Você sabe tudo sobre o Fumo a Bordo, quais são os perigos e consequências?
O porque de tantas proibições?
* Lembre-se que ao final de todos os nossos post´s você poderá enriquecer ainda mais seu vocabulário Aeronáutico. Aproveite!
FUMO A BORDO
O passageiro fumando, e principalmente aquele passageiros que viaja de avião muito raramente e provavelmente não entenderá o porque de tantas proibições com relação ao uso do cigarro; proíbe-se o fumo durante as decolagens, pousos, nos toaletes, nos corredores das aeronaves, nas áreas reservadas a não fumantes, durante o embarque/desembarque, durante o reabastecimento, e também durante a utilização dos sistemas de Oxigênio.
Num pouso de emergência, a aeronave poderá sofrer danos materiais de monta, inclusive com ruptura dos tanques de combustível e consequente derramamento do mesmo; imagine o que aconteceria nesta situação se houvesse um ou mais cigarros acesos.
A grande maioria dos acidentes aeronáuticos se dá nas áreas próximas aos aeroportos (cerca de 75% a 80%), ou seja, durante decolagens ou pousos, daí a proibição.
Nos toaletes, por serem área nas quais a vigilância constante não pode ser por nós efetuada, em função dos serviços de bordo, e porque existem lá depósito de papéis (toalha, higiênico), além de possuir lixeiras onde são jogados papéis com resíduos de maquilagem, e outras substâncias inflamáveis, o fumo também é proibido, e na medida do possível, devemos exercer esta fiscalização.
O passageiro antes de colocar o cigarro no cinzeiro, deverá apagá-lo. Não é permitido o ato de fumar nos corredores da aeronave porque ao deslocar-se, o passageiro poderá deixar cair fagulhas ou pontas incandescentes do seu cigarro, que ao caírem no carpete, ou assento de alguma poltrona, causará um princípio de incêndio. Portanto bastante atenção a obediência desta norma, para evitar aborrecimentos.
No solo a proibição se deve a razões óbvias: em toda escala a aeronave é reabastecida, e mesmo com as portas abertas, estas são pequenas para dar uma vazão imediata aos gases combustíveis que eventualmente adentram no avião.
Quando estamos fornecendo oxigênio a um passageiro, a restrição se deve principalmente ao fato de que o mesmo recebe Oxigênio misturado ao ar da cabine, e portanto receberá fumaça de cigarro unido a oxigênio, além disso, a concentração de oxigênio no local aumenta. Não devemos nos esquecer que este gás é altamente inflamável, e em caso de vazamento da garrafa, até mesmo uma explosão é possível.
Além do exposto, para as Empresas Aéreas o fumo a bordo não é nada interessante, pois diminui a vida útil dos componentes dos sistemas de pressurização, de ventilação, estofamentos, etc., exigindo manutenção e troca desses componentes num tempo bem mais curto.
Dicas de Inglês Aerotécnico – Vocabulário
Compression Wave – Onde de compressão; pode ser perpendicular ou oblíqua à direção do fluxo de corrente aerodinâmica; uma onde muito fina, ou então uma camada fina de gás, produzida por uma explosão, tal como ocorre numa explosão atômica, ou produzida pelo movimento supersônico relativo de uma esteira aerodinâmica e um corpo adjacente ou superposto. Quando uma corrente de gás livre se move através de uma onda de choque, ocorrem mudanças bruscas na densidade, temperatura, pressão e velocidade e entropia desse gás; tais mudanças são contínuas e irreversíveis; é que a onde de choque é uma onda de compressão.
Consol – Consol;Um sistema de navegação eletrônica que fornece um número de zonas relativas de sinais iguais, as quais permitem a determinação de marcações, a partir de uma estação transmissora, contando-se uma série de traços e pontos, e consultando-se uma tabela ou carta especial.
Constain Failure Rate Period – Período de razão de falhas constantes. Período durante o qual as taxas de falhas de alguns itens ocorrem a uma razão uniforme.
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