Olá,
você deve estar estudando sobre Envergadura Diedro Enflexamento, aerodinâmica, entre outros assuntos relacionados.
Você aprenderá neste post alguns detalhes interessantes sobre o tema, o que vai contribuir em seus esforços de estudo e preparo para ANAC.
Pois bem, começamos com,
ENVERGADURA:
A distância medida de uma ponta de asa até a outra é chamada ENVERGADURA. A determinação da ENVERGADURA é necessária para o cálculo do alongamento, que é um fator diretamente ligado à SUSTENTAÇÃO do avião.
DIEDRO
Em alguns aviões, quando observados de frente, percebe-se que as asas estão “para cima”. Este posicionamento das asas é chamado DIEDRO.
Por definição, DIEDRO É O ÂNGULO FORMADO ENTRE O PLANO DE ASAS E O EIXO TRANSVERSAL DO AVIÃO (linha imaginária que corta o avião transversalmente). Quando o plano de asas está “para cima”, o avião tem DIEDRO POSITIVO, e quando está “para baixo” tem DIEDRO NEGATIVO” (é o caso de aviões de asa alta, em geral).
O DIEDRO está relacionado com a estabilidade do avião.
ENFLECHAMENTO
Ser for possível observar-se os aviões de cima, vê-se que alguns possuem o bordo de ataque das asas perpendicular à fuselagem e outros possuem o bordo de ataque “para trás”. Este feito é denominado ENFLECHAMENTO.
Portanto, o ENFLECHAMENTO É O ÂNGULO FORMADO ENTRE O BORDO DE ATAQUE E O EIXO TRANSVERSAL DO AVIÃO.
Este ângulo é utilizado em aeronaves a jato, para que possam desenvolver maior velocidade. Quando o bordo de ataque está a 90º com a fuselagem, tem-se ENFLECHAMENTO NEUTRO, e quando está “para trás”, tem se ENFLECHAMENTO POSITIVO.
Dicas de Inglês Aerotécnico e algo mais…
Alowable Gross Weight – Peso bruto permitido; O peso bruto de desenho mais uma carga adicional; Qualquer carga que exceda o peso bruto permitido poderá causar características de voo perigosas, ou falha estrutural.
Allowance – Tolerância, concessão, permissão; A diferença intencional em dimensões de partes que devem se juntar ou casar; É positiva se existem folgas; É negativa se existe “interferência” que obriga a forçar uma das partes.
All-Up Flying Weight – Com referência ao motor, significa o peso total real final do motor, após a instalação de equipamento opcional, óleo, refrigeração e acessórios.
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