Olá, você gostaria de saber um pouco mais sobre atendimento aos passageiros e como se portar?
Sabe lidar com passageiros de necessidades especiais? E os famosos?
Hoje veremos um resumo de como lidar com cada um deles.
O comissário só dará bons resultados se ter a segurança de voo como prioridade, conseguir desempenhar com eficiência as tarefas de rotina, demonstrar interesse pelo que faz e pelas pessoas envolvidas.
O que faz com que o passageiro saia satisfeito são as formas de relacionamento com ele.
ATENDIMENTO AOS PASSAGEIROS
• Dirija-se ao pax (passageiro) como se ele fosse a única pessoa presente naquele instante.
• Evitar gestos bruscos.
• Ser delicado, com segurança nos movimentos.
• Cuidado ao entregar os líquidos, temos muito paxs utilizando laptops, ou vestindo roupas de grifes caras.
• Não jogar o corpo em cima do pax na hora do atendimento.
• Dar atenção diferenciada aos portadores de necessidades especiais, doentes, idosos, crianças.
• Oferecer ajuda de forma discreta e sem alarde. (Perguntar se quer ajuda e como ajudá-lo).
• Auxiliar na localização da poltrona, do banheiro, da bandeja de alimentos, copos e talheres.
• Retirar os invólucros dos pratos e talheres, informar o que está sendo servido. Se necessário cortar alimentos e auxiliar na refeição.
PASSAGEIROS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
• Dar atenção diferenciada aos portadores de necessidades especiais, doentes, idosos, crianças.
• Oferecer ajuda de forma discreta e sem alarde. (Perguntar se quer ajuda e como ajudá-lo).
• Auxiliar na localização da poltrona, do banheiro, da bandeja de alimentos, copos e talheres.
• Retirar os invólucros dos pratos e talheres, informar o que está sendo servido. Se necessário cortar alimentos e auxiliar na refeição.
• Se preciso, ajudá-los a utilizar o banheiro.
• Tratar com naturalidade!!!!
RESPEITO À DIVERSIDADE CULTURAL
• Jamais esquecer que a bordo temos pessoas diferentes, com escolhas religiosas, culturais e sociais diferentes.
• Evitar qualquer tipo de conversa sobre esse assunto com passageiros, a menos que estes queiram, mas deve-se manter a conversa num patamar amistoso, sem interferir nas escolhas pessoais, e sem discutir ou impor pontos de vista.
• Assuntos delicados como política, futebol, religião, escolha sexual, devem ser evitados, pois geralmente causam muita polêmica.
• Assim como tipos de alimentos, vestuário, trejeitos locais, sotaques, etc.
PESSOAS FAMOSAS
• NÃO gostam de serem reconhecidas e assediadas.
• Dirija-se com naturalidade na hora do serviço de bordo.
• Seja discreto e somente puxe conversa se for dado esta abertura.
• Se a pessoa optar por ficar quieta, respeite essa escolha.
Dicas de Inglês Aerotécnico – Vocabulário
Burbling – Separação e colapso do fluxo aerodinâmico em torno de um corpo ou aerofólio; mas é especialmente relacionado com o colapso (turbulência) em fluxo aerodinâmico sobre a superfície superior de um aerofólio, resultando em uma perda de sustentação e aumento de arrasto.
Burst of Engine – Rajada de motor; a aceleração de um motor, a plena potência por um curto período de tempo, pela súbita abertura de acelerador.
Bypass Engine – Motor bypass; motor a derivação de ar; os ingleses chamam os motores com ventilador fan na frente do compressor de “Bypass”; já o termo para os americanos refere-se a um motor turbofan no qual o fluxo secundário de ar é submetido a pressão de impacto somente, o que siginifica com efeito, um estato-jato (ram-jet) construído ao redor da carcaça externa de um turbojato.
Deixe seus comentários e até a próxima!