Wings Escola de Aviação

Manobras de Pré Estol e Estol

MANOBRAS DE PRÉ ESTOL E ESTOL

Manobras de Pré Estol e Estol

Pré Estol

A finalidade deste tipo de manobra é fazer com que o piloto tenha maior percepção da aeronave quando próxima ao pouso.

Para iniciar, o piloto deve:

  1. manter-se dentro da altura de segurança, entre 2.000 e 3.000 pés.

  2. Escolher sempre uma referência adequada.

  3. Efetuar “Check de Área” nos 360º onde será efetuada a manobra.

A partir do VMC com motor

A partir do VMC sem motor

ESTOL

A finalidade dessa manobra é fazer com que o piloto tenha maior percepção do avião quando próximo ao pouso.

Para iniciar, o piloto deve:

  1. manter-se dentro da altura de segurança, entre 2.000 e 3.000 pés.

  2. Escolher sempre uma referência adequada.

  3. Efetuar “Check de Área” nos 360º onde será efetuada a manobra.

    Início do Estol

Existem 4 tipos de estol:

  1. Estol com motor

  2. Estol sem motor

  3. Estol sem motor com flape

  4. Estol com motor em curva

A – Estol com motor

OBS: necessitará do uso do pedal direito para manter a referência na proa.

Processo do Estol

B – Estol sem motor

OBS: necessitará do uso do pedal direito para manter a referência na proa. O piloto perceberá que o avião entrará em estol mais rápido na “Perda sem motor”, devido a falta de sustentação imediata na redução total do motor.

C – Estol sem motor com Flape

O Flape por ser um dispositivo hipersustentador que aumenta a sustentação do avião, a velocidade de estol com flape será menor.

Estol com flape

D – Estol com motor em Curva

Essa é idêntica ao “Estol com motor”. Deve-se escolher pontos de referência para orientação, pois não haverá necessidade de observá-los para manter a reta.

Estol em curva

Selecionar o tanque cheio.

PERIGO: NÃO executar qualquer perda abaixo de 1.500 pés de altura.

FIQUE ATENDO PARA NÃO ERRAR:

  1. Não esquecer de escolher pontos de referência adequados

  2. Não esquecer de checar a área livre desabitada

  3. Não esquecer de seguir a sequência pré estabelecida dos procedimentos

  4. Não deixar de calçar os pedais para compensar as variações do torque.

  5. Não esquecer de colocar o comando do flape em neutro, após reduzir a RPM (perda sem motor com flape)

No final de todos os nossos post você também aprende e enriquece seu Vocabulário de Inglês diário e Aeronáutico! Aproveite também nossas dicas!


DICAS de Inglês:

Months of the Year:

Days of the Week:

The Seasons:

* Vocabulary

* Inglês Aerotécnico

Cylinder Barrel – Cilindro destacado; conforme usado em motores de avião, geralmente significa um cilindro completo, com alhetas, cabeça de cilindro, válvulas, etc.

Daily Rate – Razão diária; a variação de erro de cronômetro ou relógio em 24:00 horas.

Danger Area – Área perigosa; uma área específica, dentro ou sobre a qual poderá existir atividades que contituem um perigo potencial para as aeronaves que a sobrevoam.

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