O curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica – MMA, também conhecido como Mecânico de Aeronaves, forma Mecânicos para a Aviação Civil e tem como objetivo capacitar profissionais para realizar todos os processos de manutenção preventiva e corretiva em aeronaves de pequeno e grande portes, aviões e helicópteros.
A cidade de Sorocaba se destaca como um polo referencial em Manutenção Aeronáutica na América Latina. Neste polo aeronáutico de Sorocaba, estão centros de serviços de grandes companhias da aviação mundial, como Embraer, Pratt&Witney, Bombardier e Dassault-Breguet. Temos diversos alunos já atuando neste mercado de trabalho.
O curso é dividido em módulos de especializações, porém antes de iniciar uma especialização, o aluno iniciará pelo módulo Básico (BAS) e após concluí-lo com aprovação, seguirá por uma das três especializações de acordo a escolha em seu contrato, sendo elas: Grupo Motopropulsor (GMP), Célula (CEL) ou Aviônicos (AVI), veja em detalhes abaixo o que são cada um destes módulos e o que você vai estudar.
São mais de vinte anos de tradição na formação de mecânicos de aeronaves (mecânico de avião / mecânico de helicóptero) na Wings e ainda existe muito espaço na área, pois faltam profissionais no mercado. O salário do mecânico de aeronaves é o mais alto dentro da área técnica segundo pesquisa recente, mais alto que os tradicionais mecatrônica, química e mecânica industrial entre outros.
Esse é o princípio do curso de Mecânico de Aeronaves, esse módulo é destinado aos alunos que ainda não o cursaram com aprovação. Para os alunos já aprovados no Básico, estes poderão ingressar direto em uma das três especializações explicadas adiante.
O Módulo Básico é composto de Matemática, Desenho Técnico de Aeronaves, Física, Inglês Técnico, Aerodinâmica, Materiais de Aviação e Processos, Tubulações e Conexões, Combustíveis e Sistemas de Combustível, Eletricidade, Peso e Balanceamento, Geradores e Motores Elétricos de Aviação, Ferramentas Manuais e de, Medição, Princípios da Inspeção e Regulamentação da Manutenção, Regulamentação da Aviação Civil, Regulamentação da Profissão de Mecânico, Primeiros Socorros e Segurança de Voo. Total de 300 h/a.
Com esta especialidade o Mecânico de Manutenção Aeronáutica estará habilitado a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores.
O Módulo GMP é composto por Teoria e Construção de Motores de Aeronaves, Sistemas de Admissão e de Escapamento, Sistema de Combustível do Motor, Sistemas de Ignição e, Elétrico do Motor, Sistemas de Partida do Motor, Sistemas de Lubrificação e de Refrigeração do Motor, Sistemas de Proteção contra Fogo no Motor, Hélices, Remoção e Instalação de Motores, Operação e Manutenção do Motor, Inspeção de Motores e Procedimentos de Pista. Total de 640 h/a.
A Parte prática é composta por Prática de Oficina, Oficina de Motores Convencionais, Oficina de Motores a Reação e Oficina de Hélices. Total de 60 h/a prática.
Esta é a especialidade que trabalha com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que você vai poder trabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a conhecida fuselagem da aeronave.
O Módulo Célula é composto por Estruturas de Aeronaves e Sistemas de Controle de Voo, Entelagem e Pintura, Reparos Estruturais, Soldagem, Sistemas de Proteção contra os Efeitos da Chuva e do Gelo e contra o Fogo, Sistemas Hidráulicos e de Trens de Pouso, Sistemas Pneumáticos, de Pressurização, de Ar Condicionado e de Oxigênio, Sistemas Elétricos, Sistemas de Comunicação e de Navegação, Instrumentos, Inspeção de Aeronaves e Procedimentos de Pista. Total de 640 h/a.
A Parte prática é composta por Prática de Oficina, Oficina de Montagem e Alinhamento, Oficina de Sistemas Hidráulicos e Oficina de Sistemas Pneumáticos. Total de 60 h/a prática.
Esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos das aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e radiocomunicação, sistemas elétricos e de radar.
O Módulo Aviônicos é composto por Instrumentos, Sistemas Elétricos de Aeronaves, Sistemas Elétricos de Partida e de Ignição de Motores, Sistemas Elétricos de Proteção contra os Efeitos da Chuva e do Gelo e contra o Fogo, Eletrônica I – Semicondutores, Eletrônica II – Técnicas Digitais, Sistemas de Comunicação e de Navegação, Inspeção de Aeronaves e Procedimentos de Pista. Total de 640 h/a.
A Parte prática é composta por Prática de Oficina I, Prática de Oficina II, Laboratório de Instrumentos e Laboratório de Eletrônica. Total de 60 h/a prática.
O curso semanal possui duração aproximada de 3 meses e meio e é ministrado de segunda à quinta-feira, dessa forma você têm as sextas-feiras livres para estudos ou para a realização dos exames médicos necessários para o CMA, ou mesmo para resolver questões particulares sem necessitar faltar no curso!
Se preferir você pode realizar o seu curso aos sábados em nossa unidade Sorocaba com duração de 5 meses aproximadamente.
Possuímos também o curso intensivo de 45 dias, clique aqui para mais informações.
Os horários são:
Em São Paulo no período da manhã das 09:00 às 12:00 e noite das 19:30 às 22:30.
Em Sorocaba no período da manhã das 09:00 às 12:00 e noite das 19:00 às 22:00.
Aos sábados o curso ocorre em período integral das 08:00 às 17:00 com intervalo de 1h para almoço.
Ao terminar o curso na Wings Escola de Aviação Civil, os alunos prestam prova na Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC referente a tudo o que foi ministrado durante o curso. Aprovado, o aluno obterá o CCT – Certificado de Conhecimentos Técnicos e dessa forma, poderá candidatar-se à vaga de Comissário de Voo – Comissário de Bordo em qualquer companhia aérea do país.
Os alunos Wings aprovados na ANAC poderão enviar currículo para o email rh@wingsescola.com.br e nós encaminharemos para as empresas aéreas que são nossas parceiras.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA | QUEM PODE? |
---|---|
Cópia da cédula de identidade (RG), CPF e Título de Eleitor; | Homens e Mulheres |
Cópia Autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio; | Idade mínima 18 anos (ou à completar até o término do curso) |
Cópia do Certificado de Reservista (para homens); | Escolaridade: ensino médio (2º grau) completo. |
Cópia do Comprovante de Residência; | Altura mínima recomendada: 1.58m para as mulheres e 1.65m para os homens. |
Certificado Médico Aeronáutico – CMA; | - |
01 Foto 3×4; | - |