Para se tornar um mecânico de aeronaves é preciso fazer o curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica(MMA). Veja a seguir as etapas para se tornar um profissional nesta área

Na área da aviação civil, ser um mecânico de aeronaves é uma profissão está cada vez mais em alta. E com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, é preciso cada vez mais dedicação e esforço para se tornar um profissional qualificado.

Sendo assim, se você gosta da área e pretende seguir esta carreira continue conosco. A seguir, vamos falar sobre as etapas para se tornar um mecânico de aeronaves.

Curso de Manutenção de Aeronaves

A primeira etapa para se tornar um mecânico de aeronaves é fazer um curso de manutenção de aeronaves. Para isso, escolha com atenção a escola para realização do curso. Afinal, este curso será a base, onde você aprenderá tudo o que precisa para se tornar um mecânico de aeronaves de sucesso.

Existem até opções de cursos semipresenciais, ou seja, cursos que você poderá fazer em casa em plataformas online. Depois de cumprir as horas de cursos online, procure por escolas homologadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para realização das provas práticas.

A partir do final do segundo período do curso já é permitido fazer um aprova da Anac para obter o Certificado de Conhecimentos Teóricos (CCT) provisório. Este certificado permite trabalhar como auxiliar de mecânico e assim adquirir experiência prática na área.

O curso dura aproximadamente dois anos e possui três módulos divididos entre os seguintes conteúdos:

• 1º – Módulo básico (BAS)
  • 2º – Grupo Motopropulsor (GMP)
  • 3º – Célula (CEL)
  • 4º – Aviônicos (AVI)

Após finalizar o curso completo você estará habilitado a trabalhar em três áreas relacionadas à manutenção de aeronaves. Ou seja, terá muitas oportunidades para atuar no mercado.

No entanto, assim como a tecnologia se renova, é preciso que você se mantenha atualizado. Por isso, a maioria das companhias oferece cursos de atualização para que o profissional esteja cada vez mais preparado.

Cada módulo é composto por temas e conteúdos essenciais para a formação, mas em geral são duas etapas a cumprir: As formações  básica e especializada. Dentro da formação especializada, você terá três módulos e concluindo todos estará apto a exercer atividades em três áreas da mecânica de aeronaves. Veja a seguir mais detalhes sobre cada etapa do curso.

1ª Etapa: Módulo Básico (BAS)

O Módulo Básico (BAS) é o primeiro passo para iniciar a carreira de mecânico de aeronaves. Por isso, escolha uma escola de aviação credenciada e de qualidade para realizar este e os outros cursos essenciais para se tornar um profissional qualificado.

Nesta etapa, você aprenderá conceitos básicos a respeito da mecânica de aeronaves para que possa realizar outras etapas do curso mais específicas. A duração do curso é de aproximadamente 7 meses e depois você estará apto a escolher entre as demais especializações.

2ª Etapa: Módulos especializados

Após a realização e aprovação no Módulo Básico (BAS), você estará apto a escolher entre as especializações.

Ao optar pela especialização em Grupo Motopropulsor (GMP), você aprenderá sobre todos os tipos de motores de aviação, e poderá atuar no reparo, manutenção e instalação de hélices e rotores.

Se preferir especializar-se em fuselagem e estruturas dos aviões em geral, poderá escolher a especialização em Célula (CEL).

Ou ainda, se você pretende trabalhar com o sistema elétrico e eletrônico das aeronaves, o mais indicado é o módulo especializado em Aviônicos (AVI).

Enfim, o ideal para se tornar um profissional completo é realizar as três especializações. Assim, ao final do curso completo, terá três áreas para atuar.

Após o finalizar o curso, você precisa realizar a prova da Anac para obter o Certificado de Conhecimentos Teóricos (CCT) definitivo. E enfim, poderá concorrer a uma vaga de mecânico de aeronaves.

Os cursos de especialização duram em torno de 8 meses e os valores podem ser consultados na escola de aviação. Muitas, inclusive oferecem descontos e opções de parcelamento.