sua cúpula, uma antena dobrada para baixo, presa paralelamente ao corpo do mesmo por uma fita adesiva porosa, solúvel em água. Quando for colocado na água, a fita se dissolve, liberando a antena automaticamente e deixando-a posicionada para a transmissão de sinais.
O momento propício para o acionamento é imediatamente após a evacuação e afastamento. A sinalização com o rádio transmissor é PRIORITÁRIA. Quando colocado em água salgada, começa a transmitir em 5 segundos; em água doce 5 minutos. Para se interromper a transmissão, basta colocá-lo na posição horizontal.
Uma vez retirado da água, e depois que sua bateria tiver secado, não voltará a transmitir. O modelo RESCUE 99 vem acondicionado em um invólucro de plástico transparente, hermeticamente fechado.
O funcionamento do Rádio Beacon pode ser tanto na água como em terra; as instruções de operação são dadas em inglês, francês e espanhol, na placa afixada na capa vermelha do transmissor.
OPERAÇÃO:
NA ÁGUA
(1) desenrolar a ponta solta da corda, na parte superior do transmissor.
(2) amarrar a corda firmemente no bote.
(3) colocar o transmissor na água.
(4) o transmissor entrará em operação automaticamente, em alguns segundos.
EM TERRA
(1) Levar o transmissor para uma área livre de obstáculos, tais como árvores. Escolher um ponto mais alto para melhor transmissão.
(2) Segurar o transmissor de modo que a antena oscile livre de obstáculos.
(3) Desengatar a antena do grampo retentor, permitindo que a mesma suba automaticamente.
(4) Remover a fita que prende a bolsa de água, localizada sob a montagem da corda. Remover a bolsa de água.
(5) Inserir a ponta do invólucro da bateria do transmissor na bolsa de água.
(6) Usar água doce ou salgada ou outro líquido à base de água, como café, chá, sopa ou urina para encher a bolsa até que o nível de água esteja acima dos dois furos de ventilação e abaixo do invólucro da bateria e da capa vermelha.
(7) Fixar ou segurar o transmissor de modo que a antena fique na vertical, para melhor transmissão. Mexer a água periodicamente. Se houver água suficiente, substituir algumas vezes, para manter total produção de energia.
MODELO LOCATOR
É um complexo TRANSMISSOR/BATERIA (seco-ativado), fixado entre as câmaras principais de flutuação de algumas escorregadeiras-barco. Possui uma antena acoplada a cada câmara (inferior e superior).
Num pouso de emergência, ao se inflar uma escorregadeira-barco equipado com o radiofarol modelo LOCATOR, o pino que aciona a bateria (localizada no corpo do transmissor) será removido automaticamente, iniciando-se a transmissão.
Nesse momento deverá se acender uma lâmpada vermelha, localizada na base da antena. Se esta lâmpada não acender, deve-se puxar um comando triangular, de cor vermelha, localizado também, na base da antena.
Se ainda assim a lâmpada não acender, deve-se verificar se o pino da bateria foi removido. Para cessar a transmissão do modelo LOCATOR, basta recolocar o pino da bateria no seu lugar. Se o pino for retirado novamente, o equipamento voltará a transmitir.
FICHA TÉCNICA DOS RÁDIOS TRANSMISSORES DE EMERGÊNCIA
Os dois modelos possuem a mesma ficha técnica:
FREQUÊNCIAS:
VHF (civil) :121.5 MHz
UHF (militar) : 243 MHz
Digital : 406 MHz
ALCANCE:
Horizontal: 250NM (460 Km)
Vertical: 40.000 pés (13.000 metros)
DURAÇÃO DA TRANSMISSÃO:
Aproximadamente 48 horas.
Cheque pré-voo: no corpo do rádio Beacon existe uma etiqueta redonda sensível à umidade que deverá estar sempre na cor AZUL; caso esteja com a coloração ROSA, o rádio deverá ser substituído.
E.L.T.
EMERGENCY LOCATOR TRANSMITER
Localização: Esta localizado na cauda da aeronave.
Quantidade: 1 (um)
Operação:
É o localizador de emergência da aeronave.
Emite sinais que serão captados por satélite, tornando possível determinar a posição da aeronave. Esta posição será transmitida às aeronaves de busca. O transmissor é automaticamente ativado por uma força de 5Gs aplicada na direção do vôo, ou manualmente na cabine de comando. O piloto poderá acionar o ELT ainda em vôo, quando se tornar óbvio um pouso de emergência.
A freqüência de 243 MHZ podem ser sintonizados nos rádios UHF das aeronaves militares. Por exemplo, no Airbus além desta freqüência há também a de 406 MHZ.
Vantagens do 406Mhz:
– Cobertura global
– Tempo para alerta: instantâneo
– Tipo de sinal : Digital
– Localização: com 100 metros de precisão
HORÁRIOS INTERNACIONAIS DE ESCUTA:
Ocidente – dos 15’aos 18’ e dos 45’ aos 48’ de cada hora;
Oriente – de 0’ a 03’ e de 30’ a 33’ de cada hora;
Obs.: Nestes horários internacionais de escuta os radioamadores do mundo inteiro ficam emsilêncio, com a finalidade de captar algum sinal de pedido de socorro.
No final de todos os nossos post você também aprende e enriquece seu Vocabulário de Inglês diário e Aeronáutico! Aproveite também nossas dicas!
DICAS de Inglês:
A origem da palavra teenager teve origem nos “teens”, determinação dos números de 13 a 19: teen + age (idade). Por isso, encontramos diversas referências atuais aos teens, como: moda teem, folha teen, revista teen etc.
* Vocabulary
- bus stop = ponto de ônibus
- cigarette = cigarro
- enjoy(to) = divertir-se, curtir, aproveitar
- face = rosto, face
- fella = cara, rapaz
- get (to) = pegar / Obs.: este verbo tem muitas traduções.
* Inglês Aerotécnico
Critical Speed – Velocidade crítica; velocidade mínima para frente, por meio da qual o avião é capaz de se sustentar no ar e estar sob controle.
Cross Country Flying – Voar um avião de uma localização geográfica para outra, especialmente em distâncias suficientemente grandes a exigir alguma forma de navegação aérea.
Cross Wind Component – Componente de vento cruzado; todo vento lateral pode ser decomposto em dois vetores: vetor do vento longitudinal e o vetor do vento a 90º com a direção longitudinal; este último representa o componente do vento cruzado, de particular interesse para a navegação e para os pousos e decolagens.
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