Para se tornar um mecânico de aeronaves é preciso fazer o curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica – MMA. E quanto custa este curso atualmente?

Os mecânicos de aeronaves possuem um papel importantíssimo na área da aviação. Em geral, são eles os responsáveis pela segurança das aeronaves. E para se tornar um profissional qualificado nesta área é preciso fazer o curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica (MMA). E para isso é preciso investir em um curso escolhendo uma escola de aviação credenciada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O valor de um curso de mecânico de aeronaves pode ser comparado ao valor de algumas graduações. Quanto ao tempo de duração, pode durar mais de dois anos dependendo do desempenho do aluno.

O primeiro passo é concluir o curso básico e, depois, o aluno precisa especializar-se em pelo menos uma das três áreas: Célula (solução de problemas ligados à parte física do avião), GMP (trabalho com motores) e Aviônicos (para operar eletronicamente os componentes que controlam a aeronave).

Com o crescente aumento da procura por esta profissão, muitas escolas de aviação disponibilizam cursos com valores bem competitivos e até oferecem opções de parcelamento.

Inicialmente, pode parecer um grande investimento, mas depois da formação este profissional pode alcançar bons salários. Com planos de carreira e benefícios, mecânicos de aeronaves podem ganhar até R$ 12 mil.

Quanto devo investir em um curso de mecânico de aeronaves?

Para fazer um cálculo do quanto custa um curso de mecânico de aeronaves, é preciso saber o que é necessário para ser um profissional qualificado.

Primeiramente, o aluno terá que cursar o Módulo Básico do curso. Este primeiro módulo dura em torno de 7 meses para ser concluído e custa em média R$ 4.500,00.

Em seguida, é preciso escolher uma das três especializações: Grupo Motopropulsor, Célula e Aviônicos. Cada módulo também custa aproximadamente R$ 4.000,00 e também dura uns 7 meses.

Sendo assim, para concluir o curso completo com todos os módulos, o investimento será de aproximadamente R$ 16.500,00.

As graduações mais baratas disponíveis ultrapassam este valor, pois geralmente levam mais de 3 anos para serem concluídas. Entretanto, o curso de mecânico de aeronaves pode ser concluído em um pouco mais de 2 anos, dependendo do desempenho do aluno.

E ao final do curso completo, o profissional estará apto a atuar em 3 áreas do setor.

Remunerações e benefícios

De acordo como o Sindicato Nacional Dos Aeronautas (SNA), o salário base de um mecânico de aeronaves é de R$ 3.191,17.

Por outro lado, pesquisas recentes do site Salario.com.br, junto a dados oficiais do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que um mecânico de aeronaves no Brasil ganha em média R$2.718,72.

Vale lembrar que este valor pode subir de acordo com planos de carreira da cada empresa de aviação. Os valores máximos alcançados são de R$ 12 mil.

Segundo a Anac, o setor nacional registrou crescimento de 194% na última década. E cada vez mais aumenta a procura por estes profissionais.

Sendo assim, se você gosta dessa área e pretende se tornar um mecânico de aeronaves entre em contato com a Wings Escola de Aviação e faça o seu orçamento.