O que fazer em caso de Fumaça, Vapores e Gases Tóxicos na cabine?

Você sabe? Aprenda como proceder.

* Lembre-se que ao final de todos os nossos post´s você poderá enriquecer ainda mais seu vocabulário Aeronáutico. Aproveite!

Fumaça na Cabine Passageiros

Fumaça na Cabine Passageiros

FUMAÇA, VAPORES E GASES TÓXICOS NA CABINE

O aparecimento destas condições à bordo de aeronaves em voo será sempre grave, diante das limitações de nossas POSSÍVEIS ações.

A fumaça densa prejudica não só os órgãos da respiração, que ficará seriamente comprometida, como praticamente impedirá a visualização da área onde ocorrer.

Os gases de uma maneira geral, como sabemos, tem a característica de ocuparem uniformemente todo o compartimento no qual se encerram. A nocividade dos gases depende daquilo que cada um individualmente poderá ocasionar, e estas consequências vão desde a impossibilidade de respirar até lesões cutâneas, da indução a mal estar e vômitos, ao risco de explosão da cabine.

No caso de fumaça e vapores tóxicos, sabemos que estas substâncias tendem a ocupar as camadas mais altas dentro da cabine (o ar frio fica embaixo), e portanto até que possamos lançar mão das garrafas de Oxigênio, deveremos nos abaixar, se possível nos deslocarmos rente ao chão, cobrindo nariz e boca com panos umedecidos. Para os gases a situação é mais perigosa, visto que ocupam integralmente o ambiente.

Diante do acima exposto é fácil deduzir a importância de se efetuar a abertura das saídas de ar antes do início do voo, assim como manter os painéis de renovação de ar absolutamente desobstruídos.

Gases Tóxicos

Gases Tóxicos

As ações na cabine de comando, para a remoção de fumaça, vapores e gases, serão as seguintes:

  • Elevar a altitude da cabine para 10.000 pés, de forma a provocar a rápida renovação do ar e diminuir a concentração de oxigênio da cabine.

  • Se persistir o problema, prosseguir despressurizando e iniciar descida de emergência (Ex.: 10.000 pés)

  • Paralelamente se houver indício de fogo ou fumaça gerada por equipamento elétrico, efetuar pesquisa e desativação sistemática das barras do sistema elétrico até localizar a origem do problema.

  • Se a fumaça for proveniente do sistema de ar-condicionado, será feita a desativação/isolamento sistemático dos componentes dos sistemas pneumáticos e de ar-condicionado da aeronave.

    Proteção contra Fogo

    Proteção contra Fogo

Se instruído para tal pelo comandante, deveremos abrir as portas, para proporcionar ventilação ao ambiente.

É importante frisar que no caso de executar a ventilação, seja pela abertura das saídas de ar da pressurização, seja pela abertura da porta da cabine, cuidado especial deverá ser tomado se o problema for proveniente de fumaça de incêndio, pois a rápida entrada de Oxigênio poderá levar a explosão do recinto.

Quanto a utilização das garrafas portáteis de Oxigênio, as equipadas com máscaras oronasais, bem como as máscaras do sistema fixo, que são também oronasais, misturam o oxigênio ao ar ambiente, não sendo portanto adequadas para estas ocasiões.

Em linhas gerais, nossa conduta diz respeito mais a prevenção, para que não surjam situações deste tipo.

Na situação já instalada, procurar proteção aos órgãos de visão e respiração, executando paralelamente as orientações prescritas pela cabine de comando.


Dicas de Inglês Aerotécnico – Vocabulário

Compressible Flow – Fluxo compressível; fluxo de ar ao redor de um corpo em movimento, especialmente em velocidades transônicas, variando acentualmente em pressão e densidade, a partir de seu estado de ar livre.

Compression Ignition Engine – Tipo de motor no qual o combustível é borrifado no interior do cilindro e inflamado pelo calor da compressão da carga de ar.

Compression Ratio – Razão de compressão; em um motor a explosão, é a relação entre o volume da mistura gasosa em um cilindro no começo do ciclo de compressão e o seu volume ao final desse ciclo.

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