Um dos maiores marcos da história da humanidade foi, sem dúvida, o domínio do fogo pelo homem. A partir daí, ele pode se aquecer, cozinhar seus alimentos e também fundir o metal para fabricar utensílios e máquinas, tornando assim possível o desenvolvimento.

Todavia, este mesmo fogo que constrói, pode destruir, inclusive vidas humanas. Ainda hoje, quando o fogo ameaça, a reação do homem moderno é idêntica a do homem primitivo, ou seja, fugir. Porém, o homem primitivo fugia por desconhecer a natureza do fogo. Já o homem moderno, conhece as origens do fogo, sabe que se trata de um fenômeno químico e conhece também todas   as   maneiras   de  controla-lo  e  combate-lo.

CONCEITO

Fogo ou combustão é um processo de transformação química, quando materiais combustiveis e inflamáveis, combinados com um comburente (geralmente oxigênio), são ativados por uma fonte calorifica e iniciam  uma reação em cadeia, produzindo energia em forma de luz e calor.

ELEMENTOS ESSENCIAIS

Normalmente, para que haja combustão, são necessários três elementos essenciais.

  • Combustível

É o que alimenta o fogo, facilita sua propagação e, com pequenas exceções, compreende todos os materiais sólidos, líquido e gasosos. A grande maioria dos combustíveis sólidos e líquidos, serão transformados pela ação do calor em gases, para que, ao se misturarem com o comburente (Oxigênio), tornam-se inflamáveis.

  • Comburente

É o elemento ativador do fogo. O Oxigênio é o principal dos comburentes. Para que haja combustão é necessário que o Oxigênio contido no ar atmosférico esteja em concentração mínima de 16% (lembrando que o ar contém 21%). Abaixo desta concentração, até chegar ao limite minimo de 8% não haverá mais chamas e a combustão de um corpo pode se manisfestar mais lenta. Inferior a 8% não haverá forma alguma de combustão.

  • Calor

É o elemento que dá início ao fogo, que o mantém e amplia a propagação. Como vimos anteriormente, os combustíveis necessitam ser transformados em gases para queimar e, para tal, precisam obter temperaturas que variam de um corpo para outro. Daí a gasolina queima mais fácil que a madeira, pois precisa de menos calor para vaporizar.

Reação em Cadeia

Existe ainda um quarto elemento, a Reação em Cadeia. Neste ponto surge a Cadeia de Combustão, produzindo seu próprio calor. Os combustíveis, após iniciarem a combustão geram mais calor, o qual provocará o desprendimento de mais gases ou vapores, desenvolvendo então, uma transformação ou reação em cadeia, ou seja, o produto de uma transformação gerando outra transformação. Concluímos assim, que o combustível, o calor e o comburente compõem o que chamamos de “Triângulo do Fogo” e a presença desses três elementos é o que determina a combustão.

 

 

 

 

 

 


Dicas de Inglês Aerotécnico

AIRSICKNESS BAG – Saco de enjôo; Pequeno invólucro, evelope ou saco que é usado pelos passageiros como recipiente.

BEARENCE – Ponto de apoio da alavanca;

CHECK VALVE – Válvula de Retenção; Válvula colocada em tubos e encaixes, para vedar automaticamente a passagem de retorno de um fluido ou gás.