Ser um agente de aeroporto pode ser o primeiro passo para uma carreira promissora no setor aéreo. Saiba o que é necessário para se tornar um agente de aeroporto.

O agente de aeroporto é o profissional que faz o primeiro contato com os clientes. É ele que atende ao público diretamente no check in e no desembarque. Ou seja, este profissional representa a cara da empresa, e precisa deixar a melhor impressão aos clientes.

Algumas companhias até oferecem planos de carreira diferenciados para estes profissionais. O horário de trabalho é flexível e os salários são bem competitivos.

Além disso, como profissional, você terá direito aos seguintes benefícios: vale alimentação, plano de saúde, concessão de passagens para você e seus familiares. Além de treinamentos constantes e em alguns casos até participação nos lucros, complementação de aposentadoria e 14º salário.

Mas afinal, o que você precisa para se tornar um agente de aeroporto de sucesso?

Requisitos para se tornar um agente de aeroporto

O profissional que deseja atuar como agente de aeroporto precisa ter o ensino médio completo e fazer o curso para agente de aeroporto.

Como este profissional é responsável pela comunicação direta com os clientes, ser fluente em pelo menos uma segunda língua é essencial. O ideal é ter conhecimento das duas línguas mais populares no mundo, como o inglês ou espanhol.

Vale lembrar ainda que línguas como chinês e japonês também podem ser um diferencial para o seu currículo.

Outro fator importante para ser um agente de sucesso é a apresentação pessoal. E isso inclui a maneira de vestir-se e lidar com o público em geral. Afinal, este profissional terá que comunicar-se diariamente com diversas pessoas.

Para trabalhar como agente de aeroporto é preciso ser paciente, educado e tratar os clientes com muita simpatia.

Quem pode fazer o curso de Agente de Aeroporto?

Para fazer o curso de agente de aeroporto é preciso atender aos seguintes requisitos básicos:

• Homens e mulheres
  • Ter idade mínima partir de 17 anos sem limite máximo
  • Possuir ensino médio completo
  • Usar traje social

Vale lembrar que as companhias contratam profissionais apenas a partir dos 18 anos de idade.

Documentação necessária para fazer a matrícula

• Cópia de documentos pessoais como RG e CPF
  • Cópia do histórico escolar do Ensino Médio
  • Cópia de um comprovante de residência (em nome do aluno)
  • 01 foto 3×4

Para quem não possui comprovante de residência em seu nome, poderá fazer uma declaração de residência com assinatura autenticada em cartório.

Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo

Embora não seja exigido curso superior, uma graduação em tecnologia em transporte aéreo será um diferencial no seu currículo. Neste curso, os profissionais aprendem diversos assuntos essenciais em muitas funções no setor aéreo. E isso certamente será um fator muito importante na hora de uma seleção de profissionais.

Além disso, o curso superior pode ser uma opção para quem pretende seguir outras carreiras no setor. Entretanto, ele não elimina a necessidade de fazer os cursos preparatórios nas escolas de aviação.

Ou seja, se você tiver a graduação e desejar atuar como comissário(a) de bordo ou piloto comercial, ainda terá que fazer os cursos específicos.