O que é preciso para ser comissário(a) de voo ou aeromoça?

Comissário(a) de Voo | Aeromoça: O que é necessário para ser um profissional?

“Saiba quais os requisitos necessários para se tornar uma aeromoça ou comissário (a) de bordo. Qual a função destes profissionais e quanto ganham”.

Aeromoças ou comissários(as) de bordo são profissionais treinados para zelar pelo conforto, tranquilidade e segurança dos passageiros de aviões.

Para ser tornar aeromoça ou comissário (a) de bordo não é preciso formação superior, mas é necessário passar por alguns treinamentos.                                     Por isso, fizemos este artigo com os principais requisitos necessários para quem deseja seguir essa carreira.                                                                                                                                                

Requisitos necessários para ser aeromoça ou comissário(a) de bordo

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Na verdade, os termos aeromoça e comissário (a) de bordo definem os mesmos profissionais, mas, no Brasil e em Portugal há uma pequena diferença. Portanto, as mulheres são chamadas aeromoças e os homens comissários de bordo ou de voo, apenas pela diferença de gênero.

Contudo, estes profissionais exercem as mesmas funções básicas, ou seja, fazem a comunicação direta com os passageiros. Ajudando-os sempre para que se sintam seguros e confortáveis.

E para exercer esta profissão é preciso ter uma Licença de Comissário de Voo, que pode ser solicitada por quem possua os seguintes requisitos:

  • 18 anos completos
  • Ensino Médio Completo
  • Tenha concluído o Programa de Instrução teórica e Prática estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Voo e possua certificado de aprovação em curso homologado pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC).
  • Certificado de aprovação em bancas de exames da ANAC
  • Possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA) 2ª classe (válido)

Os candidatos são selecionados através de: entrevista pessoal, teste psicológico, exames médicos e testes e dinâmicas de grupo para verificar a qualificação dos mesmos.

Quando selecionados, os candidatos passam por um treinamento na empresa antes de começar a exercer a profissão na prática. 

Quanto ganha uma aeromoça ou comissário(a) de bordo?

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O Comissário de Voo recebe um salário base + um valor por cada quilometro voado + as diárias que são depositadas uma vez por semana, ou seja, seu salário será a soma do “base” + a quantidade de quilômetros que você voou.

Atualmente o Sindicato Nacional do Aeronautas define o piso salarial de R$ 1.742,00 para profissionais em início de carreira. Isso para quem atua em linhas áreas comerciais. Quando acrescentados benefícios e outros adicionais da categoria, o valor da remuneração pode superar os R$ 6.000,00. 

Além disso, o salário pode variar de acordo com a empresa aérea que o profissional vai atuar. Entre outros detalhes como o tempo de experiência na profissão, a classe que vai atender (primeira classe ou econômica). Ou ainda o tipo de voo, se é nacional o internacional.

Qual a função de uma aeromoça ou comissário (a) de bordo?

Aeromoças ou comissários(as) de bordo podem atuar em vários tipos de aeronaves como: aviões comerciais, táxis aéreos ou até mesmo helicópteros. E as principais funções destes profissionais são:

  • Verificar equipamentos de segurança da aeronave
  • Servir alimentação e material de pernoite 
  • Recepcionar e encaminhar passageiros aos respectivos lugares
  • Verificar a posição dos assentos e dos cintos de segurança 
  • Informar os passageiros sobre o voo
  • Atender prontamente as solicitações da tripulação em geral
  • Cuidar da segurança e conforto de quem esta a bordo da aeronave

Sendo assim, quem almeja seguir esta carreira e se encaixa no perfil, deverá verificar as habilidades necessárias. Alguns aspectos são bem relevantes na hora da entrevista e dinâmica. Por exemplo: a habilidade de trabalhar com o publico e saber agir em situações inesperadas e adversas. 

Portanto, se você pretende seguir carreira em linhas internacionais, é imprescindível saber outras línguas como o inglês que é a língua mais falada. Ou ainda, línguas orientais como japonês e chinês que estão sendo cada vez mais requisitadas pelas companhias aéreas.