Olá,

neste post falaremos de sistema de partida (Starter Generator). Você que é aluno de Aviônicos, com certeza já sabe do que estamos falando.

Este é o tema do momento, tão importante quanto tecnologias modernas de telas multifunção. Existe uma tendência dos motores turbo ocuparem uma fatia maior do mercado aeronáutico com o passar do tempo. A aviação agrícola é um belo exemplo desta projeção.

Por experiência, na condição de Responsável Técnico, posso garantir que está muito difícil encontrar mão de obra qualificada e com experiência nesta área. Você tem grandes chances de prosperar no setor de manutenção aeronáutica se especializando em Aviônicos.

O texto abaixo desenvolve uma explicação detalhada, que fala sobre as generalidades do sistema de partida dos motores a jato. Este texto foi removido do Manual de Aviônicos – Sistemas Elétricos.

Não Perca! No final do post, confira algumas dicas de inglês aerotécnico aplicados ao cotidiano da aviação, muito útil para interpretação de manuais e situações de trabalho real.

Exemplo de Starter Generator

SISTEMA   DE   PARTIDA   ARRANQUE GERADOR   (Starter Generator)

Muitos dos aviões de turbina a gás são equipados com sistemas de arranque-gerador. Esses sistemas de partida usam uma combinação de arranque-gerador que opera como um motor de arranque para acionar o motor durante a partida; e após o motor ter alcançado a velocidade de auto-sustentação, opera como um gerador para suprir a potência do sistema elétrico.

Figura 7-13 Típico “Arranque-gerador”

A unidade arranque-gerador, mostrada na figura 7-13, é basicamente uma derivação do gerador com uma quantidade adicional de enrolamentos em série. Este enrolamento em série está eletricamente conectado para produzir um forte campo, resultando num alto torque para a partida.

As unidades arranque-gerador são desejáveis por um ponto de vista econômico, uma vez que executa as funções de ambos, arranque e gerador. Adicionalmente, o peso total dos componentes do sistema de partida é reduzido, e poucas peças de reposição são requeridas.

O circuito interno de um arranque-gerador mostrado na figura 7-14 tem 4 enrolamentos de campo: (1) Campos em série (campo “C”); (2) Uma derivação do campo; (3) Um campo de compensação; e (4) Um enrolamento de interpolação ou comunicação. Durante a partida, os enrolamentos em série (“C “), de compensação e comunicação, são usados.

A unidade é similar ao arranque de acionamento direto, uma vez que todos os enrolamentos usados durante a partida estão em série com a fonte. Enquanto agindo como arranque, a unidade faz uso prático de sua derivação de campo. Uma fonte de 24 volts e 15500 ampères é geralmente requerida para a partida.

Figura 7-14 Circuito interno do arranque-gerador

Quando operando como gerador, os enrolamentos de derivação, compensação e comunicação são usados. O campo “C” é usado somente para propósitos de partida. O campo de derivação é conectado no circuito de controle de voltagem convencional para o gerador. Enrolamentos de compensação e comutação (interpolos) suprem a comutação quase sem centelha, de nenhuma carga para carga total.

A figura 7-15 ilustra o circuito externo de um arranque-gerador com um controlador de baixa corrente. Essa unidade controla o arranquegerador quanto este é usado. Seu propósito é assegurar ação positiva de arranque, e mantê-lo operando até que o motor esteja girando rápido o suficiente para sustentar a combustão. O bloco de controle do controlador de baixa corrente contém dois relés, um é o relé do motor, que controla a entrada para o arranque; o outro é o relé de baixa corrente, que  controla a operação do relé do motor.

Figura 7-15 Circuito de motor de arranque-gerador

Daremos sequência ao post, em breve falaremos mais sobre este assunto.


Inglês Aerotécnico no Cotidiano: Memorize!

Spark Plug – Vela de Ignição; A vela de ignição para motores aeronáuticos, embora semelhante a uma vela comum, deve ser mais confiável contra condições de tempo e se exige que suporte serviço mais severo, razões de compressão mais altas, etc, tendo como diâmetro padrão 18 mm e passo de rosca de 1,05 mm com comprimento da parte rosqueada de 1/2 polegada, nos motores americanos. O mesmo que SPARK IGNITER.

“Speak Slower” – Fale mais devagar; Expressão muito usada nas comunicações via rádio, como pedido para diminuir a velocidade na comunicação da mensagem.

Slipstream Swirl – Fluxo espiralado; O fluxo de ar proveniente da hélice quando o avião se encontra com baixa velocidade, tende a envolver a fuselagem em uma espiral de vento.

Esperamos que tenha sido útil este material e até amanhã!

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