5 Motivos para ser comissário de voo hoje, leia abaixo 5 motivos do ponto de vista de um Comissário de Voo da Latam chefe de cabine instrutor e faça seu próprio julgamento.

Vejamos então:

Muitas pessoas sonham com essa profissão, homens e mulheres. Sabemos que nem tudo são rosas, mas uma coisa eu posso garantir, temos mais rosas na aviação sim.

Tudo depende do seu momento de vida, sendo bem sincero. Se você está em um momento inicial, jovem, sem família vai ser muito bom, mas se você tem família… também será bom! Sim é possível ser comissário de voo, viver de escala e ter uma família saudável. Isso nos leva ao motivo número 1 da nossa lista.

1 – Não são só os Solteiros que Podem: 

Se você está começando sua vida profissional ou já é uma pessoa atuante no mercado de trabalho dentro ou fora da aviação, não consigo ver uma profissão mais completa do que essa para aprimorar suas habilidades de relacionamento interpessoal, gerenciamento de crise, trabalho em equipe, desenvolvimento do senso de responsabilidade com o outro e com você mesmo, consciência de vida em sociedade. Mas aí chegamos ao ponto, quem tem família pode?

Sim, eu conheci minha esposa quando entrei na antiga TAM e tenho colegas que estão casados até hoje, com filhos, gato, cachorro, casa própria, carro, etc. Tudo depende do seu nível de maturidade.

A vida de escala é um pouco confusa no começo, mas somos seres inteligentes e nos adaptamos rápido. Na época que conheci minha esposa nós fomos casal pioneiro no sistema de “folga casada” da TAM, quando um tinha folga o outro tinha folga obrigatoriamente.

Foi sensacional, tínhamos nosso tempo de voo vivendo nosso sonho profissional e em casa celebrando nossa vida em família. Quando veio o bebe tudo foi maravilhoso, a licença maternidade é enorme, e os salário mesmo reduzido à média ainda é muito bom.

E se você é mais jovem, solteira (o) será uma aventura maravilhosa, você vai conhecer todas as capitais do país em 15 dias e vai visitá-las novamente até conhecer todos os cinemas, teatros, pontos turísticos e tirar selfies até cansar!

Sem falar na bela quantia $$$ que vai rechear sua conta bancária, que aliás é tema do próximo item.

2 – Quanto ao Salário, é tudo isso mesmo?

Bom, basta você olha para a sua situação atual, procure a média salarial para “primeiro emprego” das profissões como informática, auxiliar de escritório, auxiliar contábil, estágio, etc. E mesmo para quem já tem experiência a média salarial do Comissário de Voo se equipara ao engenheiro e muitas vezes é superior a este também.

O Comissário de Voo recebe um salário base + um valor por cada quilometro voado + as diárias que são depositadas uma vez por semana, ou seja, seu salário será a soma do “base” + a quantidade de quilômetros que você voou.

Já as diárias são um valor pensado para que você se mantenha aonde estiver, só que se você se organizar verá que uma parte desse valor semanal pode ser economizada. Eu guardava quase tudo… mas enfim.

Para entender melhor o raciocínio pense assim, quais são os cursos, as certificações e o tempo de experiência que você precisa ter na área de Ti, engenharia, medicina, odontologia, direito, etc, para ganhar 7 mil reais por mês por exemplo? Mais convênio médico (melhores planos)?

Pensou? Agora considere também que o Comissário de Voo ainda recebe refeição à bordo das aeronaves e mesmo assim recebe o valor das diárias (toda semana) assim como o transporte, que é todo proporcionado pela companhia aérea, você só precisa chegar no aeroporto por meios próprios.

E pensa que acabou? Não! Você ganha em média 94% de desconto nas passagens aéreas para seus dependentes diretos e você pode usar passe de tripulante e voa juntos com eles de graça por todo o território nacional.

Férias na Disney? Você e seus dependentes tem 94% de desconto em média (varia de empresa para empresa) para voos internacionais, descontos em hotéis etc, etc…

Mas sejamos sinceros, essas vantagens existem para compensar o fato de que você terá tempo livre para estudar via EaD nos hotéis, mas uma faculdade presencial é impossível.

Você terá 8 folgas por mês em casa o resto voando mundo a fora. Então existe um certo equilíbrio sim, se é isto que você quer vale a pena, de verdade! Mas se não é o que você realmente quer, pense direito.

Avião Pousando

3 – Conhecer Lugares Novos à Trabalho

Nossa isso é realmente maravilhoso, bem melhor do que parece! Quando você sai de casa, já tem sua escala, ou seja, já sabe para onde vais e a que horas vais chegar, assim como, quanto tempo de descanso você terá disponível após a jornada de voos do dia.

Sim, são jornadas diárias de trabalho, de no máximo 11 horas, com descanso mínimo de 12 horas, mas a média de descanso é de 24 horas. Eu já passei os 4 dias de carnaval em Salvador de reserva, no Holiday Inn com cama de casal, sem fazer nada. Já fiquei dois dias em Buenos Ayres por várias vezes.

