Olá! Falamos aqui de Etiqueta para Comissária(o) de Voo.
Você que está se preparando para a prova da ANAC certamente está à procura de material que aumente suas chances de passar. Mas veja bem, neste post, falaremos sobre um material que vai te ajudar a passar na “entrevista”.
Este tipo de dica com certeza vai lhe ajudar a passar, mas na seleção! Aonde você só terá uma chance!
Preste muita atenção nas dicas de etiqueta para comissária(o) de voo e não se esqueça de aplicar o que aprender aqui. Leia também 7 Erros Fatais em uma Seleção.
A função de um Comissário de Voo é receber bem os passageiros e lhes dar todo o conforto necessário durante o voo. O Comissário é também um técnico em segurança, ou seja, responsável pelo cumprimento das normas e procedimentos de segurança no avião. Para isso ele recebe treinamento de sobrevivência na selva e no mar, primeiros socorros, etc, além de familiarização com os equipamentos de emergência disponíveis dentro de cada tipo de aeronave.
É claro que o papel de anfitrião a bordo é de suma importância e aí um outro aspecto é relevante nessa carreira: O Preparo Psicológico!
É comum o passageiro não estar à vontade a bordo e isso pode acarretar alterações de comportamento. Cabe ao Comissário saber identificá-las e tomar as atitudes convenientes para mantê-lo relaxado. Não é uma tarefa fácil já que são centenas de pessoas diferentes, com receios e reações imprevisíveis. Por tanto é importante demonstrar equilíbrio, autoridade e simpatia ao mesmo tempo, sem deixar a elegância de lado.
A sua fisionomia num momento mais crítico servirá de referência para acalmar os passageiros. Devemos considerar o Serviço de Bordo de grande importância, por estar diretamente, ligado ao dia-a-dia do Comissário. Este é o trabalho que exercerá durante a maior parte do tempo e o colocará em contato direto com o passageiro, durante a viagem.
O Comissário deverá atender satisfatoriamente, os diferentes tipos de passageiros, sob o aspecto social e cultural, sabendo tratar com educação e simplicidade os mais humildes, assim como, saber tratar os mais exigentes com elegância se utilizando dos princípios fundamentais de etiqueta. O bom atendimento dispensado ao passageiro, é de fundamental importância, pois o mesmo, contribui para o crescimento e expansão de uma Empresa Aérea Comercial.
As principais características pessoais desejáveis nos comissários de bordo são:
- Bom Humor
- Autoestima
- Entusiasmo
- Espírito de Servir
- Humildade
- Personalidade Participativa
- Facilidade de Relacionamento
- Bilíngue
- Criatividade
- Sensibilidade
Dicas de Inglês Aerotécnico e algo mais…
Airsickness – Enjoo de Voo; Enjoo provocado pelo balanço lateral ou pela subida e descida do avião.
Air Sleeve – Biruta; Cone de vento; saco de tecido em forma de cone, mantido preso pro um anel colocado em uma abertira maior sobre um mastro ou no telhado de edificações próximas ao aeroporto, para indicar visualmente a direção do vento. O mesmo que Air Sock, Air Tee ou Wind Cone, Wind Sock.
Air Sounding – Sondagem aérea; a Ação de medir ou determinar a pressão atmosférica, umidade, etc; Por meio de instrumentos enviados ou carregados para o céu, a medição, gráfico, ou a anotação resultante desta ação.
Não deixe de comentar, e até amanhã!
Muito bom curso obrigado