Olá, conheça agora 12 Características dos Instrumentos de Voo.

 

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Você sabe quais são?

 

CARACTERÍSTICAS DOS INSTRUMENTOS

Na construção dos instrumentos de bordo modernos são levados em consideração os requisitos gerais descritos a seguir.

1. Temperatura

Os instrumentos devem funcionar satisfatoriamente, dentro de uma variação de temperatura de –35ºC a + 60ºC, sendo que a temperatura normal considerada é de 15ºC.

2. Vibração

Os instrumentos devem funcionar satisfatoriamente, sob vibração. Como a vibração pode ser, às vezes, excessiva, todos os instrumentos são montados em painéis à prova de choque, que lhes diminuem a vibração. Deve ser notado que os métodos normais de amortecimento, ora em uso, não eliminaram totalmente a vibração, a qual entra nas cogitações dos fabricantes.

As atuais especificações estipulam um funcionamento satisfatório e preciso, mesmo quando o instrumento está num plano de 45o com a horizontal e sujeito a vibrações de não menos de 0,003 da polegada a não mais de 0,005 da polegada de amplitude e frequência de 600 a 2200 oscilações por minuto.

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Cabine de Comando A380

3. Vedação

Todos os instrumentos devem ser vedados. Há dois modos de vedação.

Os mais rústicos que funcionam por diferença de pressão, são vedados à prova de água.

Essa vedação impede que a poeira e a umidade penetrem na caixa de instrumentos e são facilmente reconhecidos pela presença de um pequeno orifício na parte de baixo da caixa.

Os indicadores de pressão absoluta, bem como os instrumentos giroscópicos requerem vedação especial à prova de ar. É muito importante que a vedação apropriada seja conservada no instrumento depois de sua instalação no avião, a fim de assegurar indicações precisas e evitar-se a corrosão do mecanismo.

4. Posição

Os mecanismos da maioria dos instrumentos devem ser equilibrados e ficar de maneira que suas indicações não sejam afetadas pelas variações de inclinação de até 180o, para ambos os lados.

5. Amortecimento

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Cabine de Comando Boing 747

Apesar da força centrífuga, da aceleração e da super tensão, os instrumentos devem operar corretamente ou quase corretamente. Quando se tornar necessário devem usar fixadores apropriados, restrições ou qualquer outro artifício de amortecimento.

6. Escala

Todos os instrumentos possuem uma escala apropriada à quantidade que se deve medir. Esta escala é normalmente calibrada com 1-3 uma margem de 50% a 100% sobre os limites normais de utilização do instrumento.

7. Marcações

As marcações de limites de operação, operação ideal, etc. são apresentadas em faixas coloridas pintadas na forma de arco ou com decalque nos vidros dos instrumentos ou, em alguns casos, diretamente no mostrador. Quando as marcações são externas, isto é, nos vidros, é possível modificá-las caso haja alteração em alguns dos limites.

No caso de marcas no mostrador, somente o fabricante ou a oficina autorizada poderá fazê- las.

marcadores instrumentos

Instrumentos de voo

Esta pintura é uma composição tratada a radium, que torna possível a leitura no escuro, sem auxílio de iluminação artificial. Essa composição é altamente venenosa e sua aplicação ou retoques só poderão ser feitos por pessoal autorizado.

As faixas coloridas podem ser: vermelha, verde, amarela, azul e branca.

Arco vermelho – operação proibida;

Arco verde – operação normal;

Arco amarelo – operação indesejável, pode existir perigo. (usado em emergência);

Arco azul – operação em regime econômico;

Arco branco – operação normal com alguma característica especial (exemplo: no velocímetro a faixa de operação com o flape atuado);

As linhas curtas radiais (azuis) são usadas para indicar uma condição específica (exemplos: no velocímetro a melhor razão de subida monomotor ou o limite de operação econômica com a mistura de combustível na situação empobrecida, porém de segurança, sem prejuízo na sustentação do avião);

As linhas curtas radiais (vermelhas) são usadas para indicar os limites mínimos e máximos de funcionamento.

8. Tamanho

Tanto quanto possível, as dimensões das caixas de instrumentos são de dois tamanhos padronizados nos aviões modernos. A maioria das caixas é de 2 3/4 da polegada e de 1 7/8 da polegada.

9. Peso

Em face do número muito grande de instrumentos, usados nos modernos aviões, e o aproveitamento do espaço nos painéis, foram reduzidos o peso e o tamanho dos instrumentos.

10.Caixa

A maioria das caixas de instrumentos de avião é moldada numa composição fenólica.

luzes cabine

12 Características dos Instrumentos de Voo

Há tipos de instrumentos que possuem caixas construídas em duas peças, sendo uma a do corpo principal e a outra do anel fixador da cobertura e parafusos, para fixação do anel ao corpo da caixa.

11.Iluminação

Existem vários tipos de iluminação paraos instrumentos:

lâmpadas elétricas situadas no painel e cobertas com um segundo painel protetor de reflexão;

lâmpadas elétricas instaladas em anéis refletores acondicionadas nos próprios mostradores dos instrumentos;

lâmpadas elétricas individuais convenientemente situadas na parte inferior do próprio instrumento;

Lâmpadas elétricas de luz ultravioleta, cheias de Argônio. Neste caso, os mostradores dos instrumentos de bordo são pintados com uma substância sensível ao raio ultravioleta. As lâmpadas são instaladas nas proximidades do painel e suas intensidades são controladas por um reostato. Saiba mais sobre luzes de cabine.

12. Outras características:

Os instrumentos de bordo devem possuir ainda as seguintes características:

precisão;

segurança;

durabilidade;

leveza;

fácil instalação;

mínimo de manutenção;

leitura simples.


Dicas de Inglês Aerotécnico – Vocabulário

Collective Pitch Control – Controle característico dos helicópteros, pelo qual o piloto caria simultaneamente o ângulo de todas as pás do motor horizontal, aumentando ou diminuindo a força de sustentação; controle de passo coletivo.

Collision Bearing – Marcação ou proa de colisão; uma marcação constante mantida enquanto que a distância entre duas aeronaves decresce.

Combustion Stability – Em se tratando de motor a jato, a estabilidade de combustão significa a queima suave e a habilidade da chama em permanecer acesa através de uma gama ampla de operação.

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