Sonha se tornar um piloto de avião? Saiba quanto custa um curso de piloto privado

A licença para piloto privado é o primeiro passo para quem pretende seguir a carreira de piloto de aeronaves. Apesar de não permitir exercer atividades remuneradas, o curso de piloto privado é essencial para quem pretende evoluir nesta profissão.

Veja a seguir quanto custa um curso de piloto privado.

O valor de um curso de piloto privado

Em alguns casos o valor de um curso para piloto é comparado ao valor de uma faculdade. Em outros casos, pode até ser mais barato, dependendo da escola escolhida. Vale lembrar que, nem sempre o valor mais baixo é a melhor opção, afinal, se trata de uma carreira.

Primeiramente, todos os candidatos deverão fazer dois cursos teóricos no valor de R$ 2.500 a R$ 3.000. Em seguida, é necessário fazer aulas práticas. E para obter a licença básica de piloto privado, são necessárias pelo menos 40 horas de voo.

Os cursos em geral precisam de um bom investimento financeiro, mas o retorno em longo prazo é gratificante. Desde a matrícula no curso de piloto privado até o cumprimento das horas de aula prática, serão necessários em torno de R$ 90 mil e R$ 140 mil.

O valor depende muito da escola de aviação, do modelo de avião de treinamento e o desempenho do estudante durante o curso.

Algumas escolas podem cobrar taxas administrativas, de check, de adaptação em aeronaves, etc… Esses valores podem ser acrescentados no orçamento final do curso.

Portanto, o ideal é consultar uma escola de aviação e pedir um orçamento.

A carreira de piloto privado

Mesmo não dando direito a exercer a profissão de piloto de aeronave comercialmente, o curso de piloto privado exige dedicação e investimentos.

Concluindo as etapas de cursos teóricos e práticos, o estudante receberá um certificado que permite pilotar aviões ou helicópteros. E para obter a licença de piloto privado, seja para aviões (PPA) ou helicópteros (PPH), é preciso passar pelas seguintes etapas:

• 1ª etapa: Obter o certificado Médico Aeronáutico (CMA), por meio de um exame médico, em hospitais credenciados pela ANAC.
  • 2ª etapa: Realizar o curso teórico em escolas, aeroclubes e /ou universidades credenciadas pela ANAC.
  • 3ª Fazer o exame da ANAC para testar os conhecimentos teóricos e obter a carteira provisória de piloto privado.
  • 4ª etapa: Realizar o curso prático que poderá ser feito em aeroclubes e escolas de pilotagem para obter o Certificado de Habilitação Técnica (CHT) (brevê ou licença de Voo). A duração mínima é de 35 a 40 horas, dependendo da escola.

Após a realização do curso prático, o estudante deverá fazer um voo de “Check”, que será acompanhado por um instrutor da ANAC.

Vale lembrar que o curso de piloto privado é apenas o começo, mas com ele é possível pilotar um avião/helicóptero particular. Ou ainda acumular horas de voo para depois investir na formação de piloto comercial de aviões (PC) ou de helicópteros (PC-H).

E para quem pretende continuar, o salário de um piloto de avião no Brasil fica entre R$ 2.500 e R$ 12.000, com média salarial nacional de R$ 3.899 na aviação comercial.