Wings Escola de Aviação

Quanto Custa um Curso de Piloto Privado?

Corporate Pilot Using Electronic Tablet

Sonha se tornar um piloto de avião? Saiba quanto custa um curso de piloto privado

A licença para piloto privado é o primeiro passo para quem pretende seguir a carreira de piloto de aeronaves. Apesar de não permitir exercer atividades remuneradas, o curso de piloto privado é essencial para quem pretende evoluir nesta profissão.

Veja a seguir quanto custa um curso de piloto privado.

O valor de um curso de piloto privado

Em alguns casos o valor de um curso para piloto é comparado ao valor de uma faculdade. Em outros casos, pode até ser mais barato, dependendo da escola escolhida. Vale lembrar que, nem sempre o valor mais baixo é a melhor opção, afinal, se trata de uma carreira.

Primeiramente, todos os candidatos deverão fazer dois cursos teóricos no valor de R$ 2.500 a R$ 3.000. Em seguida, é necessário fazer aulas práticas. E para obter a licença básica de piloto privado, são necessárias pelo menos 40 horas de voo.

Os cursos em geral precisam de um bom investimento financeiro, mas o retorno em longo prazo é gratificante. Desde a matrícula no curso de piloto privado até o cumprimento das horas de aula prática, serão necessários em torno de R$ 90 mil e R$ 140 mil.

O valor depende muito da escola de aviação, do modelo de avião de treinamento e o desempenho do estudante durante o curso.

Algumas escolas podem cobrar taxas administrativas, de check, de adaptação em aeronaves, etc… Esses valores podem ser acrescentados no orçamento final do curso.

Portanto, o ideal é consultar uma escola de aviação e pedir um orçamento.

A carreira de piloto privado

Mesmo não dando direito a exercer a profissão de piloto de aeronave comercialmente, o curso de piloto privado exige dedicação e investimentos.

Concluindo as etapas de cursos teóricos e práticos, o estudante receberá um certificado que permite pilotar aviões ou helicópteros. E para obter a licença de piloto privado, seja para aviões (PPA) ou helicópteros (PPH), é preciso passar pelas seguintes etapas:

• 1ª etapa: Obter o certificado Médico Aeronáutico (CMA), por meio de um exame médico, em hospitais credenciados pela ANAC.
  • 2ª etapa: Realizar o curso teórico em escolas, aeroclubes e /ou universidades credenciadas pela ANAC.
  • 3ª Fazer o exame da ANAC para testar os conhecimentos teóricos e obter a carteira provisória de piloto privado.
  • 4ª etapa: Realizar o curso prático que poderá ser feito em aeroclubes e escolas de pilotagem para obter o Certificado de Habilitação Técnica (CHT) (brevê ou licença de Voo). A duração mínima é de 35 a 40 horas, dependendo da escola.

Após a realização do curso prático, o estudante deverá fazer um voo de “Check”, que será acompanhado por um instrutor da ANAC.

Vale lembrar que o curso de piloto privado é apenas o começo, mas com ele é possível pilotar um avião/helicóptero particular. Ou ainda acumular horas de voo para depois investir na formação de piloto comercial de aviões (PC) ou de helicópteros (PC-H).

E para quem pretende continuar, o salário de um piloto de avião no Brasil fica entre R$ 2.500 e R$ 12.000, com média salarial nacional de R$ 3.899 na aviação comercial.