“Atmosfera padrão” é um termo muito utilizado no meio aeronáutico, você vai ouvir muito isso se estiver iniciando seus estudos para ser piloto privado por exemplo, e em vários outros cursos.
O importante aqui é compreender o motivo pelo qual este padrão foi criado, sendo assim preparamos uma explicação bem objetiva. Ao final deste artigo você saberá com segurança o que é Atmosfera Padrão.
Porque Padronizar?
Sabemos que o desempenho da aeronave, ou seja, a sua performance, tal como velocidade, comprimento de pista para decolagem, potência dos motores, etc depende muito dos parâmetros atmosféricos.
Como estes parâmetros estão sujeitos a grandes variações, foi criada uma atmosfera padrão (ISA = ICAO STANDARD ATMOSPHERE), com as seguintes finalidades:
1- Utilizar este padrão para possibilitar cálculos do desempenho da aeronave em diversas condições;
2- Possibilitar a comparação dos desempenhos de aeronaves diferentes;
3- Padronizar os critérios de avaliação entre os desempenhos de aeronaves diferentes.
A PADRONIZAÇÃO DA ATMOSFERA
A padronização da atmosfera, conhecida como ISA, foi devidamente aprovada pela ORGANIZAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL (OACI), e é apresentada nos seguintes conceitos:
– Nível do ma: Valor médio da Terra, considerada como uma esfera lisa, perfeita e volume correspondente ;
– Altitude: Distância vertical que separa um ponto no espaço do nível do mar;
– Altura: Distância vertical que separa um ponto no espaço da superfície do solo;
– Nível: Qualquer superfície paralela à superfície do mar;
– Pressão ao nível do mar: 1013,25 hPa (hectoPascal) ou 29,92in Hg (polegadas de Mercúrio) ;
– Temperatura do nível do mar: 15°C ou 59ºF;
– Gradiente vertical térmico: 0,65°C/100m ou 2° C/1000ft;
– Velocidade do som ao nível do mar: 340 m/s ou 660 Kt;
– Latitude: 45°N ou 45°S.
Para efeito de estudo, e melhorar suas chances de passar na ANAC, é recomendado que estes valores estejam sempre muito claros em sua mente.
Dicas de Inglês Aerotécnico e um pouquinho mais…
Altigraph – Altígrafo; Altímetro equipado com um mecanismo de gravação. O equipamento é do tipo aneroide. A carta ou gráfico resultante, movimentado por mecanismo de relógio, é usualmente graduado em pés ou metros, de acordo com alguma fórmula empírica ou arbitrária, de pressão-temperatura-altitude. Em outras palavras, é um barógrafo cuja escala lê alturas.
Altitude Circle – Circulo de altitude; Paralelo de altitude.
Altitude Azimuth – Azimute de altitude; Um azimute é determinado quando são conhecidos a altitude, declinação e latitude.
Faça bom uso deste material e nos vemos no próximo post.
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