Wings Escola de Aviação

Remoção e Instalação Instrumentos – Aviônicos

REMOÇÃO E INSTALAÇÃO INSTRUMENTOS – AVIÔNICOS

Boeing 787

A – Instrumentos com Flange

Para estes instrumentos, seguem-se os procedimentos seguintes das figuras 1-1.

Instrumentos com Flange

1 Desligam-se os conectores elétricos e as tubulações flexíveis;

2 Retiram-se os parafusos de fixação (em número de 3 ou 4, conforme o caso);

3 Remove-se o instrumento

B – Instrumentos com Braçadeira

Para estes instrumentos, seguem-se os procedimentos da figura 1-2.

Instrumentos com Braçadeiras

1 Afrouxa-se o parafuso de travamento da braçadeira situado, normalmente, no lado direito do instrumento;

2 Com uma das mãos, retira-se o instrumento pela frente e com a outra, solta-se o conector na traseira do mesmo.

CUIDADOS COM OS INSTRUMENTOS

As exigências surgidas a respeito de segurança e a utilidade dos voos são os resultados das características alcançadas pelo avião moderno, cuja performance, alta velocidade, grande capacidade de carga e grande raio de ação, fizeram dele um valioso veículo para fins militares e transportes comerciais.

Manutenção Aviônicos

A construção de instrumentos de aviação obedece aos seguintes requisitos: precisão, segurança, simplicidade, durabilidade, leveza, capacidade de funcionamento em temperaturas extremas, leituras fáceis, resistência à corrosão, bom amortecimento, insensibilidade à aceleração, possibilidade de indicação além dos limites dentro dos quais vai trabalhar, ser de fácil instalação e requerer o mínimo de manutenção.

Daí então a necessidade de um estudo simples que venha trazer não só aos pilotos como aos técnicos de manutenção noções sobre a finalidade, princípio de funcionamento, utilização, manutenção, reparação, inspeção dos instrumentos mais comuns.

Para se manter o nível de segurança e precisão do instrumento de bordo, o mais alto possível, deve-se executar periodicamente certos exames e inspeções.

A explanação que se segue é de natureza geral, tendo sido redigida para fins de instrução prática. Os trabalhos de inspeção, conservação, reparação e armazenagem, devem obedecer às prescrições traçadas pelo fabricante do instrumento, contidas nos respectivos manuais.

Precisão dos Instrumentos

Os reparos só podem ser executados por oficinas e pessoal especializado.

Os reparos podem ser: os retoques da pintura luminosa dos mostradores e ponteiros, substituições de peças, reajustamento do mecanismo do instrumento, lubrificações especiais de certas partes, etc.

Os trabalhos de reparação exigem técnicos habilitados, ferramentas apropriadas, tornos, equipamentos de equilibragens e calibragem, etc.

Os instrumentos de natureza particularmente delicados são lacrados quando saem da fábrica, não sendo absolutamente permitido inutilizar este selo durante os trabalhos de manutenção, tampouco, abrir as caixas de proteção.

* Relembre as classificações e características dos instrumentos: https://wingsescola.com.br/instrumentos-avionicos/

https://wingsescola.com.br/12-caracteristic…trumentos-de-voo/

No final de todos os nossos post você também aprende e enriquece seu Vocabulário de Inglês diário e Aeronáutico! Aproveite também nossas dicas!


DICAS de Inglês:

Pay Attention

  1. HERE (aqui)
  2. THERE (ali)
  3. OVER THERE (lá)

EX: I´m here, the book is there and John is over there!

* Vocabulary

* Inglês Aerotécnico

Corrector – Corretor; um ímã, pedaço de ferro doce ou dispositivo utilizado no ajuste ou compensação de uma bússola magnética.

Costa – Qualquer peça ou parte de um avião, semelhante a uma nervura.

Counterbore – Alargamento de um furo em alguma parte de sua profundidade, por mio de perfuração.


Faça parte da nossa turma: https://wingsescola.com.br/

Esteja preparado! https://wingsescola.com.br/pre-selecao/

https://wingsescola.com.br/coaching-em-grupo/

https://wingsescola.com.br/curso-preparatorio/

Venha nos conhecer! https://wingsescola.com.br/wings-escola-de-aviacao/

Deixe seus comentários e até a próxima!