Olá, vamos falar agora de Pânico à Bordo,

A razão da presença do comissário à bordo é, manter o clima de cordialidade equilíbrio na cabine de passageiros, e atuar de maneira eficiente na ocorrência de alguma anormalidade, ou situação que comprometa a segurança de voo.

Para isto somos treinados, e espera-se que cada um de nós, além do conhecimento de todos os recursos de emergência existentes a bordo (equipamentos, localização, finalidade, manuseio, restrições, etc.), saiba também como atuar com o que de mais importante existe em nosso trabalho, o passageiro.

Na eventualidade de algum incidente ou acidente, provavelmente irá se instalar no grupo de passageiros, um comportamento que tenderá a fugir ao controle dos tripulantes. Este quadro, se instalado, irá prejudicar o nosso trabalho de maneira tal, que nosso objetivo primeiro é evitar que esta desintegração do controle aconteça.

Pânico à Bordo

É prudente então que tenhamos pelo menos algumas noções de como este processo se inicia, e também de como se desenvolve. O fator incidental desencadeante foge ao nosso controle, pois evidentemente existem situações inesperadas, mas felizmente, raras que rompem a rotina de nosso trabalho, e para as quais devemos estar absolutamente alertas.

O “receio de voar” é algo que faz parte. em maior ou menor grau, da natureza humana, e as vezes em pequeno incidente faz com que seja “detonado” todo um mecanismo iniciado por este receio, que passa a ter um papel preponderante. O segundo elo da sequência é a ansiedade coletiva, a inquietação geral, que poderá conduzir todo grupo a ter reações medo de difícil controle.

Passada esta fase, teremos como conseqüência o estado de angustia coletiva, hipersugestionabilidade, o fantasioso passa a se integrar ao real, conduzindo o grupo a uma atitude de defesa, que na maioria das vezes não corresponde ao comportamento lógico para aquela situação. O grupo poderá ter reações impulsivas, que contagiarão todos ao redor, conduzindo imediatamente ao PÂNICO, e nesta situação pouca ou nenhuma atenção será dada a nossa situação.

Se permitirmos que tal estágio se instale, teremos com absoluta certeza falhado em nossos propósitos, e o passo seguinte poderá ser a comprometimento de todas as ações até ali executadas, expondo a sérios riscos os procedimentos de emergência, podendo inclusive conduzir a um desfecho dramático, o qual poderia ter sido evitado. O descontrole coletivo, o PÂNICO, minam toda a lógica racional, a anarquia se instala, e nesta desintegração coletiva mais nada poderemos fazer, corremos o risco inclusive de ser vítimas em maior escala deste comportamento, do que do fator incidental que levou a ele.

É imperativo portanto que desde o primeiro instante tenhamos o controle da situação em nossas mãos, através de atitudes que demonstrem conhecimentos, de ações seguras, não permitindo que o fator emocional agrave a ocorrência. A histería deve ser combatida e evitada por qualquer meio, mesmo através da força, se outros recursos não surtirem efeito. O descontrole emocional da passageiro é altamente negativo, porém, caso ocorra com um dos tripulantes, logicamente é algo muito mais grave, e como tal deverá ser contornado de imediato, devendo-se partir logo para a resolução do problema.

Estes são apenas tópicos de um assunto que permite análises bem mais profundas, mas para nós certamente é o que basta, visto que a ocorrência de situações de emergência é rara, como frisamos anteriormente, e as regras básicas de comportamento, estão contidas neste comentário.


Dicas de Inglês Aerotécnico

Spitzer Point – Ponto agudo. O termo é derivado da palavra alemã “spitzgeschoss” que significa projétil ponto agudo. Algumas vezes definido como projétil pontudo, que tem um raio de ogiva de sete calibres ou mais.

Splash Lubrication – Lubricação por salpique; Lubrificação das partes móveis vitais de um motor ou equipamento mecânico, por meio de um dispositivo salpicador mecanicamente operado.

Spin Rocked – Foguete de Espiralamento; Pequeno foguete que comunica movimento de espiralamento ou parafuso à estrutura de um míssil.

Deixe seus comentários abaixo, até amanhã.