Wings Escola de Aviação

Primeiros Socorros Conceitos

Olá, neste post vamos falar sobre Primeiros Socorros Conceitos básicos. Você descobrirá alguns detalhes importantes ao primeiro atendimento em caso de emergência. Memorize estas informações, repasse mentalmente e releia sempre que puder.

Este assunto é tema de prova da ANAC mas também será tema de provas no seu curso de Comissário de Voo e após sua contratação durante o treinamento na empresa aérea.

Primeiros Socorros Conceitos

Primeiros Socorros: Tratamento imediato e provisório prestado a alguém imediatamente após o acidente ou enfermidade imprevista. Esse atendimento tem caráter provisório, visa evitar lesões adicionais até a chegada de um médico.

Socorrista: É a pessoa que esta habilitada à pratica dos Primeiros Socorros, utilizando-se dos conhecimentos básicos e treinamento técnico que a capacitou.

Características básicas á um Socorrista:

– Espírito de liderança;
– Bom senso, compreensão, tolerância e paciência;
– Saber planejar e executar suas ações;
– Saber promover e executar com segurança as suas ações;
– Iniciativa e atitudes firmes;
– Ter acima de tudo, espírito de solidariedade humana. “O Amor ao Próximo”.

AVALIAÇÃO E URGÊNCIA

Como providências a serem tomadas a fim de prestarmos os Primeiros Socorros de forma adequada a uma vítima, devemos, antes do início do atendimento, fazer uma avaliação física desta com a intenção de determinar as condições em que ela se encontra.

Avaliação:

– Se há hemorragias, distúrbios da respiração, pulso fraco, perda dos sentidos e estado choque;
– Posição do corpo: Se algum membro apresentar posição anormal, provavelmente há fratura ou luxação;
– Cor da pele: Se está pálida, azulada ou avermelhada;
– Cabeça: Observar se há ferimento no couro cabeludo, saliências ou depressões;
– Boca: Se não há objetos estranhos, dentes quebrados ou dentadura artificial solta;
– Avaliação da consciência e respiração: Verifique se o acidentado respira normalmente ou com esforço. Se a vítima estiver consciente, pergunte como ela está; neste caso, uma resposta positiva, indica que a respiração e a circulação cerebral estão adequadas. Se houver rouquidão ou afonia na resposta, pode haver comprometimento das vias aéreas superiores.

Urgências:

As urgências podem ser classificadas em quatro categorias, a saber:

1 – Extrema Urgência (remoção imediata):

– Hemorragias internas e externas que não se detiveram com o garroteamento (procedimento só utilizado com a impossibilidade de utilização de outro procedimento);
– Hemorragias arteriais;
– Estado de choque (diminuição do fluxo sanguíneo adequado á perfusão dos tecidos, ocasionando prejuízo ás funções do organismo);
– Ferimentos no tórax;
– Asfixiados;
– Grandes queimados.

2 – Primeira Urgência (Remoção antes de uma hora):

– Situação de garroteamento;
– Membros esmagados;
– Ferimentos abdominais.

3 – Segunda Urgência (Remoção antes de três horas):

– Fraturas no crânio;
– Fraturas na coluna vertebral;
– Fratura na pelve;
– Fraturas expostas e ferimentos profundos.

4 – Sem Urgência ou Pequena Urgência (Remoção posterior):

– Fraturas fechadas dos membros e ferimentos com pouca gravidade.

Com base nestas classificações, o Socorrista poderá priorizar o atendimento, tendo sempre em mente as três situações mais críticas que exigem um pronto atendimento, que são:

Parada cardíaca;
Parada respiratória;
Hemorragias.

PARÂMETROS CLÍNICOS

Pressão Arterial: Em uma pessoa em boas condições de saúde e em estado normal, deverá ser:
Máxima – (Pressão Sistólica)     >>>  110 a 130 mmHg
Mínima – (Pressão Diastólica)   >>> 60 a 80 mmHg
Pressão Média (Equilibrada)     >>>  120 a 80 mmHg

Alteração da Pressão Arterial:

A queda de pressão pode ser identificada pelos sintomas. Quando ela ocorre, a pessoa sentirá tonturas (Vertigem), sensação de desmaio, náuseas e pele fria. Devemos sentar ou deitar a vítima e verificar a pressão. Não devemos oferecer líquidos, alimentos e medicamento sem orientação médica.

O aumento de pressão identifica-se pela presença de dor de cabeça ou na região da nuca e alteração visual. Não se deve ministrar medicamento sem autorização médica. Nem sempre a elevação da pressão irá caracterizar problemas cardíacos, no entanto, sempre poderá ser considerado um sinal de alerta que deverá ser investigado por um médico.

Temperatura:
A temperatura corporal normal oscila segundo os valores que se seguem, com variações nos diferentes sítios do corpo onde for medida:

Axilar- 36°C a 37°C
Retal- 36,4°C a 37,2°C
Bucal- 36,2°C a 37°C

Temperatura Estados

Entre 35,5°C e 36,9°C Normal
Entre 37°C e 37,7°C Febril
Acima de 37,8°C Febre

Pulso: O pulso é um dos mais utilizados métodos de informação a cerca das condições de um doente e pode ser verificado com maior facilidade nas ARTÉRIAS. Frequência das pulsações por minuto com a pessoa em estado de repouso e em condições normais:

Homem 60 a 70 BPM
Mulher 65 a 80 BPM
Criança 120 a 125 BPM
Lactente 125 a 160 BPM

Respiração: Com a pessoa em estado de repouso:

Homem 15 a 20 RPM (distensão abdominal)
Mulher 18 a 20 RPM (distensão torácica)
Criança 20 a 25 RPM
Lactente 30 a 40 RPM

INGLÊS AEROTÉCNICO – VOCABULÁRIO

Blast Fence – Cerca; Barreira; Tapume ou defesa contra ventos de rajadas; Uma barreira é usada para desviar ou dissipar a rajada de ar provocada pelos motores à jato ou pelas hélices dos aviões que estão operando no solo. Com a finalidade de proteger pessoas, vidraças e objetos do impacto de tais rajadas.

Blast Pressure – Pressão de jato de ar; Pressão de corrente de ar; Pressão de explosão.

Blast Turbine – Turbina com pás que são posicionadas para girar acionadas pela esteira de ar de escapamento de uma câmara de empuxo de foguete, isto é, a turbina gira por ação do deslocamento em alta velocidade, do gás de escape.