INSPEÇÕES – AVIÔNICOS

As inspeções são exames visuais e manuais, para determinar a condição de um componente ou de um avião. A inspeção do avião pode se estender desde uma simples caminhada em volta do mesmo até um exame detalhado, compreendendo uma completa desmontagem e a utilização de complexos auxílios à inspeção.

Inspeções - Aviônicos

Inspeções – Aviônicos

Um sistema de inspeção – aviônicos consiste de diversos processos, compreendendo:

  • As reclamações feitas pela tripulação ou inspetor do avião;

  • As inspeções regularmente programadas para o avião.

As inspeções da estrutura do avião e do motor podem compreender, desde os testes de pré-voo às verificações detalhadas.

As instruções do fabricante do avião e do motor devem ser consultadas ao serem estabelecidos os intervalos entre as inspeções.

O avião pode ser inspecionado, utilizando as horas de voo como base de programação ou sob um sistema de calendário.

INSPEÇÕES OBRIGATÓRIAS

O órgão regulador do governo estipula a inspeção de toda aeronave civil a intervalos específicos, dependendo geralmente do tipo de operação que realiza, com a finalidade de comprovar seu estado geral. Alguns aviões devem ser inspecionados de 12 em 12 meses, enquanto outros, a cada 100 horas de voo.

TÉCNICAS DE INSPEÇÃO

Antes de iniciarmos uma inspeção, verificamos se todas as tampas, portas de acesso, carenagens e capotas acham-se abertas ou removidas; bem como se a estrutura encontra-se limpa. Ao se abrir as tampas de inspeção ou capotas, e antes de deixar a área limpa verificamos a presença de óleo ou qualquer outra evidência de vazamento.

FICHAS DE INSPEÇÃO

Utiliza-se sempre uma relação de itens ao realizar a inspeção.

A ficha de inspeção deve incluir:

Setor da fuselagem e equipamentos:

Inspeções - Aviônicos - Fuselagem

Inspeções – Aviônicos – Fuselagem

  • Entelagem e chapeamento, quanto à deterioração, empenos, outras evidências de falha, bem como fixações inseguras ou defeituosas;

  • Sistemas e componentes, quanto à correta instalação, defeitos aparentes e operação satisfatória;

  • Tanques celulares de combustível, tanques de lastro e partes relacionadas, quanto ao estado.

Setor das cabines de comando e passageiros:

Boeing 787-8 Cabine

Boeing 787-8 Cabine

  • De um modo geral, quanto à limpeza e fixação de equipamentos;

  • Poltronas e cintos de segurança quanto ao estado e fixação;

  • Janelas e para-brisas, quanto à deterioração e rachaduras;

  • Instrumentos, quanto ao estado, fixação, marcações e, quando possível, operação adequada;

  • Controles de voo e dos motores quanto à correta instalação e operação;

  • Baterias, quanto à correta instalação e carga;

  • Todos os sistemas, quanto à correta instalação, estado geral, defeitos aparentes e segurança da fixação.

A nacele do motor:

Inspeções - Aviônicos - Motor

Radar

  • Seção do motor, quanto à evidência de vazamento de óleo, combustível ou fluido hidráulico e o motivo de tais vazamentos;

  • Prisioneiros e porcas, quanto ao aperto correto e defeitos evidentes;

  • Interior do motor, quanto à compressão dos cilindros e quanto à existência de partículas metálicas ou de origem estranha nas telas e bujões dos reservatórios de drenagem. Se a compressão dos cilindros estiver fraca, verificar qualquer irregularidade nas condições e tolerâncias internas;

  • Berço do motor, quanto a rachaduras, folgas nos montantes de fixação ou entre o motor e seus montantes;

  • Amortecedores flexíveis de vibração quanto ao estado e deterioração;

  • Controles do motor, quanto a defeitos inerentes aos comandos e à correta frenagem;

  • Tubulações, mangueiras e braçadeiras, quanto a vazamentos, estado geral e aperto;

  • Descarga do motor, quanto a rachaduras, defeitos e à correta fixação;

  • Acessórios, quanto a defeitos aparentes na segurança da fixação;

  • Todos os sistemas, quanto à instalação correta, defeitos nas condições gerais e fixação adequada;

  • Capota, quanto a rachaduras e defeitos;

  • Acionamento e verificação funcional do motor no solo, quanto ao seu desempenho e a operação adequada dos controles do motor e dos instrumentos.

