SOBREVIVÊNCIA NA SELVA – ABRIGOS
Em uma sobrevivência na selva é muito importante providenciar abrigos enquanto as equipes de salvamento não localizam e resgatam os sobreviventes.
Os sobreviventes precisarão estar protegidos do frio, chuva, calor, animais, insetos.
Se a aeronave estiver em condições seguras, pode-se utilizá-la como abrigo.
Precisamos lembrar que na selva, durante o dia a temperatura pode chegar à 38ºC e a noite, poderá cair para até 3ºC.
Amanhece tarde e anoitece rapidamente. Geralmente chove muito e com isso a umidade é grande. Portanto, ao se fazer um abrigo, deve-se levar em conta a situação, calor, frio, chuva, garoa, condições dos sobreviventes.
Na possibilidade de utilizar a aeronave como abrigo, os mortos (se houverem) deverão ser retirados e enterrados a uma distância adequada do local dos abrigos; deverão ser assinalados, identificados seja pelo nome ou pela característica, para que depois possam ser transladados pelas autoridades competentes no ato do resgate.
Normalmente, essa conduta é feita para não deixar ainda mais angustiados os que sobreviveram, uma vez que a situação, por si só, já é traumática.
Não realizar essa conduta, atrairiam insetos e outros animais e com isso podem comprometer a sobrevivência dos demais.
Os feridos, deverão ser acomodados dentro da aeronave; na impossibilidade de utilizar a aeronave, tente recuperar roupas, utensílios, coisas nos porões, partes da aeronave, carenagens, cortinas, poltronas e etc. Tudo que possível deverá ser aproveitado para os sobreviventes e você.
Locais Adequados e não adequados
Tudo pode ser aproveitado; escolha com cuidado o local para o “acampamento”, em um local onde possa obter lenha e principalmente água.
O tipo de abrigo, deverá atender as necessidades do momento.
Não acampe em terreno de inclinação muito pronunciada ou em área onde houver perigo de avalanches, inundações, queda de rochas, ou em local demasiadamente exposto aos ventos.
Não construa abrigos debaixo de grandes árvores ou de árvores com galhos secos. Não durma nem arme abrigo debaixo de coqueiro. Escolha para acampamento um local em ponto elevado, o mais afastado possível de charcos e pântanos.
Antes de construir o abrigo, deve-se limpar o terreno de pedras, gravetos, galhos secos e podres. As estacas de sustentação deverão ser firmes e em terrenos arenosos, utilizar estacas mais compridas.
Deve-se fazer uma abertura rasa (idem a uma calha) no chão, ao redor do abrigo, para impedir que a água (caso chova), entre dentro.
Tipos de Abrigo
- Aeronave
Se forem utilizá-la como abrigo, procure vedar as entradas, improvisando mosquiteiros.
- Tarimba
Improvise para dormir uma cama feita com folhas, ramos, com camadas de folhas largas. Faça uma armação de estacas com varas resistentes servindo de estrado, o mais alto possível do chão. Isso ajudará na proteção dos bichos rasteiros e da umidade.
- Rede
Sendo o mais fácil de montar, é a rede entre duas árvores, e depois, cobrir com um mosquiteiro improvisado com uma lona, pano, amarrando em 4 estacas.
- Abrigo em A
Para esse abrigo, utilizamos estacas, que poderão ser cobertas por folhas largas, plástico. As folhas podem ser colocadas bem próximas uma da outra e com as pontas viradas para baixo para quando chover, a água escorra por elas e não entrará no abrigo.
Para amarras, pode-se usar cipó ou tiras de casca de árvore torcidas. Para dormir, pode-se fazer uma tarimba.
- Barraca
Sempre que possível, devemos fazer os abrigos para várias pessoas; com isso, os sobreviventes ficam próximos, ocupa-se menos materiais para montagem. E a barraca é uma opção muito boa.
- Rabo de Jacu
Primeiro devemos limpar o local, colocar duas estacas na vertical e sobre as duas uma terceira estaca na horizontal. Cobrir com folhas largas, sobrepostas uma na outra.
É um abrigo provisório, para passar a noite ou proteção do sol até que se faça outro mais adequado.
- Rabo de Mutum
É feito utilizando dois troncos colocados na vertical e um suporte unindo-os; recobre-se o mesmo com folhas e sob o mesmo amarra-se uma rede.
- Tapiri
O tapiri permiti a permanência na selva por um período maior de tempo.
Um tapiri simples, deve-se ter amarrações firmes, deixar 4 (quatro) dedos de distância entre os talos das folhas de cobertura e os demais amarrados ao teto; todos os paus do assoalho com o mesmo tamanho. Boa fixação das estacas, sem pontas irregulares de madeiras e palhas ou folhas.
Existem os tapiris simples, cozinha, nativo do caboclo amazônida, duas águas, uma água.
OBS: é necessário construir uma brigo, “rabo de jacu” ou “tapiri” para a fogueira, para o material combustível, alimentos, roupas, sinalizadores e etc. As chuvas fortes e inesperadas podem estragar o que foi aguardado. O fogo não deve ser construído abaixo do abrigo para evitar com o calor, a presença de serpentes e animais perigosos.
Outros exemplos de abrigos:
- Japá
- Japá tipo túnel
- Abrigo para dois homens, utilizando dois ponchos
- Abrigos para dois e quatro homens
Materiais que podem ser utilizados para os abrigos:
- Madeiras, troncos finos e grossos
- Cipós
- Cascas de algumas árvores
- Palhas e folhas de palmeiras
- Restos da aeronave
No final de todos os nossos post você também aprende e enriquece seu Vocabulário de Inglês diário e Aeronáutico! Aproveite também nossas dicas!
DICAS de Inglês:
As verdinhas $$$$$$
No Estados Unidos todas as cédulas são do mesmo formato e exibem o mesmo tom de verde. Apenas o número diferente e a efígie indicam a modificação do valor da nota. É por isso que os americanos sobretudo no cinema se referem às notas usando o nome do personagem que aparece nelas: Washington vale 1 dólar, Grant 50, B. Frankin 100 e W. Mckinley 500.
* Vocabulary
- all over again = tudo novamente
- ask (to) = perguntar
- bag = bolsa
- birthday = aniversário
- breakfast = café da manhã
- bus driver = motorista
- cheap = barato
- Christmas = Natal
* Inglês Aerotécnico
Dead Engine – Motor morto; motor inoperante; motor que parou de funcionar de vido alguma falha mecânica ou qualquer outra causa que tenha acarretado seu desligamento.
Decremeter – Decrescimento; instrumento que mede a diminuição das ondas amortecidas.
Dedendum – Tratando-se de engrenagem, é a distância entre o passo circular e o fundo do dente. O adendo mais o dedendo é igual a profundidade total do dente; dedendo.
Faça parte da nossa turma: https://wingsescola.com.br/
Esteja preparado! https://wingsescola.com.br/pre-selecao/
https://wingsescola.com.br/coaching-em-grupo/
https://wingsescola.com.br/curso-preparatorio/
Venha nos conhecer! https://wingsescola.com.br/wings-escola-de-aviacao/
Deixe seus comentários e até a próxima!
Leave A Comment