Como a profissão de aeromoça começou e por que não utilizamos mais o termo aeromoça?

Aeromoça

A profissão de aeromoça é um sonho para muitas pessoas. Trabalhar com viagens, conhecer muitos lugares, guardar histórias e ainda receber por isso. Apesar disso, a profissão exige muito profissionalismo, simpatia e cuidado.

Por isso, neste artigo, você saberá um pouco sobre a história dessa profissão. Saiba também por que o termo aeromoça foi trocado por comissária (o) de voo.

Como tudo começou

A profissão de aeromoça passou a existir a partir da década de 1930. E foi a pedido de uma enfermeira apaixonada por aviação: Ellen Church.

Nesta época, as mulheres não podiam pilotar os aviões. Então, Ellen sugeriu que colocassem enfermeiras a bordo para cuidarem dos passageiros.

A princípio, era uma profissão destinada só para mulheres. Por isso, o termo usado era aeromoça. As mulheres passavam uma imagem de tranquilidade, segurança e conforto nos voos, o que tranquilizava os tripulantes.

As primeiras aeromoças deviam cumprir uma rigorosa lista de requisitos. Dentre eles, serem solteiras, não possuírem filhos, terem um peso e altura estipulados e serem enfermeiras.

Contudo, durante a Segunda Guerra Mundial, as enfermeiras foram convocadas a prestar socorro aos soldados em campos de batalha.

A partir daí, as companhias aéreas passaram a contratar outras mulheres de nível superior para ocuparem o cargo de aeromoças.

E o termo para designar a profissão virou comissárias de bordo.

Entenda por que não usamos mais o termo aeromoça

O termo aeromoça nada mais é do que uma expressão cultural para o termo original do inglês comissária de bordo/voo. O que acontece é que a profissão mudou muito desde que começou.

No início, apenas enfermeiras eram aceitas para este trabalho. Depois, passaram a aceitar mulheres com nível superior. Neste mesmo período, homens também foram aceitos a bordo.

Logo, havia um equívoco com o nome da profissão ser aeromoça. Para neutralizar esta situação, as companhias aéreas adotaram o termo “comissária (o) de bordo/comissária (o) de voo”, na década de 1970.

Havia também um tom pejorativo e até mesmo machista no termo aeromoça. Isso porque, no começo da profissão, as mulheres eram bastante sexualizadas.

Além disso, tinham que se enquadrar em padrões estéticos para cumprirem os requisitos das companhias aéreas.

Alguns outros termos também são usados para nomear a (o) comissária (o) de voo, sendo alguns deles: assistente de voo, comissária (o) de bordo e hospedeira (o) do ar.

Treinamento dos comissários de voo

Vale ressaltar que os comissários de voo são parte essencial da equipe do avião. Eles desempenham funções importantes durante o voo.

Para se ter uma ideia, as empresas aéreas são proibidas de realizar a decolagem, se algum dos comissários de bordo não estiver presente.

Os comissários passam por longos treinamentos antes de assumirem a profissão. E eles, juntamente com a equipe de bordo, são os únicos preparados para lidarem com situações adversas que possam ocorrer na viagem.

Os comissários são treinados para situações de emergência com fogo, água, evacuação, sobrevivência na selva e sobrevivência no mar.

Além disso, eles também possuem treinamento de primeiros socorros para socorrer os tripulantes.

Entre em contato agora mesmo da maneira que você preferir, dá uma olhada:

Wings Unid. São Paulo

Quer ligar direto? Tel. fixo 11 5543-3111 / 11 5535-4747.

Prefere por WhatsApp 11 99506-1677.

E-mail saopaulo@wingsescola.com.br

Facebook Messenger: http://m.me/wingsescola

Mapa de localização: http://bit.ly/Mapa-Wings-SP

Wings Unid. Sorocaba

Quer ligar direto? Tel. fixo 15 3318-7606 / 15 3037-7606.

Prefere por WhatsApp 15 99655-0635.

E-mail sorocaba@wingsescola.com.br

Facebook Messenger: m.me/wingsescola

Mapa de localização: http://bit.ly/Mapa-Wings-Sorocaba

Se preferir preencha o formulário de contato: https://wingsescola.com.br/contato

Ao entrar em contato pergunte se estamos com alguma promoção vigente!!!!