Olá, você sabe como proceder no embarque e desembarque quando um dos motores estiver funcionando?

E o significado de alijamento?

Sabe proceder durante uma turbulência?

Vamos aprender um pouquinho?

EMBARQUE/DESEMBARQUE COM UM DOS MOTORES EM FUNCIONAMENTO

motor

Após o pouso e estacionamento da aeronave, normalmente os motores são desligados. Muitas vezes, pela ausência de fonte externa no aeroporto em questão, pane de APU, pane no dispositivo de partida, ou outra razão qualquer, um dos motores é mantido ligado. Nesta condição, o motor que permanece em funcionamento será sempre o que estiver no lado oposto ao embarque/desembarque, para evitar qualquer risco.motor avião

No entanto, devemos, ficar atentos porque para embarcar ou desembarcar as bagagens e cargas, o processo será invertido, pois as portas dos porões de carga ficam do lado contrário ao das portas principais, e algum passageiro retardatário, quer descendo ou subindo no avião, poderá se expor a sérios danos.

Isso se deve ao fato de que a turbina em funcionamento apresenta uma área de sucção a frente, e outra zona de perigo de gás de escapamento atrás que, dependendo da aeronave, se estende por uma área bastante ampla.

ALIJAMENTO DE COMBUSTÍVELalijamento combustível

Quando este procedimento tiver a necessidade de ser efetuado, os Comissários serão previamente avisados, para que possam preparar a cabine. Esta preparação consistirá em desligar todo o sistema elétrico das galleys, proibir o uso de cigarro na cabine de passageiros, não permitir o uso de interruptores que produzam faíscas ao serem acionados, assim como desligar as luzes, se para tal forem orientados.

CURSO DE COMISSÁRIO DE VOLOCO I PÁGINA 34

TURBULÊNCIAturbulência avião

Ao atravessarmos uma zona de turbulência, os Comissários serão avisados com antecedência pelo Comandante da aeronave, que dispõe de radar meteorológico, e na maioria das vezes pode prever esta condição, bem como a intensidade da mesma.

Existem as chamadas turbulências de céu claro, impossíveis de serem detectadas com antecedência, e para as quais devemos estar sempre alertas. Impedir a aglomeração de passageiros em qualquer parte da aeronave, é boa norma para se prevenir danos maiores, caso uma turbulência de céu claro se apresente; aliás evitar esta aglomeração é sempre desejável, em qualquer tipo de situação, principalmente ante a possibilidade de turbulência.

Durante turbulência, todos os compartimentos das galleys deverão estar fechados e travados, e o aviso de usar cintos de segurança deve ser obedecido. Muitos passageiros, e mesmo tripulantes, já sofreram traumas físicos violentos por permanecerem de pé, andando pela cabine, enquanto os avisos de usar cintos estavam acesos.cinto avião atar cintos

O Chefe de Equipe deverá consultar sempre o Comandante diante desta situação, procurando checar se a previsão é de turbulência forte, por qual período de tempo é estimada, para que possa tomar uma decisão consciente e adequada quanto ao procedimento dos Comissários na cabine de passageiros.

Observem que carrinhos ou trolleys no meio do corredor, transportando materiais tais como garrafas, copos, latas. jarras muitas vezes com água ou café quente, podem machucar com gravidade uma ou mais pessoas.trolleys

Resumindo, quando acender o aviso de “USAR CINTOS” a qualquer momento do vôo, evidenciando a impossibilidade de se dar continuidade normal ao serviço de bordo devido as más condições meteorológicas existentes na rota (segundo as informações da cabine de comando), visando a segurança dos passageiros e também da tripulação, as seguintes precauções deverão ser tomadas:aviso cinto

Speech aos passageiros solicitando que os avisos sejam obedecidos;

Os trolleys existentes nos corredores deverão ser recolhidos e travados, bem como o material solto nas galleys;

Os Comissários deverão sentar em suas posições (as mesmas ocupadas para decolagem e pousos), usando os cintos de segurança. Não sendo possível, ocupar o lugar livre mais próximo, e colocar o cinto de segurança;

Aguardar que o aviso se apague. Havendo tempo suficiente, além das medidas acima, após o speech, efetuar o Check de cabine (inclusive toaletes) para garantir o atendimento a solicitação (instruindo adultos para que segurem os colos).

No caso do sinal permanecer aceso sem que haja turbulência, entrar em contato com a cabine de comando através do interfone (Chefe de Equipe) para obter informações que o orientem quanto ao procedimento a ser adotado na cabine de passageiros, levando em consideração em primeiro plano a segurança de todos que ocupam a referida cabine.


Dicas de Inglês Aerotécnico – Vocabulário

Cleared for Approach – “Livre para aproximação”. Trata-se de uma autorização do órgão ATC para uma aeronave executar qualquer tipo de aproximação padrão ou especial, por instrumentos, para um determinado aeroporto. Normalmente a aeronave será autorizada para um procedimento específico de aproximação por instrumentos.

Clear to Line UP – “Autorizado tomar posição”; livre para alinhar; expressão muito usada na Europa, indicando que o avião está autorizado a tomar posição na cabeceira, para a decolagem; o mesmo que “Clear to Take Position”.

Clevis – Peça em forma de “U”, com furos nas pontas, pelos quais é inserido um pino, e empregada para aclopar peças, ferramentas, máquinas, etc; grampos em U.

Deixe seus comentários e até a próxima!