Ser um piloto de helicóptero é um sonho possível, mas o é preciso para se tornar um profissional? É sobre isso que vamos falar nos tópicos a seguir

Assim como o piloto de avião comercial, o piloto de helicóptero também precisa realizar alguns cursos. A formação basicamente é composta por dois cursos.

O primeiro para Piloto Privado de Helicóptero  (PPH). Esta primeira formação concede uma licença que permite voar apenas em helicópteros particulares. Isto é, não permite exercer atividade remunerada.

Entretanto, é o requisito básico para poder seguir em frente na carreira e fazer o curso para Piloto Comercial de Helicóptero (PCH). Este sim dá direito à licença para piloto de helicóptero que permite fazer desta atividade sua profissão.

Veja a seguir quais as etapas para se tornar um piloto de helicóptero.

1ª Etapa : Código Anac

A primeira etapa para se tornar um piloto de avião consiste em obter o código Anac (Canac). Este código é um número composto por seis algarismos que pode ser solicitado diretamente no site oficial Anac. Mas, não precisa se preocupar, a própria escola de aviação que você escolher te orientará neste primeiro passo.

Este código é um registro básico que segue com você para que possa prosseguir fazendo os cursos e ao final ter a sua habilitação para piloto de helicóptero.

2ª Etapa: Certificado Médico Aeronáutico (CMA)

Após ter o seu códig Anac em mãos, é a hora de obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), essencial para a nova etapa. Este atestado é muito importante, pois atesta se você possui condições físicas e psicológicas para ser um piloto de helicóptero.

Poderá fazer os exames em hospitais da aeronáutica ou em outras clínicas autorizadas pela Anac.

Para ingressar no primeiro curso, de piloto privado de helicóptero, é preciso obter o CMA 2ª classe.

Para saber quais as clínicas credenciadas pela Anac, clique aqui.

3ª Etapa: Curso teórico de Piloto Privado de Helicóptero

Agora é a hora de começar os estudos! Esta primeira etapa, embora ainda não dê direito de ser um profissional da área, dá o direito de voar e acumular horas de voo.

Poderá realizar o curso de piloto privado em qualquer escola de aviação credenciada pela Anac. O curso poderá durar até 4 meses dependendo do seu desempenho e da grade de conteúdos da escola.

4ª Etapa: Exame teórico da Anac

Após finalizar o curso teórico para piloto privado, deverá fazer o exame teórico da Anac. A prova poderá ser feita em qualquer sede da Anac. As questões são geradas automaticamente no momento da realização do exame. Para ser aprovado é preciso acertar pelo menos 14 questões de cada matéria.

Geralmente a prova da Anac aborda as 5 temas do curso teórico. Destes 5 temas são 20 questões de cada, totalizando 100 questões.

5ª Etapa: Curso Prático de Piloto Privado de Helicóptero (PPH)

O Curso prático de piloto privado de helicóptero é composto por pelo menos 35 horas de voo. O número de horas de voo pode ser maior, depende muito da escola e do seu desempenho no curso.

Durante o curso, você será treinado em diversas situações básicas necessárias a um piloto de helicóptero. Após a realização do curso, também fará um exame prático acompanhado por um examinador da Anac.

6ª Etapa: Curso teórico de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH)

Para dar continuidade e poder exercer a profissão de piloto de helicóptero, é necessário fazer os cursos teóricos e práticos para PCH.

Primeiramente, você fará o curso teórico que será composto basicamente pelas mesmas matérias do curso para piloto privado. A diferença está no grau de dificuldade, pois nesta etapa serão abordados assuntos mais aprofundados sobre o tema.

Assim como o curso básico, nesta fase você também precisará prestar o exame da Anac. Assim que for aprovado(a), poderá partir para as aulas práticas.

7ª Etapa: Curso Prático de Piloto Comercial de helicóptero (PCH)

Para o curso prático de PCH, você terá que cumprir pelo menos 100 horas de voo. No entanto, são contabilizadas as horas feitas durante o curso de piloto privado. E para concluir esta etapa, é preciso ter o certificado de aprovação no curso teórico de PPH.

O número de horas pode aumentar para 150, caso você faça horas de voo em helicópteros particulares. Por isso, a importância de escolher uma boa escola de aviação credenciada pela Anac.