Olá, nesse post você saberá algumas Regras de Voo VFR; ao final do post aproveite também dicas de inglês aerotécnico.

Para que um voo segundo as Regras de Voo Visual VFR possa acontecer, é necessário primeiramente que o aeródromo de decolagem ofereça condições meteorológicas visuais (VMC – Visual Meteorological Conditions), a rota pretendida favoreça a visibilidade longitudinal, vertical e lateral para a condução do voo e que o aeródromo de destino também estejam em condições VMC.

Assim, as aeronaves que pretendam cumprir as regras de voo visual (VFR – Visual Flight Rules) durante o voo, devem manter, continuamente os parâmetros especificados à seguir:

Em resumo, temos que um voo visual só poderá ser realizado quando todas as seguintes condições forem satisfeitas:

a) MANTER VMC – ou – Condições Meteorológicas Visuais (Visual Meteorological Conditions) significa manter o afastamento mínimo regulamentar das nuvens, ou de outras formações de opacidade equivalente (fumaça, névoa, etc).  Esses parâmetros diferem, acima ou abaixo do FL100 e abaixo de 3000 pés (900 metrôs) sobre o nível médio do mar (AMSL) ou sobre o terreno. O VMC é a união de  VISIBILIDADE, DISTÂNCIA LATERAL e DISTÂNCIA VERTICAL  das nuvens ou formações.

b) VELOCIDADES – manter velocidades máximas especificadas na regulamentação, ou seja, 380 KT acima do FL100 e 250 KT abaixo. A única exceção é o voo realizado no espaço de classe “B”, onde a velocidade máxima é de 380 KT, em todo espaço aéreo.

c) FL’s PERMITIDOS – os voos VFR podem ser realizados , no mínimo à 500 ou 1000 pés de altura, segundo as Regras do Ar, ou entre os níveis 035 e 145, quando realizados a longas distâncias.

d) VISIBILIDADE DO SOLO – durante o voo, o piloto deve manter visibilidade do solo, que permita observar mais da metade da área de visão abaixo da sua linha de voo. Isto é importante, considerando que as referências visuais com o terreno devem mantidas, para auxilia-lo na navegação.


Dicas de Inglês Aerotécnico

Output Tube – válvula eletrônica da saída; a ultima válvula no sistema de amplificação, que converte uma grande voltagem do sinal de entrada em uma grande potência de saída.

Outbound Track – projeção real sobre o solo, da trajetória da perna de afastamento de uma órbita de espera.

Off Router Vector – Vetoração fora de rota; uma vetoração pelo ATC, que tira à aeronave fora de rota anteriormente autorizada. As altitudes designadas pelo ATC durante tais vetorações asseguram o gabarito mínimo sobre os obstáculos.