Setor do trem de pouso:

Inspeções - Aviônicos - Trem de Pouso

Inspeções – Aviônicos – Trem de Pouso

  • Todos os componentes, quanto ao estado e segurança da fixação;

  • Amortecedores, quanto ao correto nível do óleo;

  • Hastes, articulações e suportes, quanto ao desgaste excessivo, fadiga do material e deformações;

  • Mecanismo de retração e distensão quanto à operação correta;

  • Tubulações hidráulicas, quanto a vazamento,

  • Sistema elétrico, quanto a desgaste e operação correta dos interruptores;

  • Rodas, quanto a rachadura e estado dos rolamentos;

  • Pneus, quanto a cortes e desgaste;

  • Freios, quanto ao ajuste correto.

Asas e seção central:

C-130 Hercules - Aviônicos Asas

C-130 Hercules – Aviônicos Asas

  • Todos os componentes, quanto ao estado e fixação;

  • Entelagem e chapeamento, quanto à deterioração, empenos, outras evidências de falha, bem como fixações inseguras ou defeituosas;

  • Estrutura interna (longarinas, nervuras e elementos de compressão), quanto a rachaduras, empenos e fixação;

  • Superfícies móveis, quanto a avarias ou defeitos evidentes, fixação imperfeita da entelagem ou das chapas e deslocamento correto;

  • Mecanismo de controle, quanto à liberdade de movimento, alinhamento e fixação;

  • Cabos de controle, quanto à tensão correta, esgarçamento, desgaste e passagem adequada pelas guias e polias.

Setor da empenagem:

Inspeções - Aviônicos - Empenagens

Inspeções – Aviônicos – Empenagens

  • Superfícies fixas, quanto a avarias ou defeitos evidentes, fixadores frouxos e fixação adequada;

  • Superfícies móveis de controle, quanto a avarias ou defeitos evidentes, fixadores frouxos, entelagem frouxa ou empenos nas chapas;

  • Entelagem ou chapeamento, quanto a desgaste, rasgos, cortes ou defeitos, deformação e deterioração.

    King_Air Aviônicos hélices

    King_Air Aviônicos hélices

Setor da hélice:

  • Conjunto da hélice, quanto a rachaduras, mossas, empenos e vazamento de óleo;

  • Parafusos, quanto ao aperto correto e à frenagem;

  • Dispositivos contra formação de gelo quanto à operação correta e defeitos evidentes;

  • Mecanismos de controle, quanto à operação correta, fixação adequada e deslocamento.

Setor de comunicações e navegação:

Inspeções - Aviônicos - Instrumentos

Inspeções – Aviônicos – Instrumentos

  • Equipamento rádio e eletrônico quanto à instalação correta e fixação adequada;

  • Fiação e cablagens, quanto à disposição correta, fixação adequada e defeitos evidentes;

  • Ligação à massa e blindagem, quanto à instalação correta e condição;

  • Antenas, quanto ao estado, fixação adequada e operação correta.

Equipamentos diversos (miscelânea):

Inspeções - Aviônicos - Piloto automático

Inspeções – Aviônicos – Piloto automático

  • Equipamento de emergência e primeiros socorros quanto ao estado geral e armazenagem correta;

  • Paraquedas, barcos salva-vidas, paraquedas luminoso, etc, inspecionar de acordo com as recomendações do fabricante;

  • Sistema de piloto automático, quanto ao estado geral, fixação adequada e operação correta.

INSPEÇÕES ESPECIAIS

  • Inspeção Devido a Pouso com Impacto ou Excesso de Peso

  • Inspeção Devido à Turbulência Severa

INSPEÇÕES DIÁRIAS

Compreende os cuidados que devem ter os mecânicos, com os instrumentos, antes de dar partida nos motores.

Aviônicos Inspeções diárias

Aviônicos Inspeções diárias

As recomendações que se seguem são aplicáveis a todos os instrumentos:

  • Verificar todos os ponteiros para erro excessivo no zero, exceto termômetros e instrumentos que funcionam por pressão absoluta, os quais devem propiciar modificações de acordo com as condições de pressão e temperatura ambiente;

  • Verificar todos os instrumentos quanto a vidros soltos ou rachados;

  • Verificar todos os botões de travamento e ajustagem, quanto à liberdade de movimento e funcionamento correto;

INSPEÇÕES ANTES DO VOO

Compreende as precauções a serem tomadas pelos mecânicos, todas as vezes que os motores são postos em funcionamento.

Inspeções - Aviônicos - Pré Voo

Inspeções – Aviônicos – Pré Voo

As prescrições que se seguem são de ordem geral e aplicáveis a todos os instrumentos:

  • Verificar todos os ponteiros quanto a oscilação excessiva.

