MANOBRAS DE PRÉ ESTOL E ESTOL

Manobras de Pré Estol e Estol

Manobras de Pré Estol e Estol

Pré Estol

A finalidade deste tipo de manobra é fazer com que o piloto tenha maior percepção da aeronave quando próxima ao pouso.

Para iniciar, o piloto deve:

  1. manter-se dentro da altura de segurança, entre 2.000 e 3.000 pés.

  2. Escolher sempre uma referência adequada.

  3. Efetuar “Check de Área” nos 360º onde será efetuada a manobra.

A partir do VMC com motor

  • cabrar gradativamente o manche, fazendo a aeronave voar com o nariz pouco acima do horizonte. Mantendo o avião nesta atitude, ele atingirá a condição de Pré Estol (Buffing).

  • Para manter a recuperação, ceder o manche na linha do horizonte, aplicando potência máxima.

  • Após retomar o voo de cruzeiro, reduzir a RPM para 2.400.

    Pré Estol e Estol

    Pré Estol e Estol

A partir do VMC sem motor

  • cabrar gradativamente o manche, fazendo a aeronave voar com o nariz pouco acima do horizonte. Mantendo o avião nesta atitude, ele atingirá a condição de Pré Estol (Buffing).

  • Para manter a recuperação, ceder o manche abaixo da linha do horizonte.

  • Após um pequeno ganho de velocidade, elevar o nariz para a atitude de voo reto horizontal, aplicando potência máxima simultaneamente.

  • Ao retornar o voo de cruzeiro, reduzir a RPM para 2.400.

ESTOL

A finalidade dessa manobra é fazer com que o piloto tenha maior percepção do avião quando próximo ao pouso.

Para iniciar, o piloto deve:

  1. manter-se dentro da altura de segurança, entre 2.000 e 3.000 pés.

  2. Escolher sempre uma referência adequada.

  3. Efetuar “Check de Área” nos 360º onde será efetuada a manobra.

    Início do Estol

    Início do Estol

Existem 4 tipos de estol:

  1. Estol com motor

  2. Estol sem motor

  3. Estol sem motor com flape

  4. Estol com motor em curva

A – Estol com motor

  • Selecionar tanque mais cheio.

  • Reduzir o motor para 2.000 RPM.

  • Cabrar o manche suavemente.

  • Definir o ângulo aproximado de 30º acima do horizonte, mantendo o manche puxado gradativamente até o final do seu curso.

  • Ocorrendo o estol, ceder o manche, deixando o nariz descer abaixo da linha do horizonte, até 45º (avião em mergulho).

  • Quando a velocidade de 70 à 80 mph for atingida, elevar o nariz do avião para o voo reto horizontal, ajustando a potência para 2.400 RPM.

OBS: necessitará do uso do pedal direito para manter a referência na proa.

Processo do Estol

Processo do Estol

B – Estol sem motor

  • Ligar bomba elétrica.

  • Mistura RICA.

  • Selecionar tanque mais cheio.

  • Reduzir todo o motor.

  • Definir o ângulo aproximado de 30º acima do horizonte, mantendo o manche puxado até o final do seu curso.

  • Ocorrendo o estol, ceder o manche, deixando o nariz do avião descer abaixo da linha do horizonte até 45º (avião em mergulho).

  • Quando a velocidade de 70 à 80 mph for atingida, elevar o nariz do avião para o voo reto horizontal, ajustando a potência para 2.400 RPM.

  • Desligar a bomba elétrica.

  • Checar os instrumentos na radial verde.

OBS: necessitará do uso do pedal direito para manter a referência na proa. O piloto perceberá que o avião entrará em estol mais rápido na “Perda sem motor”, devido a falta de sustentação imediata na redução total do motor.

C – Estol sem motor com Flape

O Flape por ser um dispositivo hipersustentador que aumenta a sustentação do avião, a velocidade de estol com flape será menor.

Estol com flape

Estol com flape

  • Ligar a bomba elétrica

  • Mistura RICA.

  • Selecionar tanque mais cheio.

  • Reduzir todo o motor.

  • Aplicar flape desejado (10º, 25º ou 40º).

  • Definir o ângulo aproximado de 30º acima do horizonte, mantendo o manche puxado até o final do seu curso.

  • Ocorrendo o estol, ceder o manche, deixando o nariz do avião descer abaixo da linha do horizonte, aguardando a velocidade de 70 à 80 mph.

  • Aplicar potência, nivelando o avião para voo reto horizontal.

  • Recolher os flapes gradativamente

  • Acertar a potência para 2.400 RPM.

  • Desligar a bomba elétrica

  • Checar os instrumentos na radial verde.

D – Estol com motor em Curva

Essa é idêntica ao “Estol com motor”. Deve-se escolher pontos de referência para orientação, pois não haverá necessidade de observá-los para manter a reta.

Estol em curva

Estol em curva

Selecionar o tanque cheio.

  • Reduzir motor para 2.000 RPM

  • Cabrar o manche à um ângulo de 20º em relação ao horizonte.

  • Entrar em curva com uma pequena inclinação para qualquer lado.

  • Ficar atento à utilização dos comandos à medida que o avião perde velocidade – principalmente dos pedais para evitar uma entrada em parafuso.

  • Ocorrendo o estol, ceder o manche abaixo da linha do horizonte.

  • Quando a velocidade de 70 à 80 mph for atingida, elevar o nariz do avião para o voo reto horizontal, ajustando a potência para 2.400 RPM.

PERIGO: NÃO executar qualquer perda abaixo de 1.500 pés de altura.

FIQUE ATENDO PARA NÃO ERRAR:

  1. Não esquecer de escolher pontos de referência adequados

  2. Não esquecer de checar a área livre desabitada

  3. Não esquecer de seguir a sequência pré estabelecida dos procedimentos

  4. Não deixar de calçar os pedais para compensar as variações do torque.

  5. Não esquecer de colocar o comando do flape em neutro, após reduzir a RPM (perda sem motor com flape)

No final de todos os nossos post você também aprende e enriquece seu Vocabulário de Inglês diário e Aeronáutico! Aproveite também nossas dicas!


DICAS de Inglês:

Months of the Year:

  • January, February, March, April, May, June, July, August, September, October, November, December

Days of the Week:

  • Monday, Tuesday, Wednesday, Thrusday, Friday, Saturday, Sunday

The Seasons:

  • Spring, Summer, Autumm or Fall, Winter

* Vocabulary

  • a chicken sandwich = um sanduíche de frango
  • an ice cream = um sorvete
  • a mushroom pie = uma torta de cogumelo
  • an apple pie = uma torta de maçã
  • a piece of pizza = um pedaço de pizza

* Inglês Aerotécnico

Cylinder Barrel – Cilindro destacado; conforme usado em motores de avião, geralmente significa um cilindro completo, com alhetas, cabeça de cilindro, válvulas, etc.

Daily Rate – Razão diária; a variação de erro de cronômetro ou relógio em 24:00 horas.

Danger Area – Área perigosa; uma área específica, dentro ou sobre a qual poderá existir atividades que contituem um perigo potencial para as aeronaves que a sobrevoam.

Faça parte da nossa turma: https://wingsescola.com.br/

Esteja preparado! https://wingsescola.com.br/pre-selecao/

https://wingsescola.com.br/coaching-em-grupo/

https://wingsescola.com.br/curso-preparatorio/

Venha nos conhecer! https://wingsescola.com.br/wings-escola-de-aviacao/

Deixe seus comentários e até a próxima!