Olá, você já ouviu falar em Segurança e Supervisão Periódica?

Elas são fundamentais para que um voo seja seguro e hoje você aprenderá um pouquinho sobre o tema.

A segurança de voo é responsabilidade de todos; é um processo contínuo, onde todos procuram atingir e garantir seus ideais, dentro da mais perfeita e harmoniosa cooperação.

É de responsabilidade dos comissários, cuidar das documentações e checar toda vez atestados, relatórios e etc.

Deve vistoriar a cada voo todo material de emergência, limpeza da aeronave.

Observar atentamente desde o começo ao fim de cada voo, todos os passageiros que embarcam e desembarcam, incluindo as bagagens de mão, transporte de animais, porte de armas, se há alguém doente, gestante.

comissaria cabine

Após a conclusão do serviço de bordo, uma das atividades mais importantes dos Comissários, relacionada com a segurança, é a ronda que cada Comissário, deverá executar na cabine de passageiros, não só para prevenir que passageiros adormeçam com refeições à mesa (devendo ser acordado para pousos e decolagens), mas também para evitar que os passageiros venham a adormecer sem estar com seus cintos de segurança afivelados (uma turbulência imprevista poderá ocasionar ferimentos nesta situação).comissário cabine

Outro objetivo da ronda, especialmente em vôos internacionais, é evitar que passageiros (adultos e crianças) deitem-se no assoalho da aeronave (entre as poltronas), pois além do risco a que se expõem no caso de turbulência, numa despressurização com o passageiro nesta posição não alcança a máscara de oxigênio, e, além disso, algum ocupante da aeronave ao deslocar-se pela mesma, poderá literalmente pisar naquele que estiver deitado no chão, podendo provocar ferimentos sérios, principalmente em crianças.baby confort

Outro aspecto para o qual o Comissário deverá estar atento, é com relação ao passageiro que embarca transportando Baby Confort; se houver condição de manter o mesmo devidamente fixado à poltrona através de cintos de segurança, não há restrições, no entanto, se isto não for possível, ou se o passageiro quiser simplesmente deixar o Baby Confort solto sobre a poltrona ou no assoalho, deverá ser alertado com relação aos riscos a que a criança estará exposta, e evidentemente será orientado para manter a criança no colo, ou tentar fixar o Baby Confort de maneira segura.


Dicas de Inglês Aerotécnico – Vocabulário

Circular Approach – Aproximação circular; aproximação em círculo; manobra de treinamento de voo de precisão consistindo de uma aproximação para pouso, que inicia exatamente sobre o local de pouso (ponto de toque), a uma determinada altura, motor reduzido e a perda de altura é feita através de uma curva complementa de 360º; também chamada de “Three Hundred and Sixty Degree Circular Approach” ou “Three Hundred Sixty Degree Accuracy Landing”.

Clean The Motor – Expressão usada durante um voo planado com motor em marcha lenta, significando abrir a manete ou acelerador por um dado tempo ou breve momento, a fim de manter o motor livre de resfriamento ou sobrecarga com o carburador em mistura rica; “limpar o motor”. Também são usadas as expressões “Gun the Motor”, “Clean the Engine” e “Gun the Engine” com o mesmo significado.

Clearance Limit – Limite de validade da autorização; (FAA) o ponto, fixo ou local até o qual uma aeronave está autorizada por um órgão de controle ATC; (ICAO) o ponto até o qual uma aeronave tem autorização de tráfego assegurada por um órgão ATC.

Deixe seus comentários e até a próxima!