Quero ser um(a) Comissário(a) de Voo

O que preciso para começar?

Baseado nisso a WINGS preparou esse artigo pensando exatamente nas principais dúvidas relacionadas no assunto que diz respeito a se tornar uma(o) Comissária(o) de Voo. Indo direto ao ponto, aqui estão os principais pontos a se questionar para trilhar este caminho:

Quero ser um(a) Comissário(a) de Voo. Como saber se posso?

1 – Preciso ter no mínimo 18 anos para exercer a profissão?

Sim, será necessário possuir no mínimo 18 anos para se tornar uma(o) Comissária(o) de Voo, já que você terá diversas responsabilidades que demandam a maioridade, como viajar pelo país e afora, responder por menores desacompanhados, dentre outras situações, portanto é de suma importância que você possua pelo menos 18 anos para se tornar Comissária(o). Não há limite de idade para exercer a profissão.

2 – Escolaridade, o que preciso?

Para exercer a profissão, por determinação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), você precisa de pelo menos o ensino médio completo.

3 – Documentos, para realizar o curso.

Os documentos à seguir são obrigatórios. Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Vacinação contra Febre Amarela e Antitetânica válida, CMA (Certificado Médico Aeronáutico) mas não se preocupe, falaremos mais sobre CMA. Não esqueça também do seu histórico escolar autênticado que comprova a conclusão do ensino médio, assim como, um comprovante de endereço atual, título de eleitor e a dispensa do serviço militar (para homens).

4 – Inglês é necessário?

O inglês é eliminatório em todas as empresas aéreas, porém cada uma possui uma regra. Algumas não exigem inglês das mulheres, somente dos homens, outras exigem inglês avançado para ambos. Sendo assim, é recomendável que você estude inglês sim. Muitos alunos fazem o curso de inglês em paralelo ao de Comissários ou mesmo esperam terminar o de Comissários para iniciarem o de inglês.

5 – Qual a altura mínima para ser Comissária(o) de Voo?

A ANAC não tem uma exigência quanto a peso ou altura, mas sim uma orientação.

Indica-se que as mulheres tenham 1.58m e os homens 1.65m no mínimo, mas isto também pode variar com a empresa aérea a qual você participará do processo seletivo.

6 – E o peso? Alguma restrição?

Não, mas é recomendável que você se mantenha na média ideal para sua altura.

7 – Referente a visão existe alguma restrição?

Se você possuir algum problema de visão que é solucionável por óculos ou lente de contato está tudo bem.

Recomenda-se somente um cuidado a mais com lentes de contato já que o ambiente dentro das aeronaves é relativamente seco por conta de possuir a temperatura controlada por ar condicionado, sendo assim utilizar óculos no lugar das lentes é uma boa pedida.

8 – Problemas de fala como dicção. Como proceder?

Esses problemas são eliminatórios, mas não perca as esperanças, se você consegue corrigir por tratamento, siga em frente.

9 – Quais os exames obrigatórios para comissárias(os)?

Uma série de exames de saúde, e somente ao final desses exames que você obtém o CMA – Certificado Médico Aeronáutico.

Nós aeronautas sempre fomos atendidos no Hospital da Aeronáutica de cada região, porém, as coisas mudaram agora e estes deverão ser realizados em clinicas especializadas. Verifique no site da ANAC os locais credenciados para obtenção do CMA: Acesse o site da ANAC e procure por “Exame Médico”: http://www.anac.gov.br e não se preocupe, pois no ato da matrícula iremos te explicar ainda mais sobre o CMA e te indicar clínicas que oferecem descontos aos alunos Wings.

10 – Não sei nadar, ainda posso fazer o curso?

Pode, MAS, é hora de aprender. ‘Mas eu tenho medo de água’, então é aconselhável procurar ajuda para superar esse medo, pois durante o curso você terá treinamento de sobrevivência na selva, que inclui marinharia, no qual há treinamento em bote salva vidas e evacuação na água onde mesmo com o colete salva vidas, você estará na água.

11 – Então precisarei do curso de primeiros socorros também, certo?

Não. Durante o seu Curso de Comissária(o) de Voo você terá treinamento sobre tudo o que você precisa saber sobre primeiros socorros. Teórico e prático. Inclusive quando você entrar em uma empresa aérea fará mais um treinamento com uma equipe especializada para ter direito a sua CHT (Certificado de Habilitação Técnica).

12 – O curso de Comissário é obrigatório para conseguir um emprego?

Sim, é obrigatório e precisa ser homologado pela ANAC, além disso é bom se informar se a escola que procura cursar é de boa reputação e se a homologação é válida.

A Wings atua desde 1997 na formação de Comissários de Voo e tanto a escola quanto o curso são homologados pela ANAC.

13 – Beleza, consegui responder tudo o que está acima e decidi fazer o curso. Mas e emprego? Como fica?

Esta é a principal pergunta que muitos fazem. É simples, vamos separar em cinco partes:

1 – Você deverá estar com o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) em dia.

2 – Estar aprovado na prova da ANAC.

3 – Entrar na área de ‘trabalhe conosco’ dos sites das empresas aéreas que pretende cadastrar seu currículo.

4 – Os nossos alunos possuem a vantagem de poderem encaminhar os currículos para rh@wingsescola.com.br e nós iremos encaminhar o seu currículo para as grandes companhias das quais temos parceria para o envio dos mesmos.

5 – Se quiser se preparar para os processos seletivos das cias e ir confiante para as entrevistas, faça também o nosso curso “Get Ready” e multiplique as suas chances de contratação!