  • Verificar se as leituras do indicador de RPM estão de acordo com as exigências contidas no manual de operação.

INSPEÇÃO PERIÓDICA

Quando o avião completa um certo número de horas de voo é feita uma inspeção por uma equipe de especialistas.. Esta inspeção é especificada pelo Programa de Manutenção (PM) do avião.

A parte da inspeção relativa aos instrumentos é feita por um especialista de instrumentos.

As prescrições gerais que se seguem são aplicáveis a todos os instrumentos:

  • Verificar todos os instrumentos e suas unidades, quanto à segurança de montagem;

  • Verificar todas as tubulações e conexões, quanto às fugas;

  • Verificar todos os ponteiros e marcações do mostrador, quanto à descoloração das marcas luminosas;

  • Verificar se as marcas para os limites de utilização estão na posição exata e bem visíveis;

  • Verificar todas as ligações elétricas, quanto ao bom contato e segurança na fixação;

  • Verificar os amortecedores, quanto à segurança da fixação e tensão conveniente.

Substituição de Instrumentos

Os instrumentos só devem ser substituídos por outros em boas condições e da mesma espécie, pelas seguintes razões:

Inspeções - Aviônicos - Substituição de Instrumentos

Inspeções – Aviônicos – Substituição de Instrumentos

  • Impossibilidade de indicar;

  • Indicação duvidosa;

  • Defeito da caixa ou vedação defeituosa;

  • Ponteiro solto;

  • Cobertura de vidro, solta ou rachada;

  • Orelha de fixação no painel, quebrada ou rachada;

  • Mecanismo de trava ou ajustagem defeituoso;

  • Bornes ou niples de conexão defeituosos;

  • Marcas luminosas escuras ou descoloridas;

  • Defeito no mecanismo interno, conhecido ou suspeito.

Quando retirar ou colocar instrumentos no avião, tomar as seguintes precauções:

  • A maioria dos instrumentos de bordo, sofre desgastes, mas é recuperável. Portanto, deve o instrumento, que estiver em mau estado, ser retirado e remetido às oficinas especializadas e outro, em bom estado, ser colocado em seu lugar;

  • Os instrumentos danificam-se facilmente, por conseguinte devem ser tratados com o máximo cuidado;

  • Sempre que possível, substitua o instrumento por outro do mesmo tipo e da mesma marca de fabricação.

  • Em alguns casos pode-se substituí-lo por outro da mesma espécie, mas de fabricação diferente;

  • Nunca troque a localização de um instrumento ou uma de suas unidades de funcionamento sem a competente autorização;

  • Nunca deforme ou marque um instrumento;

  • Quando examinar ou testar um instrumento, nunca o sujeite a pressões excessivas ou anormais. Use valores abaixo da gama de funcionamento;

  • Em algumas instalações torna-se necessário retirar outros instrumentos para se ter acesso ao que está com defeito.

No final de todos os nossos post você também aprende e enriquece seu Vocabulário de Inglês diário e Aeronáutico! Aproveite também nossas dicas!


DICAS de Inglês:

TRATAMENTOS

Em inglês, tratamos as pessoas formalmente pelo sobrenome. Para isso devemos saber se a pessoa é:

  • Mr. (senhor)
  • Mrs. (senhora)
  • Miss (senhorita)

Examples:

  • Mr. Smith is my boss
  • This is Mrs. Jones
  • Miss Owen, please bring my tea.

Os títulos acima (Mr. Mrs e Miss) são apenas usados com sobrenomes e nunca para chamarmos alguém.

Neste caso utilizamos:

  • Sir (senhor)
  • Madam (senhora)

Example:

  • Excuse, sir.
  • Can I help you, madam?

OBS: se você escrever a uma mulher e não souber se ela é senhora ou senhorita use Mrs.

* Vocabulary

  • all sort of things = todo tipo de coisas
  • arrest (to) = prender
  • boarding pass = cartão de embarque
  • delayed = atrasado
  • departure = partida

* Inglês Aerotécnico

Delta Hinge – Articulação Delta; a articulação oscilante da lâmina rotora do helicóptero, em volta da qual a pá está livre para pulsar num plano localizado em ângulo reto com o disco rotor.

Delta Wing – Asa Delta; asa de forma triangular, tendo uma baixa relação de aspecto, bordo de ataque afilado e bordo de fuga reto.

Distance – Saída; partida; cada vez que a aeronave deixa o solo, para iniciar um voo ou uma parte do voo.

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