Avião Pousando

Neste post você vai descobrir como ser Comissário de Voo hoje. Para tanto precisamos entender primeiro como funciona o universo da aviação brasileira e os requisitos exigidos pelos órgãos reguladores como Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e a documentação necessária. Do começo até a contratação.

Resumimos o processo em três passos, são eles:

1. O exame de saúde obrigatório;

2. O curso teórico e prático para a prova da ANAC;

3. Como participar de entrevistas de emprego;

PRIMEIRO PASSO

A ANAC confirmou que os Hospitais da Aeronáutica não irão mais realizar os exames para emissão ou revalidação do CMA. A Aeronáutica atenderá somente os aeronautas que já agendaram seus pedidos.

Os exames continuarão sendo realizados pelas clínicas e médicos credenciados pela Anac.

A etapa do exame médico é sem dúvida a mais importante e eliminatória, ou seja, se você não estiver dentro dos padrões de saúde determinados pela ANAC a escola não vai fazer sua matrícula.

Supondo que você esteja saudável, você deve entrar no site abaixo e descobrir qual é a clinica credenciada pela ANAC mais próxima da sua residência, a WINGS pode recomendar a clinica de confiança, se você preferir ligue WhatsApp São Paulo (11) 99631-9486 ou (11) 5535-4747 | WhatsApp Sorocaba (15) 99655-0635 ou (15) 3318-7606.

Clínicas Credenciadas pela ANAC:

SEGUNDO PASSO

O segundo passo podemos chamar de o início da jornada para o Comissário de Voo. Sim, é uma jornada, nós resumimos aqui, mas serão muitas etapas de treinamento, aulas teóricas, aulas práticas, simulados, provas e muito preparo para que você domine o assunto na teoria e na prática e possa encarar a prova da ANAC com tranquilidade.

O treinamento teórico é basicamente uma aula normal em sala de aula com professores com nível superior e atuantes na área. Como funciona o serviço de bordo, procedimentos de atendimento ao cliente, postura profissional, enfim, uma gama de habilidades que serão desenvolvidas ao longo do curso, preparando você para sua nova vida profissional na aviação civil brasileira ou em outros países. Pois é, esta é uma dúvida comum, você pode sim após concluir o curso aqui no Brasil, concorrer a uma vaga em outro país.

A Wings tem alunos voando na EMIRATES por exemplo.

Após concluir a parte teórica você vai se reunir com sua turma em um local afastado, especialmente criado para simular situações de emergência como fogo, pouso na água, evacuação de aeronaves, primeiros socorros, técnicas de sobrevivência na selva e mar, entre outras atividades preparatórias.

Veja este post aonde abordamos o assunto sobrevivência, é uma leitura interessante para você compreender melhor esta etapa do treinamento: SOBREVIVÊNCIA DA SELVA – SOBREVIVÊNCIA NO MAR.

E por fim, após a conclusão do curso de Comissário de Voo, você vai agendar a prova da ANAC. Simples assim, basta ser aprovado no curso para que a ANAC autorize você à realizar a prova. Essa prova vai ser seu passaporte para as entrevistas de emprego que virão. Não é possível se candidatar a vagas sem o CCT (Certificado de Capacidade Técnica) emitido pela ANAC. Lembrando que, não é apenas uma prova, são quatro provas.

Ligue para a Wings quando quiser.

TERCEIRO PASSO

O último passo é o objetivo principal de todos nós tripulantes, é ele que define o sucesso da sua decisão de se tornar Comissário de Voo.

Toda boa escola de aviação se preocupa com essa etapa, à pesar de você já ter concluído o curso, estar devidamente aprovado na ANAC e com seu exame médico aeronáutico (CMA) válido a escola possui mais treinamentos que vão otimizar suas chances de contratação. Mas é importante lembrar que isso não é obrigatório, você pode simplesmente enviar o seu currículo para as companhias aéreas assim que receber sua aprovação da ANAC e participar da seleção, a escolha é sua.

No geral as empresas aéreas já tem um sistema muito bem organizado para contratar novos funcionários. Este sistema é online, você cadastra seu currículo e fica atento ao mercado. Assim que souber de alguma vaga você vai acessar o site da empresa e se cadastrar para a vaga específica. Vale a pena ficar ligado no Facebook da Wings, todas as oportunidades nós lançamos em nossa página.

O PULO DO GATO

E para melhorar tudo isso, a Wings fez parceria com as principais empresas aéreas brasileiras, e isto foi um grande salto para nossos alunos. Toda empresa aérea parceira nos avisa de primeira mão quando abrem vagas, então a Wings faz uma pré-seleção dos currículos de alunos que estão dentro do requerido pela empresa aérea e os currículos são enviados diretamente ao RH da companhia. Isso não é o máximo?

evento azul e wings