Olá, você sabe como funciona o motor a reação?

Saiba como funciona o motor a reação, seus principais componentes e fases. Este texto vai te auxiliar com seu preparo para as provas da ANAC, pois o material aqui contido é o mesmo utilizado para o estudo.

Um motor a reação tem seu funcionamento comparado com um motor convencional, porque em ambos temos praticamente as mesmas fases operacionais.

No entanto, a principal diferença à ser mencionada sobre o funcionamento dos motores, comparando com os motores convencionais, está no modo e local onde as fases acontecem.

motor convencional

Motor Convencional

Em um motor convencional, as fases ocorrem intermitentemente no interior de um cilindro, enquanto que nos motores a reação as fases ocorrem de maneira contínua, ou seja, sem sofrer interrupção, em cada parte que compõe o motor, que são:

  1. Entrada de Ar
  2. Compressor
  3. Câmara de combustão
  4. Turbina
  5. Escapamento

O motor a reação, assim como o motor convencional, requer um motor de arranque (Starter – Leia Starter Gerador) para iniciar a rotação do eixo compressor e turbina. O arranque é interrrompido logo que a rotação do conjunto compressor-turbina atingir uma RPM que mantenha o funcionamento do motor.

O compressor girando, permite a admissão do ar, comprimindo-o.

Depois do compressor, o ar sob pressão é entregue à câmara de combustão onde a mistura é processada e queimada, gerando energia calorífica. Essa energia calorífica, em forma de expansão de gases (energia cinética) é entregue à turbina onde há transformação em energia mecânica.

Isto faz com que a rotação do conjunto aumente a velocidade. logo à seguir os gases são expelidos pela atmosfera através do escapamento.

motor a reação

Motor a Reação

Este vídeo foi retirado de uma animação em inglês e devidamente traduzido e adaptado à matéria de Conhecimentos técnicos de motores pelo Comandante Alysson Miranda em 25/09/2015.


Vocabulário de inglês Aerotécnico:

Oblateness – Achatamento de uma esfera, nos polos, tal como acontece com a Terra.

Oblique – Oblíqua reta que forma com outra, ou com uma superfície, ângulo agudo ou obtuso.

Obsolesence – Obsolescência; Redução gradativa e consequente desaparecimento; Fim de um processo qualquer.

Alguma dúvida? Podemos te ajudar nessa matéria?

Deixe sua pergunta (Leave A Comment) logo abaixo: