Olá, hoje veremos quais são as áreas de um Aeroporto.
Você quais são?
Todas são importantes e têm suas funções; cada uma complementa a outra. Assim, o funcionamento é completo e todos os usuários podem usufruir e garantir seus direitos como consumidor, bem como os demais trabalhadores envolvidos.
Um aeroporto é um aeródromo (área designada para pousos e decolagens de aeronaves, com seu conjunto de pistas) mas que possui infraestrutura e os serviços necessários para o atendimento de passageiros, bagagens e cargas. Os aeroportos precisam ter um sistema viário de fácil acesso assim como, devem possuir equipes de emergência (bombeiros) e de primeiros socorros.
O tamanho de um aeroporto e a variedade de serviços por ele oferecidos depende primariamente da quantidade de voos que operam naquela localidade e do movimento de tráfego aéreo.
Naturalmente, os grandes aeroportos, com um grande movimento de aeronaves, tendem a ocupar uma superfície maior, chegando por vezes a ocupar mais de 120 km². Um grande centro aeroportuário pode empregar diretamente mais de 20 mil pessoas, movimentar centenas de aeronaves, manejar centenas de toneladas de carga aérea e várias dezenas de milhares de passageiros num único dia de operação.
Centros aeroportuários de grande ou médio porte são bem equipados para o atendimento das aeronaves e da movimentação de clientes e usuários em suas facilidades. São, inclusive, categorizados pelo seu tamanho e movimentação, sendo que a relação das categorias dos aeroportos brasileiros está publicada na página da ANAC (www.anac.gov.br) e a taxa de embarque cobrada aos clientes obedece a este critério.
As áreas de um aeroporto são:
Check-in:
Área em que os clientes se apresentam com sua documentação e bagagens para serem aceitos pelo operador (empresa aérea). É neste momento também que os clientes recebem seus comprovantes de aceitação no voo, o cartão de embarque, para que possas acessar a área restrita para embarcar no voo.
Sala de embarque:
Espaço que o cliente acessa, após passar pelas inspeções de segurança (Raio-X), por tratar-se de área de acesso restrito. Nesta inspeção muitas vezes são detectados artigos restritos que não podem ser levados na bagagem de mão. É importante também observar se os clientes estão com as bagagens de mão dentro dos padrões exigidos. Nesta área são feitas as chamadas para embarque, após a liberação da aeronave.
Finger:
O finger é um “tubo” que é acoplado à porta dianteira da aeronave, facilitando os processos de embarque e desembarque dos clientes. É operado por funcionário com treinamento específico e a permanência próxima à área de acoplagem com aeronave pode ser perigosa. Devemos observar as instruções dos operadores.
Posição Remota:
Nos aeroportos, além dos “fingers” existem posições onde os processos de embarque e desembarque são feitos através de escadas, posicionadas próximas às portas das aeronaves (dianteira e traseira). A aeronave neste caso fica estacionada no que chamamos “área remota” no pátio do aeroporto. O deslocamento de clientes pode ser feito a pé ou, conforme o aeroporto, através de ônibus.
Alguns aeroportos não possuem “fingers” e por isso as aeronaves são permanentemente estacionadas em posições remotas.
Desembarque/ LL:
É a área onde ocorre a restituição da bagagem do clienteapós o desembarque deste da aeronave. Pode possuir esteiras ou não, onde são colocados os volumes de bagagem para que os clientes as retirem após o processo de descarregamento da aeronave.
Loja:
É o espaço disponível para vendas e reservas de passagens aéreas. Onde o cliente compra sua passagem, remarca seu bilhete, obtém informações sobre os horários e valores dos voos da Empresa Aérea. Também pode efetuar seu check-in, dependendo das opções que a Empresa oferece em alguns aeroportos.
Alfândega:
Alfândega é uma área restrita do aeroporto, localizada no setor de desembarque, de atuação exclusiva da Receita Federal, onde são vistoriadas as bagagens e cargas de clientes que vêm de outros países.
Imigração:
Área de atuação exclusiva da Polícia Federal onde se faz o controle de entrada e saída do país. É na imigração que se recebe a autorização para permanecer no país e exercer as atividades desejadas (turismo, negócios, residência).
Aeroportos considerados grandes hubs aéreos (pontos de conexão) oferecem ao cliente uma grande variedade de serviços, como salas VIP, centro comercial, playgrounds, locais para culto religioso, museu, cinema, restaurantes, lanchonetes, etc.
Dicas de Inglês Aerotécnico – Vocabulário
Choked – Obstruído; abafado; afogado; sufocado; com relação ao motor a jato, durante muitas condições de operação, a velocidade de saída dos gases alcança a velocidade do som em relação a temperatura do gás de escape e o local propulsor é dito então “choked”, isto é, nenhum aumento posterior em velocidade pode ser obtido a menos que a temperatura seja aumentada.
Chord – Corda; linha que liga o bordo de ataque ao bordo de fuga de um perfil; linha de referência arbitrária, a partir da qual são medidas as ordenadas de seção do aerofólio; é normalmente a linha reta tangente ao intradorso do aerofólio ou a linha reta entre os bordos de ataque e de fuga da seção. O mesmo que Chord Line; corda; em geometria, corda de arco.
Chord Direction – Para efeito de análise de tensão, a direção da corda é paralela à intersecção do plano do suporte interno da asa com o plano de simetria do avião. Quando a asa possui dois suportes internos, em planos não paralelos, deve ser usado o plano bissetriz do ângulo diedro entre aqueles dois planos.
Deixe seus comentários e até a próxima!
Leave A Comment