A primeira fase na carreira de um piloto de avião é se tornar um piloto privado. Veja a seguir quais as etapas para se tornar um piloto privado.

Para quem deseja ser piloto de avião é preciso passar por várias etapas, e se tornar um piloto privado é a primeira deste processo. Depois, você estará habilitado para pilotar qualquer tipo de avião, seja ele pequeno , grande, privado ou  comercial.

E para dar início a esta carreira, você deverá fazer o curso de piloto privado, do qual vamos falar nos tópicos a seguir.

A carreira de piloto de aeronave é muito promissora, mas para chegar ao auge da profissão, é preciso passar por algumas etapas de formação. Embora não seja necessário um curso superior na área, é preciso uma formação técnica específica.

Além disso, ser fluente em inglês também fará com que suas chances no mercado de trabalho aumentem.

Durante a primeira etapa desta profissão, você deverá se tornar um piloto privado. É o inicio da carreira de piloto, e para isso, deverá fazer um curso teórico realizado pela ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil ).

O curso para obter a licença de piloto privado é composto pelas seguintes etapas:

1ª Etapa: A matrícula no curso de piloto privado

A primeira etapa para se tornar um piloto privado consiste na realização da matrícula e solicitação da carta de apresentação para a realização do exame médico 2ª classe.

Este exame é feito para obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) que é necessário para iniciar o curso. Você poderá obter o certificado realizando os exames em hospitais da Aeronáutica ou em outros credenciados pela ANAC.

2ª Etapa: Realização do curso teórico para piloto privado

A segunda etapa para se tornar um piloto privado é a realização do curso teórico que dura aproximadamente 6 meses. Veja a seguir as matérias abordadas no curso teórico para piloto privado:

• Conhecimentos Técnicos
  • Meteorologia
  • Teoria de Voo
  • Navegação Aérea
  • Regulamentos de Tráfego Aéreo

3ª Etapa: Realização do Exame aplicado pela ANAC

Após a conclusão do curso teórico, os estudantes deverão realizar um exame elaborado e aplicado pela ANAC, que será a terceira etapa necessária para se tornar um piloto privado. Este exame é composto por 100 questões, das quais o candidato precisa acertar 70% para obter o certificado de aprovação.

4º Etapa: Realização de aulas práticas de Piloto Privado

Após a conclusão e aprovação no curso teórico, o aluno estará apto a dar inicio a etapa prática do curso.

O curso prático para piloto privado consiste em horas de voo. O número de horas varia de acordo com cada escola, mas é algo em torno de 35 e 40 horas.

Caso o aluno seja habilitado para pilotar Helicóptero ou habilitado para pilotar Planador, o total de horas de voo  da prática de voo poderá ser reduzida , conforme as normas da RBAC 61.

Em seguida, deverá realizar um voo de avaliação, que será monitorado por um examinador credenciado pela ANAC.

Após serem aprovados na etapa prática, os candidatos se tornarão pilotos privados. Ou seja, terão a licença para pilotar apenas aeronaves particulares.

A carreira de piloto Privado

Ser  piloto  privado é uma oportunidade para iniciar e futuramente evoluir na tão desejada e glamurosa profissão de piloto de aviões comerciais.

É  claro que, para ser piloto comercial terá que fazer mais alguns cursos , porém, se não for piloto privado, nunca poderá dar inicio a essa jornada.

E para quem tem a possibilidade de ter o seu próprio avião, poderá pilotá-lo. O piloto privado não pode ser remunerado, nem pilotar táxi aéreo, trabalhar em companhia aérea ou ter registro em carteira como piloto de avião.

No entanto, pode voar aeronaves particulares para acumular horas de voo como piloto em comando, e no futuro avançar na carreira fazendo outros cursos na área.