E lembre-se você ganha por quilômetro voado, o tempo de descanso nos hotéis é seu momento, aproveite para conhecer a cidade seja prudente no uso das diárias, mas seja grato, nunca esqueça disso, seja grato por não ficar muito tempo em um lugar só, quanto mais você voar mais você ganha.

Então cumpra sua escala com um sorriso no rosto após descansar siga em frente, não deixe a saudade de casa te abater, pois quando o salário cair na sua conta, você pode usar sua folga e suas passagens de graça,  para levar seu namorado, ou namorada para o nordeste e curtir 2, 3, 4, 5 dias de folga direto! Todos os meses…

Nenhuma profissão no mundo vai te dar esta liberdade. Seja grato! Para concluir, você vai conhecer várias, cidades, vai ter tempo sim para visitar os pontos turísticos, se não da primeira vez, talvez da terceira, da quinta ou da vigésima vez. Se organize e você vai conhecer tudo! Em hotel 4 e 5 estrelas, raramente um 3 estrelas, raramente.

Cobrança de taxas

4 – Desenvolvimento Pessoal

Sendo Comissário de Voo você terá a oportunidade de se desenvolver como pessoa, como cidadão. É isso mesmo, sabe porque?

Se você prestar atenção aos detalhes, verá que ao decolar de Guarulhos por exemplo, um aeroporto maravilhoso, tecnológico, no meio da cidade mais rica do país e uma das mais ricas do mundo…

Ao decolar você pode observar as favelas, a desigualdade social que nos abate não só pelma mídia, mas se você abrir os olhos verá que não são só pessoas que estão passeando com a família à bordo, mas muitas pessoas que estão indo fazer um tratamento médico no Sudeste pois não há possibilidade de sobrevivência em sua cidade natal, pessoas voltando pra casa com dinheiro emprestado, e se você não aprender nada com isso estará perdendo uma grande oportunidade de se desenvolver.

As linhas aéreas são as artérias do mundo, tudo passa por nós, fique atento e aprenda.

As experiências à bordo, os atrasos, pessoas felizes que vão te elogiar formalmente e pessoas irritadas que vão te culpar pelo atraso mesmo sabendo que este atraso é resultado da chuva, não é culpa de ninguém. Você vai aprender muito sobre os seus limites de humor, vai trabalhar a tolerância e a paciência.

Sejamos realistas, o Comissário de Voo é a linha de frente, os tripulantes técnicos estarão na cabine de comando, eles são os responsáveis legais, mas é você que estará na porta da aeronave, frente a frente com o cliente.

Cada voo, você vai ver centenas de novas pessoas, algumas vão te contar histórias incríveis, especialmente aqueles que farão todas as escalas com você até o destino final.

Se eu pudesse resumir em uma palavra o que é ser Comissário de Voo? Enriquecedor!

The Big Ban

The Big Ban

5 – O mercado de trabalho tem oportunidade real ou tudo isso é difícil demais? 

Você já viu a quantidade absurda de escolas de aviação e mais, a quantidade de pessoas se formando Comissário de Voo? Isso tem uma razão, quando as empresas abrem vagas elas abrem não dezenas de vagas, nem centenas… são milhares, sim, milhares de vagas!

Se uma empresa compra uma aeronave ela vai precisar de tripulantes novos para manter esta aeronave voando todos os 365 dias do ano, tem noção de quanta gente? Sem falar nos agentes de aeroporto que são a porta de entrada para quem quer entrar na Aviação na minha opinião.

E o Comissário de Voo é um profissional que pode atuar em qualquer país do mundo com as devidas habilitações, você viu quantas Aeronaves a EMIRATES acabou de comprar? E a Azul aqui no Brasil?

Todas as empresas aéreas do país estão em franca expansão, não deixe as notícias pessimistas da mídia e as Fake News (notícias falsas) do Whatsapp abalarem sua determinação.

Latam, Avianca, Azul estão neste exato momento fazendo seleções de Comissários, você está pronto? Acho que melhor resposta para a pergunta “tem oportunidade real ou tudo isso é difícil demais?”

Sim é real, estão contratando, porque empresa aérea que não contrata não voa, não cresce e na aviação quem não cresce é engolido pelo concorrente.

Faça sua parte, esteja preparado, busque uma escola que possa lhe atender e corra atrás dos seus sonhos, a hora é agora!

Dica de ouro: Não peça conselhos para pessoas que são frustradas com a aviação, ou que estão infelizes. Os problemas pessoais e a incapacidade dessas pessoas em atingir seus objetivos, transmitem à você uma visão pessimista do todo. Acredite em você mesmo e só! Você consegue!

Você gostou do post? Ajude a Wings à manter este blog, deixe um comentário, elogio, crítica logo abaixo, obrigado!

www.wingsescola.com.br