• Curso de Piloto Comercial de Avião e Helicóptero

Piloto Comercial de Avião ou Helicóptero

Após concluir as partes teórica e prática de Piloto Privado, os alunos que pretendem seguir carreira (voar como profissão), deverão dar início ao curso de Piloto Comercial (PC). Essa é a transição do hobby para uma das profissões mais almejadas no mundo todo. De acordo com as normas da ANAC, é obrigatório primeiro fazer curso de Piloto Privado para depois iniciar o Curso de Piloto Comercial. Muito estudo e habilidades físicas e psíquicas são algumas das características que o Piloto Comercial de Avião e/ou helicóptero deve possuir. O Piloto é o profissional altamente capacitado que pilota e coordena as aeronaves, ao passo que a tecnologia auxilia o trabalho dos profissionais.

Sobre o Curso de Piloto Comercial

Pode-se dizer que esta profissão é uma das mais cobiçadas da categoria. O status e a falta de rotina que a profissão proporciona, chama a atenção dos jovens. No entanto, para se tornar um piloto de aviões o treinamento é rigoroso e exige muita capacitação. Tais quais: responsabilidade, concentração, autocontrole, controle emocional, capacidade de trabalhar sobre pressão, capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais. Além disso a capacidade de trabalhar em equipe, raciocínio rápido, raciocínio espacial, paciência, agilidade, comprometimento e disciplina. É fundamental importância o profissional tenha um compromisso com a segurança e se dedique constantemente aos estudos e treinamentos.

Agora no Curso de Piloto Comercial, o aluno dará continuidade aos seus estudos, novamente iniciando pela parte teórica. Abrangerá profundamente, matérias de Navegação Aérea, Teoria de Voo, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves e Regulamentos de Tráfego Aéreo. (Já vistas no curso de Piloto Privado-PP). Também serão ministradas as matérias de Matemática, Física, Regulamentação da Profissão de Aeronauta, Instrução Aeromédica e Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita. Matérias mais aprofundadas a fim de melhor formar um piloto de companhia aérea (outra denominação comum para o Piloto Comercial).

Duração e horário do curso

O curso possui duração aproximada de 5 meses e é ministrado de segunda à sexta-feira, no período noturno das 19:30 às 22:30 em São Paulo e das 19:00 às 22:00 em Sorocaba.

Depois do Curso

Novamente ao término da parte teórica do Curso de Piloto Comercial, o aluno prestará prova na ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, aprovado o aluno deverá retornar ao Aeroclube de sua escolha para dar continuidade às horas de voo, nessa etapa serão necessárias aproximadamente 110 horas de voo, para que, somadas com as 40 horas de voo de PP obter um total de 150 horas.

Para fazer as horas de voo de Piloto Comercial, é necessária nova avaliação de saúde pelo HASP ou outro órgão credenciado pelo Ministério da Aeronáutica, para obter o Certificado de Capacidade Física agora de 1ª Classe.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

• Certificado Médico Aeronáutico 1ª Classe (pode ser feito ao longo do curso);
  • Cópia Autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio;

• Cópia da cédula de identidade (RG), CPF e Título de Eleitor;
  • Cópia do Certificado de Reservista (para homens);
  • Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Foto 3×4;

QUEM PODE?

• Homens e Mulheres
  • Idade mínima 18 anos (ou à completar até o término do curso)
  • Escolaridade: Ensino Médio Completo.

• CHT Piloto Privado

Curso de Piloto Comercial

Período São Paulo Sorocaba
Noite Sem programação Sem programação

Interessado no curso ou ainda com dúvidas? Entre em contato clicando aqui.

Dê o primeiro passo para a realização do seu sonho agora mesmo!