Luzes de Sinalização Generalidades, durante a história da aviação muito e fez em busca da melhoria nas operações , procedimentos e na segurança de voo. Um belo exemplo deste empenho é a quantidade enorme de luzes de indicação, alertas e sinalização dentro e fora das aeronaves.
Para tratarmos das generalidades, dividimos este tema em duas partes maiores, afinal estamos falando de forma geral e o objetivo deste post é expor um contexto abrangente do tema luzes.
Veja abaixo alguns exemplos de aplicação das luzes em aeronaves.
– Externas estão associadas com as operações de pouso, navegação, assim como o deslocamento em solo durante o táxi.
Na imagem abaixo você verá que os faróis por exemplo são utilizados no táxi e durante o procedimento de pouso. Já as luzes de ponta de asa tem o objetivo de demonstrar com rapidez em que sentido a aeronave se desloca. Todas as aeronaves possuem uma luz vermelha na ponta da asa esquerda e uma luz verde na ponta da asa direita. Na prática para você entender o uso destas luzes imagine que você é piloto e viaja em linha reta à noite… De repente você avista uma luz vermelha à sua direita e uma luz verde à sua esquerda. Isto significa que existe outra aeronave vindo em sua direção em rota de colisão ou não. Afinal ela pode estar voando em um Nível de Voo (altitude) diferente do seu. Lembre-se, todas as aeronaves são assim, é um padrão.
Observamos também as Strobe Lights que emitem flash de luz branca intensa, com ela podemos identificar à muitos quilômetros de distância que existe uma aeronave em determinado ponto do espaço aéreo. Independente do serviço aéreo.
Além destas temos as Marker Beacon Lights que são acesas antes do acionamento dos motores, elas são vermelhas e ficam localizadas na parte inferior da fuselagem e outra na parte superior da fuselagem ou na cauda.
– Internas fornecem claridade para a tripulação e passageiros tanto na cabine de comando quanto nas outras seções da aeronave, possuem ainda luzes indicadoras no piso para indicar a saídas de emergência, sinais luminosos de atar e desatar os cintos e não fumar e luzes que identificam as saídas de emergência.
Curiosidade: As luzes que ficam no piso do corredor são muito úteis em caso de emergências que envolvam fogo à bordo com fumaça densa, pois, para sair mais rápido da aeronave em uma situação destas você precisa se agachar e seguir as luzes até a saída mais próxima.
No Cockpit todas aquelas luzes do painel frontal e do overhead panel (painel superior) possuem um ajuste de intensidade, para que os pilotos possam manter sempre uma boa visualização dos instrumentos de navegação, motor e sistemas, com segurança e independente da intensidade da iluminação externa. Saibas mais sobre iluminação dos instrumentos.
* as luzes de cabine, sinalizadas ao longo do corredor e no teto, servem para auxiliar os passageiros em caso de uma evacuação, indicados pelas luzes de emergência sinalizadas nas saídas mais próximas.
* em todos os pousos e decolagens, as luzes de cabine são apagadas, pois trata-se de um procedimento de segurança adotado pelas companhias aéreas. Em caso de uma evacuação de emergência no escuro, os olhos já estariam ajustados para enxergar melhor e assim facilitariam a visualização das luzes de emergências indicadas ao longo da aeronave.
* as luzes para chamada de comissários, também são importantes, assim os comissários podem identificar a poltrona que está solicitando auxilio especialmente em caso de emergência médica..
Agora que você já conhece um pouco mais sobre luzes, descubra detalhes interessantes sobre a diferença que ainda reprova na prova da ANAC, Aeródromos e Aeroportos.
Dicas de Inglês Aerotécnico – Vocabulário
Blister – Lâmina de água levantada pelo movimento de um flutuador ou casco e separada da superfície da água por um espaço de ar; (mil) porção levantada na superfície externa da fuselagem, para proporcionar visibilidade adicional a um artilheiro ou permitir melhor manipulação da metralhadora de bordo, etc.
Blow Down – Abaixamento forçado dos espoilers por ação da pressão dinâmica; retração forçada de uma superfície auxiliar de comando, quando a pressão de impacto do ar se torna maior do que a pressão de acionamento dessa superfície; operação de drenagem e expurgo em um motor de foguete líquido-propelido, quando da conclusão de um disparo, ocasião em que os propelentes restantes, bem como os gases de pressurização, são forçados para fora, através do sistema do motor.
BlowDown Period – Período de tempo durante o qual há livre expansão e descarga de gases através da válvula de escapamento de um motor alternativo, grandemente prejudicado pela entrada de uma carga de admissão no cilindro, ou pelo movimento do pistão.