Mecânico de Aeronaves 2018-01-09T13:21:00+00:00
  • Curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica

Mecânico de Aeronaves

O curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica da Wings, forma Mecânicos para a aviação civil, e tem como objetivo capacitar profissionais para realizar todos os processos de manutenção preventiva e corretiva em aeronaves de pequeno e grande portes, aviões e helicópteros. O curso também prepara você para atuar em qualquer empresa do ramo.

Aqui você vai encontrar tudo o que precisa para ser bem sucedido na profissão. Oficinas para aulas práticas, professores com nível superior, empresas parceiras e muito mais. Embarque conosco e faça parte deste seleto grupo apaixonado pelo que faz e altamente preparado!

Sobre o curso

O Curso é dividido em módulos, o aluno iniciará obrigatoriamente pelo Módulo Básico (BAS) e após concluí-lo com aprovação, pode escolher por uma das três especializações oferecidas, sendo elas Grupo Moto Propulsor (GMP), Células (CEL) e Aviônicos (AVI) veja em detalhes abaixo o que são cada um destes módulos e o que você vai estudar.

São mais de vinte anos de tradição na formação de mecânicos de aeronaves na Wings e ainda existe muito espaço na área, pois faltam profissionais no mercado. O salário do mecânico de aeronaves é o mais alto dentro da área técnica segundo pesquisa recente, mais alto que os tradicionais mecatrônica, química e mecânica industrial entre outros.

Módulo Básico (BAS)

Esse é o princípio do curso de Mecânico de Aeronaves, esse módulo é destinado aos alunos que ainda não o cursaram e foram aprovados. Para os alunos já aprovados no Básico, estes poderão ingressar direto em uma das três especializações.

O Módulo Básico é composto de Gestão de Qualidade, Segurança no Trabalho, Comunicação Oral e Escrita, Matemática, Física, Química, Conhecimentos sobre aeronaves, Peso e Balanceamento, Desenho Técnico, Normas da Aviação Civil, Meio Ambiente, Inglês básico, Segurança de Voo, Proteção e combate a Incêndios, Inglês Técnico, Combustíveis e lubrificantes, eletricidade e eletrônica básica, Geradores e Motores Elétricos, Fatores Humanos na Aviação, Gestão de Pessoas e CTM.

Grupo Motopropulsor (GMP)

Com esta especialidade o Mecânico de Aeronaves estará habilitado a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores.

O Módulo GMP é composto por Inglês Técnico, Motor convencional, Motor a reação, Sistema de combustível de motores, Sistema de admissão e escapamentos, Sistema de ignição e elétrico de motores, Sistema de partida, Lubrificação, Hélices, Sistema de proteção contrafogo, Operação e manutenção de motores, instalação e remoção, Inspeção de motores, Procedimentos de pista.

Total de 650 h/a + 60 hs de aula prática

Célula (CEL)

Esta é a especialidade que trabalha com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que você vai poder trabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a conhecida fuselagem da aeronave.

O Módulo Célula é composto por Inglês Técnico, Estrutura de aeronaves, comandos de voo, conhecimentos técnicos de helicópteros, sistemas elétricos de aeronaves, Instrumentos, Sistema de proteção contra gelo, chuva e fogo, Sistemas de comunicação e navegação, Sistemas de combustíveis, Interiores de aeronaves, Sistemas hidráulicos e trem de pouso, Pneumática-Pressurização e Ar Condicionado, Inspeção e Procedimentos de pista.

Total de 650 h/a + 60 hs de aula prática

Aviônicos (AVI)

Esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos das aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e radiocomunicação, sistemas elétricos e de radar.

O Módulo Aviônicos é composto por Inglês Técnico, Eletrônica, Sistemas elétricos, Instrumentos, Sistema de proteção contra gelo, chuva e fogo, Sistema de partida e de ignição, Técnicas Digitais, Sistemas de comunicação e navegação, Inspeção de Aviônicos e Procedimentos de pista.

Total de 650 h/a + 60 hs de aula prática

Duração e horário do curso

Os cursos são ministrados de segunda à quinta-feira, dessa forma você têm as sextas-feiras livres para estudos ou mesmo para resolver questões particulares sem ter que faltar no curso!

Básico

O Módulo Básico é ministrado no período da noite, das 19:00 às 22:00 com duração aproximada de 5 meses, devendo o aluno após a aprovação seguir pela Especialização oferecida.

Especializações

Os módulos Grupo Motopropulsor (GMP), Célula (CEL) e Aviônicos (AVI) são ministrados no período da noite, das 19:00 às 22:00 com duração aproximada de 11 meses.

Depois do curso

Ao término do curso, o aluno fará uma prova na ANAC, aprovado obterá o CCT – Certificado de Conhecimentos Técnicos e dessa forma poderá se candidatar à vaga de Mecânico de Manutenção de avião ou helicóptero em qualquer empresa aérea ou similares.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

    • Cópia da cédula de identidade (RG), CPF e Título de Eleitor;
    • Cópia Autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio;
    • Cópia do Certificado de Reservista (para homens);
    • Cópia do Comprovante de Residência;
    • 01 Foto 3×4;

QUEM PODE?

    • Homens e Mulheres
    • Idade mínima: 18 anos (ou à completar até o término do curso)
    • Escolaridade: ensino médio (2º grau) completo (ou a completar até o término do curso)

Curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica

(Oferecido na Wings Unidade Sorocaba)

Módulo Período Início
Básico + Células Noite 29/01/2018

Interessado no curso ou ainda com dúvidas? Entre em contato clicando aqui.

Dê o primeiro passo para a realização do seu sonho agora mesmo!