Olá, vocês sabe quais são os Pontos de Combustão? E suas Formas?
Para os diferentes tipos de combustíveis, sejam eles sólidos, líquidos ou gasosos, existem três ponto de aquecimento que são chamados de pontos de temperatura crítica, isto é, a temperatura de um combustível que oferece perigo.
PONTOS DE COMBUSTÃO
Combustão é toda reação química que há entre uma substância qualquer (combustível) e o Oxigênio do ar (comburente), na presença de uma fonte de calor.
Referente às características físicas e químicas, os dados que veremos a seguir são de máxima importância para a prevenção de incêndio, principalmente no que se relaciona aos combustíveis.
Ponto da Fulgor (Flash Point)
É a temperatura mínima na qual um corpo combustível começa a desprender gases ou vapores que se queimam em contato com uma fonte externa de calor, não havendo contudo, constância na chama, devido não serem os gases suficientes para tal (há clarão, mas logo se apaga).
Ponto de Combustão (Fire Point)
É a temperatura mínima necessária para que um corpo emita vapores em quantidade suficiente para que haja chama permanente, quando em contato com o comburente e exposto a uma fonte externa de calor.
Ponto de Ignição (Ignition Temperature)
É a temperatura mínima em que os gases desprendidos por um corpo entram em combustão sem auxílio de fonte externa de calor. Somente a presença do comburente é o suficiente à combustão.
Com o fim de ilustramos o que acima foi dito, citamos a seguinte experiência: coloquemos em um frasco pequenos pedaços de madeira, esquentando-os numa chama de gás, com o desenvolvimento do calor passaremos a observar os seguintes fenômenos: quando a temperatura alcançar 100°C, começa a se despender o vapor d’água; continuando o aquecimento, observaremos que a madeira
começa a ficar amarela, marrom e finalmente negra a partir dos 150°C. Se no momento em que começar a enegrecer acendermos um fósforo na boca do frasco, notaremos que os vapores se incendiarão em contato com a chama, mas esta não se sustentará. Neste momento foi atingido o Ponto de Fulgor. Continuando, com o aumento do calor veremos que os gases incendeiam-se em contato com a fonte de calor externa e se mantém em chamas, então foi atingido seu Ponto de Combustão.
Continuando a aquecer o corpo, chegaremos a uma temperatura em que os gases se incendiarão, somente ao contato com o Oxigênio do ar, mesmo sem o concurso de qualquer fonte externa de calor, neste momento foi atingido o Ponto de Ignição.
*** Para que ocorra uma combustão é necessário que:
– haja O2 em quantidade suficiente para alimentá-la (mínimo de 16%);
– cada corpo combustível necessita de uma temperatura específica para começar a se transformar em gases;
– na prática, o ponto de combustão é tido como o de fulgor, devido à proximidade dos mesmos.
Cada material combustível tem seu próprio ponto de ignição e de fulgor, como demostrado abaixo:
PONTO DE IGNIÇÃO | PONTO DE FULGOR | |
ÉTER | 160 | -40 |
GASOLINA | 257.2 | -42.8 |
ÓLEO DE LINHAÇA | 344.3 | 222 |
ÁLCOOL | 371 | 12 |
ÓLEO LUBRIFICANTE | 417.2 | 168.3 |
FORMAS DE COMBUSTÃO
As combustões podem se classificar quanto à sua velocidade:
º Ativa
º Lenta
º Explosão
º Espontânea
Tal diferenciação deve-se principalmente à porcentagem de comburente (oxigênio) contido no ambiente e, também, devido a divisão do material combustível, pois quanto mais fracionado, mais superfície estará exposta ao calor e, consequentemente, maior quantidade de gases produzirá (ex. Um cubo de madeira queimará com maior dificuldade do que a mesma massa da mesma madeira em forma de raspas ou serragem).
Combustão Ativa
É aquela em que o fogo, além de produzir calor, produz chama, isto é, luz. A razão deste fenômeno
deve-se ao fato de que tal reação se processa em ambiente rico em Oxigênio(ex. Fogueira).
Combustão Lenta
É aquela em que o fogo só produz calor, não apresentando chamas e, geralmente, a reação se
processa em ambiente pobre em Oxigênio (braseiro).
Explosão
É uma combustão rápida e que atinge altas temperaturas. Essa reação se caracteriza por violenta dilatação de gases que, consequentemente, exercem também violenta pressão às paredes que os
confinam (ex. gás de cozinha, pó de serragem, farinha de cereais).
Combustão Espontânea
Determinados materiais, geralmente de origem vegetal, tendem a fermentar quando armazenados, e dessa fermentação, resulta o calor que, se elevado gradativamente, faz o combustível atingir seu ponto de ignição (ex óleo de peixes, sedas impregnadas de óleo, vernizes, óleo de milho). De igual forma, determinados produtos, quando em contato com outros, reagem quimicamente gerando calor e, consequentemente, uma combustão (ex. Fósforo branco em contato com o Oxigênio).
Dicas de Inglês Aerotécnico – Vocabulário
Calibrated Airspeed – Velocidade calibrada; é a velocidade indicada já calibrada para os erros de posição do tudo de pitot e do instrumento.
Camber – Curvatura; a ascensão, na curvatura de uma seção de aerofólio, relativamente a sua corda, geralmente expressa como sendo a relação entre a distância da curva à corda e o comprimento desta. A curvatura é dita positiva quando tomada em direção ao dorso e negativa quando em direção ao intradorso do aerofólio; curvatura do aerofólio; curvatura da asa,
Cantilever Wing – Asa Cantilever; asa construída segundo o princípio de viga. Cantilever.
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